Ir à praia é sempre bom, mas há diferenças entre a praia na baixa temporada e na alta temporada. Você já sabe quais são elas? Se não sabe, este post é para você!

Como vamos mostrar a seguir, ir à praia é uma delícia em qualquer época do ano, desde que você saiba aproveitar o que a alta e a baixa temporada tem a oferecer. Portanto, continue a leitura e saiba o que esperar da sua viagem!

Alta temporada

A alta temporada ocorre quando as praias e as cidades litorâneas estão cheias, ou seja, no verão. Como esta também é a época de férias escolares, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais concorridos. Veja agora quais são as principais vantagens de viajar nesse período!

Contato com outras culturas

Essa época é perfeita para quem adora fazer amigos e conhecer pessoas com culturas e costumes diferentes.

Em cidades litorâneas, você encontra todo tipo de gente: os moradores locais que, com certeza, têm suas próprias tradições; brasileiros de outros Estados, com sotaques e trejeitos diferentes; e estrangeiros, que sempre ficam encantados com o calor e a hospitalidade de nosso país.

Nesse contexto, você poderá fazer um verdadeiro intercâmbio cultural, conhecendo comidas e hábitos bem diferentes dos seus. Os argentinos e gaúchos, por exemplo, sempre levam um chimarrão quando vão à praia!

Mais eventos e festas

Para entreter uma quantidade muito maior de pessoas, é comum que sejam organizados muitos eventos, como shows, parques itinerantes, feiras, etc. Por isso, ao viajar na alta temporada, basta pesquisar! Você com certeza encontrará uma festa ou show que tem tudo a ver com você.

Vida noturna e comodidades

A maioria das cidades litorâneas é pequena ou média, e não tem muitos habitantes. Por isso, fora da alta temporada, é mais difícil encontrar uma boa variedade de restaurantes, supermercados, farmácias etc. que funcionem até tarde, ou mesmo 24 horas.

Já na alta temporada, o horário de funcionamento do comércio é ampliado, o que é muito conveniente quando você precisar comprar algo ou quiser sair durante a noite.

Baixa temporada

A baixa temporada é quando as temperaturas estão mais baixas, e não há nenhum feriado ou férias. Saiba agora quais as vantagens de ir à praia na baixa temporada!

Ideal para relaxar

Viajar na baixa temporada é garantia de uma experiência mais quieta, perfeita para descansar e curtir muita tranquilidade. Afinal, as praias, restaurantes e lojas estarão muito mais vazios, com menos barulho, agito e filas.

Garantia de preços melhores

Em períodos onde não há tanta concorrência por vagas, o preço dos hotéis e casas de aluguel acaba despencando para atrair as pessoas.

Nessa época, até os gastos com alimentação, combustível e lembrancinhas podem ser menores. Esses preços aumentam na alta temporada porque, se há muita demanda, a oferta de produtos é menor.

Passeios sem pressa

Com todas as atrações vazias, você pode passar muito mais tempo nelas, pois não precisa se preocupar tanto com trânsito e filas. Em dias em que o clima não está favorável para entrar no mar, você pode aproveitar para fazer passeios alternativos com a família.

Muitas cidades litorâneas possuem atrações como centro histórico, aquários, museus marinhos e até mesmo fazenda de criação de mexilhões, como Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.

Ficar perto do mar é sempre bom, mas viajar para a praia na baixa temporada é perfeito para quem gosta mais de curtir um sossego em vez de conhecer pessoas e ir a festas. Qual é a opção ideal para você? Para saber mais sobre o assunto, confira também nosso post sobre como planejar a melhor época para viajar!

Share This