fbpx

A Nova Orla da Massaguaçú proporcionará mais qualidade de vida a moradores e visitantes

Não existem dúvidas de que Caraguatatuba é uma das cidades mais procuradas do estado de São Paulo. Além de proporcionar lazer e diversos atrativos para os moradores e visitantes, Caraguá vem investindo cada vez mais em sua infraestrutura.

Além de sua mais recente obra, a nova Praça de Eventos, localizada no bairro do Porto Novo, Caraguatatuba também transformará a Orla da Massaguaçú por meio de um projeto de revitalização e reurbanização.

A Praia da Massaguaçú está a 10 km do centro da cidade, tem águas limpas e claras, uma faixa de areia extensa e estreita com areia grossa e uma vista privilegiada para Ilhabela. A praia é indicada para surf e pesca de arremesso. Devido à potência de suas ondas a praia não é muito indicada para crianças e banhistas, por isso, é necessário cuidado.

O projeto para a Nova Orla da Massaguaçu passará por duas etapas: recuperação ambiental e reurbanização. A recuperação ambiental se dará através do tratamento paisagístico e do replantio do Jundu em toda sua extensão. O Jundu serve como uma eficiente barreira contra o avanço das marés, protegendo a praia da erosão provocada pelas ressacas do mar. Para a criação de cenários paisagísticos serão utilizadas espécies de restinga e da mata atlântica, tornando o lugar ainda mais bonito e sustentável.

Outro destaque é a acessibilidade, evitando barreiras ou desníveis arquitetônicos, permitindo fácil acesso a todos. A etapa da reurbanização conta com a construção de calçada para caminhadas, ciclovia turística, calçada em deck com material reciclado, mirante, praça de convívio, obelisco iluminado e academia de ginástica para terceira idade. Além disso, a orla ganhará nova iluminação com lâmpadas de led, suporte ao ciclista e bolsão de estacionamento. Os quiosques já existentes permanecerão, porém, serão reformados ficando menores e padronizados. Todos os aspectos deste projeto foram elaborados com o objetivo de restaurar ecossistemas degradados e integrar o espaço urbano à natureza.

Além disso, visando preservara cultura caiçara, um outro projeto foi elaborado: a construção de um rancho caiçara, que será aproveitado para atividades culturais e festivais gastronômicos, fortalecendo a história da cidade e das pessoas que aqui vivem. Esta etapa só terá início após a conclusão da nova orla.

Através de investimentos e melhorias Caraguatatuba torna-se cada vez mais atraente, proporcionando qualidade de vida e acessibilidade, elevando a cidade no quesito turístico e integrando a natureza com o crescimento urbano.

Texto: Daniele Buosi
Edição: Talita Marcondes | Agência MayPress

Share This