fbpx

Quem não gosta de ter disponível uma casa de praia para descansar um pouquinho e aliviar o stress de vez em quando? Seja alugada ou própria, uma casa bem aconchegante e bem cuidada é essencial para proporcionar ótimas sensações.

Como esse tipo de residência, às vezes, fica por longos períodos fechada, é necessário tomar alguns cuidados. Acúmulo de poeira e insetos são alguns problemas que podem surgir. Além disso, as questões ambientais também influenciam na sua integridade como a maresia, o calor e a umidade.

Pensando em ajudá-lo com essas questões, desenvolvemos este post que trata dos cuidados com a casa de praia com dicas de como deixá-la mais segura, confortável, organizada e bonita. Confira!

1. Como deixar a casa de praia mais segura?

Fazer investimentos em imóveis no litoral é muito vantajoso. Porém alguns cuidados com a casa de praia devem ser tomados para preservá-la. Se você mora na casa de praia ou não, o ideal é deixá-la sempre segura. Mesmo que a sua localização seja mais central, é fundamental cuidar da sua segurança. Para isso, algumas dicas devem seguidas. Veja a seguir.

Proteja as portas e janelas com grades

As portas e janelas do imóvel devem permanecer sempre fechadas, ainda mais se não houver pessoas morando nela. Mesmo assim, elas estão sujeitas a arrombamentos, por isso, é recomendável instalar grades nas portas e janelas da casa de praia para que ela não se torne alvo fácil dos ladrões. Às vezes, não será necessário o uso de grades em casas de veraneio de condomínios e em apartamentos de prédios que tenham controle de acesso efetuado na portaria.

Contrate prestadores de serviço de confiança

Infelizmente, não se pode confiar em qualquer profissional. O ideal é buscar por empresas reconhecidas pelo mercado ou por indicação, a fim de evitar quaisquer transtornos como a possibilidade de passar informações da sua casa para pessoas estranhas. Contrate somente pessoas que tenham bons antecedentes e que sejam confiáveis.

Conheça seus vizinhos

Conhecer seus vizinhos e ter um bom relacionamento com eles é uma ótima maneira de aumentar a segurança do imóvel de praia. A vizinhança costuma ficar de olho nos arredores podendo, assim, informar sobre qualquer movimentação suspeita. Além disso, você pode fechar uma parceria com eles e pedir que observem mais a sua casa, principalmente em períodos que não tiver ninguém lá.

Ademais, eles podem ajudar nos cuidados com as suas plantas e acompanhar algum prestador de serviço que precisar entrar na casa durante a sua ausência.

Visite sempre o imóvel

É sempre bom o proprietário visitar a casa. Ficar muito tempo sem vê-la pode dar a entender que ela está abandonada, e é nesse momento que os bandidos aproveitam. Portanto, não espere até as férias para ir até o seu imóvel de praia.

Tenha o hábito de checar a residência de tempo em tempos. Ao chegar na casa ou no apartamento de veraneio, observe as travas das portas e janelas, cheque se as instalações elétricas estão funcionando, verifique se há rachaduras e outros detalhes que podem colocar a segurança em risco.

Invista em sistemas de segurança

Os sistemas de segurança são bons aliados contra invasões. Pense na possibilidade de investir em monitoramento eletrônico, alarmes, empresas de vigilância, circuito interno de vídeo e tecnologias integradas que permitem a comunicação com você por SMS se houver algum sinistro na residência praiana. Contratar um seguro de imóveis também pode ser interessante.

2. Como deixar a casa de praia mais confortável?

Quando seu destino para descansar é a casa de praia, tudo o que você mais quer é praticidade e conforto para viver os seus dias de lazer com muita tranquilidade, ou seja, sem nenhum tipo de preocupação. Para isso, é muito importante atentar-se a sua comodidade no momento de montar a casa.

Procure usar estofados, tapetes e tecidos com materiais sintéticos, aqueles que compostos por maior quantidade de poliéster, pois limpam com mais facilidade, são mais resistentes e absorvem menos sujeira. O mais indicado é utilizar tecidos impermeáveis.

Evite qualquer tipo de material em couro, porque ele se deteriora mais rápido, além de esquentar muito com o calor. Para a limpeza, utilize produtos neutros, pois agridem menos os móveis.

Escolha móveis multiúso para os quartos, como camas duplas ou triplas, mesas e cadeiras dobráveis entre outros. Isso facilita o momento de receber mais hóspedes na casa. Esses objetos ocupam menos espaços e podem ser utilizados por diversas pessoas ao mesmo tempo.

Para a sala, a dica é optar por mesas extensíveis, de preferência sem vidro, a fim de evitar que ele se quebre. O sofá pode ser duplo ou em módulos, de modo que ele possa ser deslocado para qualquer parte da casa.

Primeira casa de praia: do financiamento aos últimos detalhes da decoração

Esse guia foi feito especialmente para você que deseja realizar o seu sonho mas tem a cabeça cheia de dúvidas e medos. O conteúdo é detalhado e explica desde os macetes para escolher um bom imóvel até a melhor maneira de decorar a casa na praia.

3. Como organizar a casa de praia?

Manter a casa de praia bem organizada é imprescindível para que ela esteja sempre aconchegante. Para deixá-la em ordem, basta seguir dicas simples que farão toda a diferença para o lugar. Depois é só curtir as férias com serenidade. Mesmo para quem pretende alugar casa de praia, essas recomendações devem ser seguidas.

Abra a casa

Assim que chegar na casa de praia, a primeira coisa que deve fazer é abrir todo o imóvel. Abra bem todas as portas e janelas, inclusive os armários. Deixe o ar entrar por toda a parte. Assim, o imóvel ficará mais ventilado e o ar será renovado.

Faça uma boa limpeza

Depois que deixar a casa ventilada é hora da limpeza. Faça uma faxina geral. Varra toda a casa e passe um pano úmido para retirar todo o pó. Lave os banheiros com desinfetantes. Retire as teias de aranha, limpe os mofos — a seguir explicamos direitinho como fazer isso —, troque as roupas de cama e retire o pó dos móveis.

Para manter a casa limpinha, o ideal é colocar uma ducha na entrada da casa para a retirada do excesso de areia do corpo. Também, é bom adotar um ciclo de limpeza diário. Assim, divida as tarefas com o pessoal da casa para não ficar pesado para ninguém.

Guarde as roupas nos armários

É bom retirar toda a roupa das malas e colocá-la de forma organizada no armário, assim quando precisar retirar uma peça não precisará fazer aquela bagunça. Então, dobre as roupas e separe, bermuda com bermuda, blusa com blusa e assim por diante.

Cuide dos alimentos

Organize os alimentos dentro os armários e na geladeira. Deixá-los em cima das mesas ou balcões pode atrair insetos para dentro de casa. Para uma melhor organização, utilize caixas, potes ou saquinhos plásticos para separar a comida. Um exemplo disso é deixar os sacos de arroz e feijão separados uma caixa. Se quiser, também pode colocar etiquetas nas caixas para facilitar a sua identificação.

Monte um kit de primeiros socorros

Ter um kit de primeiros socorros em casa é fundamental para cuidar de pequenas emergências domésticas. Essa caixa é para os momentos de necessidades, afinal ninguém sabe o que pode acontecer. O ideal é que ela contenha:

  • soro fisiológico;
  • gaze esterilizada, esparadrapo e algodão;
  • termômetro;
  • antitérmico;
  • analgésico;
  • adesivos para pequenos ferimentos;
  • pomada para queimadura.

3.1. Benefícios de uma casa organizada

Uma casa de praia limpa e organizada traz uma série de benefícios para toda a família. Além do bem-estar físico e mental, também relaxa e melhora a saúde, tudo o que você mais precisa nas férias, não é mesmo? Confira outras vantagens.

Melhora o visual do ambiente

Encontrar o lar todo arrumadinho dá uma sensação de paz. Em compensação, ao chegar em casa e se deparar com aquela pia cheia de louça suja e sujeira para todo lado dá vontade de sair correndo. Quando tudo está organizado, o ambiente fica mais leve e mais bonito também.

Aumenta a disposição e estimula a criatividade

Manter a casa limpa durante todos os dias do passeio evita o acúmulo de trabalho. Além disso, você terá mais disposição para desenvolver suas atividades nas férias. Uma casa organizada também estimula muito a criatividade. Imagine encontrar a cozinha toda organizada? Dá até vontade de experimentar alguma receita, e aqueles minutinhos que sobram refrescam a sua mente, trazendo inspirações para a vida pessoal, trabalho etc.

Favorece o estado de espírito

Organizar a residência de veraneio é uma atividade externa, mas também movimenta o nosso interior. Enquanto você faz uma limpeza, arruma os móveis e coloca os objetos no lugar, dentro de si há uma mudança positiva significativa. Por isso é tão natural sentir-se mais leve após uma boa faxina. Isso renova a alma e o seu estado de espírito.

Baixa o nível de stress e diminui a ansiedade

Um ambiente desarrumado produz ansiedade. Enquanto não vemos tudo em ordem, ficamos sufocados com o que tem a fazer, o que gera estresse. Mas não é preciso fazer uma faxina todos os dias. Basta dividir as tarefas diárias com todas as pessoas presentes na casa de praia.

Promove a união

Estar próximo das pessoas que amamos nos faz muito bem. Sejam amigos ou familiares, ter um tempo de convivência é importante para a mente e para o bem-estar. Quando todos se juntam para ajudar na organização da casa a união é estimulada e tudo vira, na verdade, uma grande festa. Depois que acaba, então, é melhor ainda! Agora é só aproveitar.

4. Quais objetos deixam a casa de praia mais bonita?

É preciso saber escolher bem os objetos que farão a composição da casa de praia. Os itens, além de bonitos, devem ser práticos e resistentes à maresia. As peças devem fazer com que o imóvel na área litorânea seja a extensão do seu lar.

  • Aposte nos objetos naturais e artesanais, pois eles são as maiores tendências para as casas de praia, já que retratam a identidade brasileira e estão em alta;
  • materiais recicláveis e fibras são ótimos para compor uma casa de veraneio, trazem modernidade e preocupação com a sustentabilidade;
  • peças decoradas com peixes, barcos, conchas, tapetes leves e coloridos são a cara do verão e do ambiente litorâneo.

Todos esses objetos deixam a casa mais bonita, porém devem usados com moderação para não carregar o ambiente. Acessórios pessoais, que contam um pouco da sua história, também deixam a casa de férias bem interessante.

5. Afinal, quais outros cuidados ter com a casa de praia?

Ao chegar na casa de praia, alguns cuidados simples devem ser tomados a fim de torná-la mais segura e evitar problemas de saúde, principalmente.

Livre-se do Mofo

Um evento muito comum de acontecer com as casas situadas em regiões úmidas, junto com o agravante do ambiente fechado, é o mofo. Para acabar com ele você pode utilizar o vinagre branco ou a água sanitária.

A utilização do vinagre branco é mais recomendada para os armários. Para isso, basta umedecer um pano com o vinagre puro e passar pelos locais onde foram encontrados os mofos. Já a água sanitária pode ser utilizada nos mofos das paredes. Nesse caso, o ideal é preparar uma solução contendo um copo do produto e um copo de água. Em seguida, borrife a mistura sobre as manchas.

O mofo deve ser tratado logo ao chegar na casa, pois ele causa problemas respiratórios e agrava a situação de quem já tem algum tipo de alergia, renite ou sinusite. As crianças, em especial, sofrem muito com esse tipo de incômodo.

Afaste os insetos

A proliferação de insetos é muito comum em regiões quentes e úmidas, e o litoral é uma delas. As médias e altas temperaturas durante grande parte do tempo, associadas às chuvas, resultam em um ambiente propício para os pernilongos, mosquitos e outros tipos de insetos.

Para combatê-los, o ideal é dedetizar a casa em seu ambiente externo e interno pelo menos uma vez por ano. Além disso, utilizar telas nas janelas — mosquiteiros — também pode ser uma boa medida.

Tratar o ambiente da casa de praia para evitar essas pragas é muito importante, pois muitos insetos são transmissores de doenças, como o mosquito que transmite a dengue. Para evitar a sua picada é bom passar repelente por todo o corpo, utilizar roupas claras e compridas e repelentes de insetos para tomadas ou, até mesmo, acender velas de citronela, que são muito eficientes se queimadas no quarto fechado, quatro horas antes dormir.

Limpe a Caixa d’água

Ao chegar, um dos primeiros cuidados com a casa de praia a ser tomado é com a limpeza da caixa d’água, visto que água parada atrai insetos e promove o crescimento de mofo, os quais já vimos que causam sérios problemas à saúde.

Para evitar que qualquer coisa aconteça é necessário limpar a caixa d’água de seis em seis meses. Empresas especializadas nesse tipo de serviço podem cuidar dessa limpeza para você.

Higienize a piscina

O principal risco promovido pela piscina é a micose, por isso higienizá-la corretamente é fundamental. Durante os dias de uso, ela deve ser aspirada diariamente e receber cloro, pelo menos, duas vezes na semana.

Quando forem embora, o ideal é deixar a piscina coberta por uma capa impermeável. Antes disso, deixe-a limpa e aplique um algicida que seja recomendado por profissionais.

Coloque a casa para tomar sol

O sol faz bem tanto para pessoas quanto para a casa e seus itens em geral. O calor ajuda a eliminar ácaros e mofo, então coloque os móveis, colchões, toalhas, lençóis e roupas que ficaram guardadas sob o sol.

6. Como escolher a decoração dos ambientes?

Ter o estilo da família, contar com boa circulação e ser aconchegante são os requisitos imprescindíveis para montar uma ótima decoração de casa de praia. A ornamentação deve passar uma sensação exótica e de calor.

Dessa forma, é essencial tomar decisões de acordo com o perfil de uma casa de praia no momento de fazer a decoração. Opte por cores neutras, móveis de madeira e revestimentos que sejam resistentes à maresia, mas que não comprometam o estilo e o design do imóvel.

Revestimentos

Mesmo que a casa de praia seja utilizada apenas em pequenos períodos do ano, é fundamental alinhar estilo e praticidade. Para isso, nada melhor do que escolher revestimentos de materiais fáceis de limpar, bonitos e resistentes.

  • Piscina: já que área da piscina está sempre molhada o indicado é utilizar um piso antiderrapante;
  • área interna: aposte em um piso frio como o porcelanato que, além de ser prático, valoriza o imóvel;
  • paredes: para dar um toque de sofisticação ao ambiente da casa, utilize nas paredes texturas. Para pintura, em geral, devem prevalecer as cores claras, que trazem sensação de frescor para o local;
  • banheiro: os banheiros são os cômodos mais utilizados da casa, por isso devem passar sensação de conforto e qualidade de vida. Considere utilizar nichos em mármore para suporte de sabonetes e shampoos e revestimentos em pastilhas. Essas são as maiores tendências do momento.

Móveis

Móveis em fibra são tradicionais nas casas de praia e sempre a deixam mais charmosa. Eles são altamente resistentes à maresia, por isso são recomendados tanto para a área interna quanto a área externa da casa.

Os móveis de madeira também são uma ótima pedida para as casas litorâneas. Eles agregam um estilo mais rústico ao ambiente. Porém, a madeira deve ser bem tratada para suportar os efeitos da maresia.

Adornos

Para quem procura modernidade e é apaixonado por cultura, a decoração étnica é uma ótima opção. Para tanto, deve-se utilizar objetos originários de países diferentes e povos específicos. O ideal é que esses objetos interajam de forma harmônica com todo o ambiente.

Mesclar cores fortes dos objetos com as tonalidades claras das paredes da casa também é uma forte tendência. Utilize estampas temáticas e coloridas nas capas das almofadas, quadros chamativos e, até mesmo, vasos de flores com cores vivas que se destacam em meio à neutralidade do ambiente.

A ideia é trazer tranquilidade e paz ao local, sem perder a personalidade e a oportunidade de criar um design moderno.

7. Como preservar a casa de praia? Que tipo de material escolher para os móveis?

Ser vizinho do mar é maravilhoso, porém sabemos os efeitos que as casas de veraneio sofrem com os fenômenos do local. A mistura de água com sal — maresia — corrói muito os objetos em metal. Por isso, uma casa de praia exige manutenções constantes.

Dessa forma, alguns cuidados devem ser tomados para evitar maiores dores de cabeça.

  • A melhor opção para cama, sofá, prateleiras e armários é a alvenaria. É recomendado a limpeza com lustra móveis ou óleo de peroba para sua maior conservação;
  • em geral, o mobiliário de casa de praia deve ser composto por materiais resistentes ao sol, a chuva e a maresia. Para isso, a indicação é utilizar madeira maciça, aço inox, alumínio e fibra sintética;
  • para evitar os danos causados por fatores litorâneos, como a umidade em excesso e a maresia, utilize sempre materiais mais duradouros;
  • ferro e materiais cromados devem ser evitados, porque sofrem corrosão devido a esses efeitos;
  • dê preferência ao inox ou ao alumínio. Além disso, o PVC também está sendo muito utilizado nas cidades litorâneas. É possível encontrar lindos portões, bancos e outros objetos nesse material;
  • a manutenção deve ser feita periodicamente, com a limpeza dos móveis, renovação da pintura e verniz nos objetos em madeira. A textura nas paredes oferece impermeabilização e já possui ação antimofo;
  • para conservar melhor os revestimentos como pias, pisos e cerâmicas em geral, deve-se utilizar a água sanitária para a sua limpeza;
  • as piscinas devem sempre ter as suas águas tratadas e nunca devem ser esvaziadas completamente, assim não há perigo de os azulejos ou de a fibra rachar ou quebrar;
  • atenção aos sinais de ferrugem sobre os eletrodomésticos. Se necessário, renove a sua pintura para que a corrosão não avance ainda mais;
  • contratar uma empresa especializada em manutenção e conservação de imóveis para uma inspeção geral, pelo menos, uma vez por ano é fundamental. Ela verificará toda a estrutura da casa. O recomendável é que todos esses aspectos sejam verificados com um mês de antecedência à sua chegada na casa.

Conquistar casa na praia é o sonho de muitas pessoas. Se você já tem a sua, zele muito por ela. Com essas dicas, você poderá passar as suas férias com mais conforto e segurança. Depois de tudo limpo e no seu devido lugar, é só aproveitar e se divertir bastante, afinal, depois de tanto trabalho, o descanso é merecido.

Fazer um bom planejamento torna os cuidados com a casa de praia uma tarefa mais simples de ser executada. Não deixe para cuidar de tudo em cima da hora de viajar. Faça as manutenções, como o recomendado, com frequência e com muita antecedência à sua chegada para não ser pego de surpresa com nenhum tipo de incômodo, porque nas férias tudo o que se mais quer é tranquilidade e diversão.

Gostou do nosso post? Aprendeu como cuidar bem da sua casa de praia? Aproveite para saber mais baixando nosso guia de investimento de imóveis no litoral. Tire todas as suas dúvidas sobre o tema e garanta a realização do seu sonho com segurança!

Share This