fbpx

Escolher entre o campo e a praia para fazer um passeio em família não é nada fácil. Afinal, que opção é melhor para descansar? Como agradar a todos para que ninguém deixe de curtir as férias?

Se essas questões estão colocando dúvidas na sua cabeça, não se preocupe: a seguir, listamos as vantagens e desvantagens de cada tipo de destino. Leia o post e entenda o que é preciso saber para tomar a sua decisão!

Passeio no campo

Viajar para o interior é ideal para quem se estressa com o ritmo acelerado das cidades e, por isso, deseja se desconectar totalmente — ainda há localidades rurais que são tão afastadas que o sinal de telefone e internet é baixo ou até mesmo inexistente.

Vantagens do campo

A principal vantagem de ir para o campo é a proximidade com a natureza. Viajar para áreas como sítios e fazendas é excelente para as pessoas que gostam de ficar em contato com plantas, animais e quedas d’água. Geralmente, quem costuma viajar para o campo cresceu no interior e quer oferecer esse tipo de experiência para sua família.

Um passeio no campo costuma ser muito saudável, porque há muito ar puro, os alimentos disponíveis são caseiros e as crianças têm bastante espaço para correr e brincar, em vez de ficarem o dia inteiro com celular ou tablet na mão.

Desvantagens do campo

Existem vários tipos de propriedades rurais, muitas delas com boa infraestrutura. Mesmo assim, alguns confortos urbanos ficam prejudicados. Por exemplo:

  • falta de acesso ao comércio;
  • possibilidade de banho frio;
  • grande quantidade de insetos no local.

Em vista disso, antes de ir para o campo, é importante ter em mente que essa é uma experiência que contrasta muito com o cotidiano otimizado da cidade.

Outro problema é a falta de entretenimento disponível, principalmente se você já tem filhos um pouco maiores, que poderão ficar facilmente entediados. Para contornar essa questão e criar uma experiência agradável em família, apostar em jogos de tabuleiro para passar o tempo após o anoitecer e preparar refeições com a colaboração de todos são boas ideias.

Passeio na praia

As praias são destinos muito populares entre nós, brasileiros. Afinal, há um litoral deslumbrante de norte a sul do país. O equilíbrio entre tranquilidade e movimento nesses locais é um destaque que chama a atenção de muitos viajantes. Veja, abaixo, as vantagens e desvantagens desse tipo de passeio.

Vantagens da praia

A maioria das cidades litorâneas oferece as comodidades básicas da vida urbana, como supermercados, restaurantes e farmácias. Em resumo, são locais que têm uma atmosfera de sossego, mas com a cidade a poucos minutos de distância.

Logo, na hora de escolher entre o campo e a praia, é importante considerar que, na zona litorânea, estamos em contato com a natureza, mas com muito mais infraestrutura e conforto.

Outro ponto importante é que, nesse tipo de destino, há variadas opções de diversão, não somente para crianças e adolescentes, mas também para os adultos.

Desvantagens da praia

O pior problema de ir à praia é que esse tipo de destino recebe muitos visitantes. Por isso, se você se incomoda com barulho e lugares cheios, é melhor evitar o litoral durante o auge da alta temporada, que são as férias de verão e os feriados prolongados.

Em casos mais extremos, além de filas e lugares lotados, pode haver engarrafamento nas estradas e até mesmo insuficiência no fornecimento de água e luz na cidade.

Mas se você não quer deixar de aproveitar as delícias de estar próximo da areia e do mar, contornar esses problemas é possível: opte por praias tranquilas, pegue a estrada em horários mais tranquilos e alugue uma boa casa de praia.

Com essas dicas, certamente será mais fácil para você escolher entre o campo e a praia para viajar com a sua família. Vimos aqui que ambas as opções são bem interessantes, mas, considerando principalmente a questão de infraestrutura, talvez o litoral seja a opção acertada para garantir um passeio mais confortável.

E já sabendo o que considerar na hora de definir o destino, que tal agora descobrir como ter férias inesquecíveis em família? Confira nosso post e veja como planejar momentos marcantes com quem você mais ama!

Share This