fbpx

A Praia do Bonete está localizada ao sul de Ilhabela, Litoral Norte de SP. Recentemente foi considerada como uma das dez praias mais bonitas do Brasil pelo respeitado jornal britânico “The Guardian”. Uma praia quase deserta, com 600 metros de extensão, areia clara e mar agitado. A praia ainda possui bastante sombra devido às árvores chapéu-de-sol que estão espalhadas por toda sua extensão. Quando o vento sul sopra no local as ondas fortes e tubulares fazem a alegria dos surfistas, normalmente as melhores ondas rolam no canto direito da praia. O Bonete é habitado pela maior comunidade caiçara do município, com cerca de 300 moradores que vivem da pesca local e do turismo.

Praia do Bonete

O acesso a praia do Bonete é por mar ou trilha. Para quem opta pelo mar, é necessário conversar com os barqueiros e acertar o valor, que varia dependendo do local de saída, preferencialmente os barcos partem da praia do Curral, praia do Veloso ou do bairro Borrifos, ambos já no lado sul da ilha. Já quem prefere fazer uma boa caminhada a opção é pela trilha de aproximadamente 15 km, partindo da Ponta da Sepituba, ponto final do ônibus que faz a linha entre a balsa até o bairro Borrifos, no extremo sul da ilha. Para quem vai de carro até a Ponta da Sepituba, há um estacionamento no local. A trilha passa pelo Parque Estadual de Ilhabela e atravessa três cachoeiras com águas cristalinas.

O primeiro trecho de caminhada é bem aberto e por isso é importante iniciar a caminhada bem cedo e não se esquecer de passar protetor solar. A trilha não é muito difícil, porém, deve-se estar bem preparado fisicamente. A trilha é bem demarcada, dificilmente corre-se o risco de se perder, com muitas subidas íngremes e algumas pedras o trajeto demora aproximadamente 3 a 4 horas, dependendo do ritmo da caminhada e dos tempos de paradas. Difícil mesmo é não parar para dar um mergulho nas cachoeiras durante a caminhada, com vários poços para banho e escorregador natural, perfeito para descansar e recarregar as baterias para prosseguir ao destino final.

Algumas coisas são essenciais para quem quiser se aventurar na caminhada: Levar água e algo para comer. Passar e levar repelente, pois a Mata Atlântica é bastante famosa pelos seus mosquitos borrachudos, principalmente nestes trechos de cachoeiras. Estar com calçados adequados também é importante, não é indicado fazer a trilha de chinelos ou com pés descalços, e por fim, não se esqueça de carregar o seu lixo, leve uma sacolinha com você e preserve a trilha.

Ao final da caminhada é possível avistar a praia que fica no fundo de duas encostas de montanha com paredões de pedra. Na ponta esquerda desagua o rio Bonete, dando um charme a mais a este paraíso quase intocado. O rio tem pequenas quedas d’água e piscinas naturais e passa por trás da vila. É pelo canto do rio que os barcos costumam chegar e sair.

Ao chegar ao paraíso você pode relaxar e apreciar a natureza, um lugar aonde a tranquilidade reina absoluta, não existe sinal de celular ou internet, uma ótima oportunidade para se desconectar do mundo real. Com alguns bares e restaurantes é possível experimentar peixes e frutos do mar fresquinhos. Para dormir no local o turista pode optar pelas pousadas ou pelo camping. Estando na praia do Bonete você também pode fazer outra trilha que leva para a Praia das Anchovas, com uma hora de caminhada, ou ainda chegar em cima do morro do lado esquerdo da praia, o visual é espetacular e você enxerga a praia de outro ângulo, contrário ao lado que chegou pela trilha.

Com certeza conhecer a praia do Bonete é um passeio magnífico e encantador, por mar ou por terra, vale muito a pena! Para os amantes da natureza e da paz, lá é o lugar ideal.

 

Redação Daniele Buosi | Agência MayPress
Fotos e Fontes: Portal de Turismo de Ilhabela, Site Queimando Asfalto e Site Guia do Viajante.

Share This