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Se você já percebeu que a correria do dia a dia está afetando ou pode vir a prejudicar a sua qualidade de vida e os momentos com a sua família, está na hora de fazer uma boa reflexão e ver como evitar ou corrigir essa situação.

Ser proativo e executar tarefas de maneira rápida não tem nada a ver com corre-corre. Este último é sinônimo de desorganização. Na verdade, correr é muito bom para saúde, porém, nos parques e academias. Se anda fazendo isso no escritório alguma coisa precisa ser ajustada.

Por isso, elaboramos este artigo com dicas que vão ajudá-lo a organizar melhor a sua rotina e a conseguir dividir melhor a vida de trabalho com a pessoal. Confira.

Faça um planejamento

Procure planejar tanto as tarefas consideradas de rotina quanto aquelas que são menos recorrentes. É possível prever a forma como serão executadas e os objetivos que deseja que sejam alcançados.

Nesse sentido, evite levar a vida no automático. O mercado disponibiliza tecnologias que podem auxiliá-lo na organização e no acompanhamento dos projetos que se encontram em andamento. São aplicativos com listas e gráficos.

Portanto, coloque o máximo de informações no papel antes de começar a executar qualquer trabalho. Ao fazer isso, você ficará ciente dos prazos, dos custos e dos riscos do negócio e você evitará perder tempo em algo que não vale a pena.

Organize seu ambiente de trabalho

Mantenha a organização na sua mesa, sala e preferencialmente todos os setores em que estiver envolvido, pois a poluição visual colabora com o estresse nos ambientes de trabalho. Invista em pastas, arquivos e todos os recursos para tirar a impressão de bagunça.

Se achar que não é muito bom para isso, existem profissionais especializados em organizar os espaços de trabalho e você poderá contratá-los.

Defina suas prioridades

Para definir suas prioridades, você precisa conhecer as tarefas que estão na fila para serem realizadas. Basicamente podemos dividi-las em urgentes e importantes. Veja as suas diferenças:

  • tarefas urgentes: se não forem realizadas imediatamente, podem prejudicar o desenvolvimento de diversos setores da empresa, bem com sua imagem;
  • tarefas importantes: produzem resultados favoráveis, mas podem esperar um pouco.

Essa divisão você deve fazer logo na etapa de planejamento para que não seja pego de surpresa na última hora e tenha que alterar o cronograma de atividades.

Delegue tarefas

Como o mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo, não podemos nos dar o luxo de rejeitar oportunidades de negócios alegando falta de tempo para executá-las. No entanto, você não precisa fazer tudo pessoalmente.

Aprenda a delegar as tarefas. Observe as qualidades de seus colaboradores e parceiros e distribua as responsabilidades que podem ser divididas. Para isso, promova treinamentos para que todos na empresa falem a mesma língua e consigam seguir as metas da organização.

Cuide de sua saúde e melhore a sua qualidade de vida

Para conseguir dar conta das atividades diárias, você deve cuidar de sua saúde. Portanto, faça visitas regulares ao médico, alimente-se, pratique esportes, durma a noite inteira e programe viagens nos finais de semana. Se não fizer isso, mais cedo ou mais tarde vai ser pego por alguma enfermidade e poderá ficar fora do jogo por muito tempo.

Seguindo essas dicas e aprendendo a lidar com sua rotina, você vai conseguir mais tempo com a família, melhorar a qualidade de vida e trabalhar com eficiência. Existem fases, principalmente quando se trata dos nossos entes queridos, que não podem ser deixadas para depois.

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