fbpx

A decoração de Natal em estabelecimentos comerciais e nos shoppings pela cidade anuncia: o ano está chegando ao final. Pensando nisso, é hora de escolher a viagem de dezembro! Se você deseja passar momentos incríveis, o Réveillon litoral norte SP surge como uma ótima pedida.

Com diversas praias paradisíacas, o litoral norte de São Paulo é o destino preferido de quem pretende aliar belas paisagens e sofisticação. Isso porque, para atender um público exigente, a região é muito bem estruturada.

Se você deseja organizar uma viagem litorânea, continue a leitura e saiba mais sobre as belezas das praias brasileiras. Vamos lá!

A tradição de passar o Réveillon na praia

O Réveillon nada mais é do que a celebração do novo ano que chega. Comemorado no dia 31 de dezembro, é um feriado nacional marcado pela circulação intensa de pessoas nas estradas e aeroportos.

Por ser uma data que ocorre no alto verão brasileiro, passar o Réveillon na praia é a preferência de muitas pessoas. Graças à grande extensão litorânea do país, é possível escolher a praia mais adequada ao perfil do viajante e definir uma viagem em família, com os amigos ou a dois.

Há quem prefira emendar o feriado de Natal ao Réveillon e aproveitar uma boa estadia na praia, o que significa divertimento de sobra. Por isso, a possibilidade de contar com um imóvel na praia surge como uma ótima ideia para os amantes da natureza e do calor — por que não aproveitar paisagens paradisíacas no conforto do lar?

Para acompanhar a tradição de passar o Réveillon na praia e ter apenas bons momentos para contar, planeje-se com antecedência e já comece a pesquisar o lugar ideal. Quando a hora chegar, prepare a mala com roupas de banho e tenha ótimas experiências no litoral norte de São Paulo!

Planejamento da viagem de Ano Novo na praia

Viajar para a praia é sinônimo de roupas leves na mala, muito protetor solar e vontade de aproveitar de uma maneira refrescante. Independentemente se a intenção é descansar, beber com os amigos ou surfar, uma viagem para a praia é sempre bem-vinda.

Para o planejamento da viagem do Réveillon, é importante definir o período e a intenção do passeio antes de preparar as bagagens. Se, por exemplo, a ideia é fazer trilhas e aproveitar a natureza, pode ser ideal contar com um automóvel 4×4 e comprar calçados mais resistentes.

Por outro lado, se a intenção é curtir belos momentos a dois, vale pesquisar lugares com boa infraestrutura. Nada mal aproveitar mar e piscina durante o dia e, à noite, desfrutar um jantar de mariscos à luz de velas, não é mesmo?

Como existem diversas opções do que fazer em uma viagem de praia, defina o seu objetivo para, então, saber o que deve levar. Em linhas gerais, planeje a data, a intenção da viagem, os acompanhantes e leve roupas de tecidos leves e frescos. Não esqueça sunga, biquíni e chapéu para aproveitar o sol com segurança.

Onde passar a virada do ano no litoral paulista

No litoral norte de São Paulo você tem Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e vários lugares para conhecer em Caraguatatuba. Com diversas praias em cada uma dessas cidades, é uma tarefa difícil escolher o local ideal para a virada do ano! Portanto, se você ainda não definiu a praia para passar o Réveillon, veja, a seguir, as mais frequentadas por famílias, casais ou solteiros.

Praias para passar o Réveillon com a família

As praias mais recomendadas para famílias são aquelas com um mar tranquilo e uma boa infraestrutura de restaurantes e quiosques pela faixa de areia. Isso porque, principalmente para quem tem filhos, não é fácil a tarefa de manter os pequenos bem alimentados em uma viagem litorânea.

Também é importante escolher lugares com menos agitação, como forma de garantir segurança para todos. Ambientes para a família tendem a ser mais tranquilos, resultando em divertimento e bem-estar para os integrantes do grupo. A seguir temos três dicas de praias indicadas para as férias de verão.

Lagoinha (Ubatuba)

Com aproximadamente 3 km de extensão, a Praia da Lagoinha tem fácil acesso, a partir da Rodovia Rio-Santos. Partindo do centro de Ubatuba, é preciso percorrer apenas 20 km para encontrar esse paraíso.

A Praia da Lagoinha — junto às Praias da Maranduba e do Sapê — compõe 7km de faixa contínua de areia. O mais interessante é que todas essas três praias oferecem tranquilidade e boa infraestrutura aos visitantes, sendo muito indicadas para famílias.

Vale dizer que essa região é considerada uma área residencial, composta por diversos condomínios. Por isso, o local é frequentado por muitos moradores, sendo pouco atrativo para quem busca badalação. Como resultado, as águas calmas e cristalinas da Praia da Lagoinha se mantêm limpas e adequadas para banho.

A Praia da Lagoinha também é acessível: por sua areia compacta e o local de embarque e desembarque de pessoal, cadeirantes conseguem aproveitar as areias dessa bela região. Se você deseja tranquilidade e estrutura, a Lagoinha cumpre todos os requisitos!

Toninhas (Ubatuba)

A Praia das Toninhas é mais um ambiente muito recomendado de Ubatuba. Com a facilidade de contar com um estacionamento, basta chegar cedo para garantir um lugar e aproveitar o dia. Existe uma infinidade de bons quiosques na Praia das Toninhas e é possível encontrar a comida de sua preferência — mas não deixe de aproveitar a culinária local, como o camarão frito ou a porção de anéis de lula.

Em seu entorno há alguns hotéis, o que torna a praia um pouco mais cheia. Ainda assim, por suas águas tranquilas e boa infraestrutura, o local é mais frequentado por famílias, crianças e pessoas que gostam de menos agito.

Se você prefere cenários sossegados e com a presença de muito verde, saiba que a Praia das Toninhas é bastante arborizada — ela conta com o adicional de ser cercada por uma serra. Separe a máquina fotográfica ou o celular e faça registros incríveis!

Tenório (Ubatuba)

Para completar a tríade de praias mais recomendadas para a família, a Praia do Tenório também está localizada em Ubatuba. Já percebeu que essa cidade é parada obrigatória para as famílias amantes de praia, não é mesmo?

Como o acesso é feito por um condomínio fechado, as areias brancas do Tenório atraem, em grande maioria, famílias e moradores locais. No quesito infraestrutura, há um quiosque na Praia do Tenório e, em relação à tranquilidade, ela é ideal para crianças e pessoas que gostam do banho de mar.

Há relatos sobre a possibilidade de encontrar tartarugas marinhas nadando pelas águas cristalinas do Tenório e, para quem prefere descansar na areia, o diferencial dessa praia é a combinação de pedras e areia fina. Estacione o seu veículo fora do condomínio, caminhe alguns minutos e aproveite esse lugar incrível.

Praias para passar o Réveillon a dois

Aproveitar o Réveillon com quem a gente ama merece uma praia paradisíaca e um bom local de hospedagem, independentemente do perfil do casal. Seja do tipo aventureiro, sofisticado ou do tipo que adora uma festa, uma bela paisagem faz toda a diferença.

Como o litoral norte de São Paulo é composto por diversos tipos de praia, é possível encontrar o ambiente ideal para você e o seu par. Veja, abaixo, mais três dicas ótimas para passar o Réveillon, dessa vez com muito romance.

Camburi (São Sebastião)

São Sebastião é uma das cidades mais completas do litoral paulista, justamente por aliar belas praias, vida noturna agitada e muita infraestrutura para moradores e visitantes. É por esse motivo que existem tantos condomínios residenciais no local.

Com mais de 100 km de praias em São Sebastião, Camburi surge como nome recomendado para uma viagem romântica. Com uma extensa faixa de areia e águas mais agitadas, a Praia de Camburi também é bastante indicada para surfistas.

Se você deseja aproveitar momentos de aventura a dois ou apenas prefere um local com um pouco mais de agito, Camburi pode ser ideal. Já a praia do Camburizinho, vizinha ao local, é bastante tranquila e atrai famílias com crianças pequenas: existe, inclusive, a possibilidade de atravessar um rio pequeno para chegar ao Camburizinho. Para quem gosta de cachoeiras e água doce, essa é mais uma dica para aproveitar a região!

A vida noturna de São Sebastião é repleta de boa gastronomia e bares aconchegantes. Por isso, depois de um dia de praia, caminhe pela cidade e desfrute bons pratos e ótimos drinks.

Castelhanos (Ilhabela)

A Praia de Castelhanos é uma das mais bonitas não apenas do litoral norte, mas em listas que consideram todo o território nacional. É uma das preferidas da turma off road pelo seu acesso em veículos 4×4, e, por isso, é recomendada para casais aventureiros.

O seu acesso ocorre por meio da estrada de 15 km que cruza o Parque Estadual de Ilhabela — só é permitido o ingresso com veículos com tração nas quatro rodas, motocicletas ou bicicletas. Também é possível fazer essa trilha a pé, mas vale ressaltar que o nível de dificuldade é alto.

Agora, se a ideia é apenas curtir as belezas do local, evitando o trajeto pela estrada, é possível chegar de barco ou lancha. A Praia de Castelhanos tem ondas fortes, considerando que é mar aberto, e tem muito verde em seus 1,5 km de extensão.

O seu formato de coração é famoso e, para conferir, basta subir ao mirante — ele pode ser encontrado no canto da praia. No quesito comida, Castelhanos tem uma ótima infraestrutura e a dica é experimentar o peixe feito pela comunidade caiçara.

Prumirim (Ubatuba)

Prumirim é uma praia de tombo e, por isso, é recomendada para os amantes do surfe. O diferencial dessa praia é o encontro com a água doce em seus dois extremos, sendo que, ao lado direito, a Cachoeira do Prumirim pode ser encontrada.

Não há uma diversidade de quiosques, no entanto, os que lá existem apresentam alta qualidade. Por isso, viaje com tranquilidade e aproveite a gastronomia da região, majoritariamente composta por peixes e frutos do mar.

A Ilha do Prumirim é outro lugar que vale a pena ser visitado e, por estar muito próximo à praia, leva o mesmo nome. Para chegar, é possível contratar passeios de barco e aproveitar a viagem. Já para os mais aventureiros, a dica é o acesso com um caiaque ou remando com uma prancha de Stand Up Paddle (SUP). Além de aproveitar uma bela paisagem, também é possível realizar uma atividade física!

Para chegar à Praia de Prumirim, ingresse pelas margens da rodovia. Essa praia é completa: apresenta fácil acesso, águas recomendadas para o surfe e boa infraestrutura. Se a ideia é curtir momentos intensos, essa pode ser a escolha ideal para o seu roteiro.

Praias para passar o Réveillon solteiro

Passar o Réveillon solteiro significa badalação, amigos e praias agitadas no final do ano. Por isso, se você terminou um relacionamento recentemente ou ainda não sabe o que fazer na virada do ano, prepare-se para descobrir lugares incríveis.

Mesmo se a intenção não for buscar festas grandes ou muita agitação na noite da virada, veja a lista de praias para passar o Réveillon solteiro e garanta, pelo menos, o contato com a natureza.

Maresias (São Sebastião)

Maresias é uma praia muito famosa por suas ondas fortes e, como consequência, pelos campeonatos de surfe que acontecem em suas águas. Nomes como Gabriel Medina e Bruna Queiroz, por exemplo, foram revelados por lá.

São 5 km de extensão de areia branca e águas cristalinas: o Canto do Moreira é o local ideal para quem deseja curtir o surfe, ao passo que a Praia das Calhetas é mais recomendada para quem prefere uma praia mais deserta.

Com uma infraestrutura completa, Maresias oferece hotéis e pousadas de altíssima qualidade. Se a intenção é aproveitar o Réveillon em amigos, procure acomodações com uma boa localização e garanta sua diversão dia e noite.

Para o período noturno, a casa noturna Sirena é referência há anos no local. Com foco em música eletrônica, prepare-se para ter uma experiência incrível com DJs famosos e ambientes diferenciados. Para a virada do ano, inclusive, o clube já iniciou a venda de ingressos.

Já para quem prefere uma boa música ao vivo e comida de qualidade, o bar Santo Gole pode ser a opção ideal. Com diversas alternativas em Maresias, a diversão é garantida o dia todo!

Barra do Una (São Sebastião)

A Barra do Una é localizada logo no início de São Sebastião, o que garante menos tempo no trânsito — para épocas de intenso fluxo, essa informação é valiosa. O diferencial da Barra do Una é a sua proximidade com a foz do Rio Una, formando um cenário incrível. É, inclusive, uma ótima oportunidade para fotografar e eternizar esses momentos.

Com águas cristalinas, areia branca e menos agitação do que Maresias, a Barra do Una tem uma praia de tombo e atrai jovens apaixonados pela natureza. Tanto é que o pôr do sol assistido do morro que divide Barra do Una com Juquehy faz bastante sucesso.

Já para quem gosta de esportes náuticos e de estar em contato com o mar, uma boa dica é alugar uma lancha para contornar o litoral norte de São Paulo. Como São Sebastião tem uma localização privilegiada, é possível circular pela região e conhecer cenários únicos.

Para a noite, o Balneário Praia é a casa noturna recomendada. Apresenta um clima intimista, bons drinks e música de qualidade, fazendo sucesso entre os solteiros que visitam a Barra do Una.

Praia do Veloso (Ilhabela)

Com 40 praias paradisíacas, Ilhabela é um destino muito recomendado para solteiros: a cidade é bastante agitada e, por isso, reúne belos cenários e ótimas opções de bares para quem deseja aproveitar entre amigos.

Com uma distância de 9 km da balsa e de quase 16 km da Vila, a Praia do Veloso é composta por areias claras e escuras, presenteando os visitantes com uma paisagem diferenciada. São quase 200 metros de areia e águas cristalinas e tranquilas!

Também é indicada para mergulhadores, por conta do navio naufragado em 1920 — chamado de Aymoré, os restos desse navio podem ser encontrados próximos à praia e, entre 4 e 18 metros de profundidade, eles podem ser avistados.

Para chegar em Ilhabela, tenha em mente a possibilidade de encontrar trânsito na balsa. Como essa é a única maneira de chegar de carro, é preciso aguardar na fila. Todavia, se você conta com uma moto, pode ser uma boa saída viajar sobre duas rodas para conhecer Ilhabela no ano novo.

Dicas para escolher a melhor praia

Com algumas cidades no litoral paulista e diversas praias, a tarefa de escolher o melhor local para o Réveillon pode se tornar complexa. Por isso, depois de definir o tipo de viagem — em família, em casal ou com amigos —, vale considerar alguns outros requisitos para facilitar essa escolha.

Por exemplo, pode ser que, mesmo em uma viagem entre amigos, a preferência da maioria seja um local mais tranquilo, sem muita agitação na cidade. Do mesmo modo, uma família com filhos pode preferir um destino com mais aventura, com trilhas e muito verde.

Uma boa dica é contar com um checklist completo, como esse:

  • praias desertas ou agitadas;
  • ondas fortes ou mar tranquilo;
  • locais com crianças ou voltados ao público mais velho;
  • infraestrutura completa ou poucos quiosques já bastam;
  • fácil acesso ou acesso via trilha ou barco; entre outros.

Avalie a preferência dos envolvidos e, antes de eleger a praia ideal, solicite a concordância de todos. Se em um grupo grande de amigos ou um casal com perfis bem diferentes não for possível escolher apenas um local, pense em estender o descanso na praia e, por que não, visitar mais de um destino.

Como o litoral norte de São Paulo tem opções vizinhas, pode ser uma boa ideia montar um roteiro com praias diferentes, como passar o Réveillon em Caraguatatuba e traçar a rota para outros pontos litorâneos. Pense em um mínimo de três noites em cada local para a viagem não ficar muito cansativa e aproveite os mais belos cenários!

O que vestir no Réveillon na praia

De dezembro a janeiro, as temperaturas no litoral paulista estão bem altas, beirando os 40 graus. Por isso, na hora de preparar a mala, opte por roupas de tecidos leves e frescos a fim de otimizar a sua viagem.

Roupas de banho como biquíni, sunga, maiô e bermudas não podem ficar de fora, assim como bonés e chapéus. Para as mulheres, também vale contar com uma saída de praia — como a umidade e o calor fazem com que, muitas vezes, a areia permaneça na pele, colocar uma peça única para retornar ao hotel ou à casa transforma esse caminho mais confortável.

Especificamente para a noite de ano novo, contudo, é preciso escolher o tipo de comemoração para, assim, decidir o que colocar na bagagem. Se a ideia é passar o Réveillon com o pé na areia para ver a queima de fogos, um vestido leve para as mulheres e bermuda e camisa para os homens são alternativas que funcionam bem. Nos pés, rasteirinhas ou chinelos cumprem o papel de praticidade, conforto e beleza.

Por outro lado, se a intenção é curtir a noite com os amigos em uma casa noturna, vale caprichar no look. Os homens podem deixar a bermuda de lado e optarem por calças de tecido leve, ao passo que as mulheres podem abusar do paetê e roupas com brilho.

Também vale mencionar que, para uma noite de Réveillon mais tranquila, considerando uma reserva para dois em um restaurante sofisticado, o casal pode tanto contar com vestimentas mais finas, bem como tecidos leves e roupas práticas de verão.

Vestidos longos de tecido, rasteirinhas com brilho, camisas frescas e calças “cigarrete” (no meio da canela) podem ser ótimas opções. Para escolher a sua roupa de Réveillon, leve em conta o seu estilo, a alta temperatura da época e o conforto do look escolhido para curtir muito a chegada do novo ano!

Já fez a sua escolha? O Réveillon litoral norte SP tem tudo para ser uma viagem inesquecível. Com diversas belezas naturais e tipos de praia para todos os gostos, vale optar pelo litoral norte de São Paulo. Escolha uma das praias mencionadas em nosso post, prepare as malas e receba muito bem o ano que chega. Boa viagem!

Depois de ler este post, a vontade é de preparar a sua bagagem e viajar amanhã mesmo, não é verdade? Para se preparar ainda mais, siga-nos nas redes sociais e continue se informando sobre o litoral paulista. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Share This