fbpx

Gerenciar projetos, definir planos estratégicos, traçar novos mercados para aumentar a atuação da empresa… Some isso à necessidade de encaixar na agenda — cada vez mais apertada — os programas e as viagens em família, reuniões no colégio dos filhos, encontro com os amigos etc.

Se você se identificou com essa situação, certamente, compartilha da mesma dúvida que outras pessoas têm: é possível conciliar vida profissional e pessoal? Acredite: a resposta é sim!

Foi pensando nisso que reunimos, neste post, algumas dicas simples e eficazes para ajudá-lo nessa missão e garantir que você tenha muito mais qualidade de vida. Acompanhe!

Organize melhor o seu tempo

Para começar, há uma dica bastante útil para conciliar vida profissional e pessoal: saiba organizar o seu tempo. A razão disso é que, sem uma boa gestão dele, você vai se deparar com um cotidiano corrido e com menos possibilidades para se dedicar aos pequenos prazeres da vida, como ver a apresentação do filho no colégio.

“Mas como fazer isso na prática?”, você deve estar se perguntando. Bem, por meio de três ações importantes:

  1. estabelecer prioridades a fim de eliminar compromissos irrelevantes e ter foco na realização das atividades realmente urgentes. Assim, você evita que as obrigações se acumulem e comprometam seu tempo livre;
  2. fazer da tecnologia uma aliada e utilizar aplicativos — como o Evernote e o Any.do — para aumentar a produtividade e organizar tarefas, reuniões e eventos internos da empresa por meio de checklists diários;
  3. criar um cronograma semanal para acompanhar seus horários dia a dia e identificar aqueles em que vai ter mais tempo livre, uma vez que a carga de trabalho será menor. A partir disso, separe esses momentos para programas com a família e amigos.

Saiba delegar tarefas

Quando se tem uma posição de direção dentro de uma empresa, é natural que o volume de trabalho e as responsabilidades sejam maiores, afinal, há diversos afazeres diários. Porém, é fundamental não centralizar tudo em si mesmo.

Caso contrário, você ficará sobrecarregado de obrigações e passará a levar trabalho para casa. Com isso, há menos tempo para estar com a família, os amigos e até mesmo para descansar. Por isso, aprenda a delegar tarefas e dar autonomia para os membros da sua equipe para, assim, não sobrepor a vida pessoal com a profissional.

Não abra mão de tirar férias

Outro ponto importante para conciliar vida profissional e pessoal é não abrir mão das férias — um hábito recorrente para muitas pessoas, em especial quando comandam o próprio negócio ou são workaholics (viciados em trabalhar).

Contudo, tirar alguns dias de descanso, seja os 30 dias completos ou em duas quinzenas, por exemplo, é de suma importância para descansar não apenas o corpo, mas principalmente a mente.

Após meses de dedicação ao trabalho, você tende a apresentar sinais de fadiga mental devido à rotina estressante e atarefada — o que pode afetar tanto o seu rendimento quanto a sua produtividade. Portanto, aproveite esse período para estar perto dos entes queridos, dedicar-se ao que gosta e descobrir novos hobbies.

Viva momentos de lazer dentro do próprio lar

Por último, há uma dica valiosa: invista em um imóvel — que pode servir, inclusive, como uma residência de lazer na praia ou no campo — capaz de proporcionar qualidade de vida e momentos de união entre você e sua família.

O motivo disso é que ter ao seu dispor quadras poliesportivas, playground, piscinas (adulto e infantil), salão de jogos, circuito para caminhada e academia de ginástica, por exemplo, torna mais fácil diversificar as atividades com eles.

E isso tudo sem precisar sair de casa, o que permite otimizar o tempo graças à comodidade que esses espaços oferecem. Assim, dá para estar cada vez mais presente no crescimento dos filhos, além de se divertir, relaxar e minimizar o estresse semanal.

Como você leu, não só é possível conciliar vida profissional e pessoal, como também ter mais qualidade de vida desfrutando de mais tempo ao lado da família. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas!

E aí, aprendeu como conciliar o pessoal com o profissional? Então, confira o que o litoral norte de São Paulo tem a oferecer para seus momentos de lazer!

Share This