fbpx

Com a chegada do frio, nada melhor do que investir em objetos que mantenham o clima aconchegante e harmonioso da casa.

Os aquecedores funcionam a partir do mesmo princípio: esquentam o ar em volta do aparelho e os dissipam, aquecendo outra porção na sequência e assim sucessivamente. A diferença está na forma como esse aquecimento acontece e como é a troca de calor com o ar

Mas comprar um aquecedor de ambiente não é uma tarefa tão fácil. O mercado disponibiliza inúmeros modelos e marcas, entretanto, como saber qual é o ideal para você? O primeiro a ser feito, é conhecer as possibilidades e as vantagens que cada um dos modelos oferece, além de levar em consideração o ambiente que vai receber o equipamento. Levar a marca em conta também é um bom primeiro passo, marcas com selo de qualidade tendem a produzir um produto com melhores benefícios.

Os principais modelos encontrados em lojas convencionais são os a óleo, cerâmico, a gás e termoventiladores. Lembrando que: com exceção do aquecedor à gás, todos os outros fazem uso de energia elétrica em alguma etapa do processo.

Confira abaixo uma seleção de aquecedores e suas funcionalidades!

Elétrico (com resistência): São os mais acessíveis dentro do mercado. O preço varia de acordo com o tamanho e a potência. O aquecimento do ambiente se dá rapidamente, devido à resistência, que entra em contato direto com o ar. Contudo, aparelhos como esse tendem a concentrar o calor nas suas proximidades, sendo menos eficientes para espaços mais amplos.


Modelo de aquecedor elétrico com resistência

Termo ventiladores: Devido suas hélices, os termo ventiladores estão sempre fazendo a troca do ar que circula no ambiente. Indicados a espaços médios e pequenos, os termo ventiladores consomem mais energia do que outros modelos. São leves e fáceis de transportar, e algumas opções podem ser presas à parede. A óleo: Os modelos a óleo são os mais silenciosos, porém, levam mais tempo para aquecer o ambiente, já que o óleo precisa chegar a uma determinada temperatura para começar a produção de ar quente.


Modelo de aquecedor a óleo

 

Cerâmica: Esses modelos esquentam rápido, pois a cerâmica absorve o calor gerado e o dissipa diretamente no ar. Costumam ser mais barulhentos que os modelos a óleo, com um ruído que se assemelha ao ar-condicionado. Na relação custo-benefício, são os mais econômicos da categoria.

Texto: Talita Marcondes – Agência MayPress

Fonte: Revista Pense Imóveis

Share This