fbpx

Todo ano, milhares de pessoas esperam a Páscoa com alegria e entusiasmo. O feriado da Sexta-Feira Santa é a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e enterro de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos antes do Domingo de Páscoa. Em diversas cidades do país, a encenação da trajetória de Cristo já se tornou uma tradição. Cada qual da sua forma e inovando a cada ano. No Litoral Norte de São Paulo, o município de Caraguatatuba também realiza sua própria encenação, com uma grande estrutura e proporcionando a interatividade com o público. Este ano, o evento acontecerá às 21h na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos, no Centro). Leve sua família e prestigie esse momento de paz e reflexão para todos.

Além de todos os rituais religiosos, a culinária também é bastante explorada nesta data. Com o passar dos anos, os tradicionais ovos de chocolate foram se reinventando e também aderiram à moda gourmet. Hoje, são diversas opções de recheios e misturas exóticas e agradáveis ao paladar.

Os pratos típicos à base de frutos do mar, geralmente mais consumidos também nessa época, ganharam novas iguarias para refinar ainda mais seu sabor. Que tal conferir uma deliciosa receita preparada pelo Chef Pasquale Mancini e dar a sua ceia de Páscoa alto nível e sofisticação?

Risoto de lagostim

Ingredientes

  • 1 litro de caldo de peixe
  • 350 g de arroz carnaroli italiano
  • 150 g de manteiga (reservar uma boa colher (sopa) para o ponto final do arroz)
  • 100 g de azeite
  • 12 lagostins médios (8 lavados, descascados e cortados horizontalmente e 4 só lavados para decoração – importante tirar o fio negro que tem dentro)
  • 1/2 cebola média picada bem pequena
  • 1 cenora
  • 1 salsão
  • 15 ml de vinho branco
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 dentes de alho

Prepare o caldo de peixe: quando limpar os lagostins, reserve as cabeças e as cascas bem lavadas. Acrescente 1/2 cebola picada, 1 cenoura picada e 1 talo de salsão, sal e pimenta a gosto em 1,5 litro de água para o caldo de peixe.

Para os lagostins, em uma frigideira, coloque 2 colheres de azeite, 2 dentes de alho inteiro e refogue até que doure. Acrescente todos os lagostins, inclusive os 4 separados para decorar, e regule de sal e pimenta-do-reino. Refogue por 2 minutos em fogo alto e reserve. Para o arroz, em uma panela, coloque o restante do azeite e a cebola. Refogue até dourar. Acrescente a manteiga e refogue por mais um minuto. Adicione o arroz e mexa sem parar por mais 3 minutos.

Acrescente o vinho branco e continue mexendo até que o mesmo evapore. Adicione o caldo aos poucos até dar o cozimento do arroz. Quando estiver cozido, acrescente os 8 lagostins refogados. Mexa bem. Tire o arroz do fogo, acrescente a manteiga para ficar cremos, e sirva cada prato decorando com um dos lagostins reservados.

A receita, que compõe o prato principal na ceia, rende até 04 porções e leva em média de 30 à 45 minutos para ficar pronta.

Redação: Talita Marcondes – Agência Maypress
Receita: Chef Pasquale Mancini
Fonte: M de Mulher

Share This