fbpx

Nada como aproveitar um descanso mais do que merecido para conhecer os restaurantes do litoral norte de São Paulo, desfrutar da gastronomia local e curtir o momento com as pessoas que nos acompanham, não é mesmo?

Além das belas praias, a região também conta com ótimos estabelecimentos que merecem ser visitados. São tantas opções que você vai precisar de mais do que um final de semana para conhecer todas!

Para ajudar na sua escolha, elaboramos um guia com os melhores restaurantes do litoral norte de São Paulo. Confira!

1. Marakuthai, lhabela

A primeira coisa que conquista no Marakuthai é o ambiente, pois ele é um restaurante pé na areia com um clima acolhedor. Para aproveitar melhor essa atmosfera, o ideal é ir à noite porque é quando as velas estão acesas. O ambiente fica mais romântico e é uma boa opção de saída para casais. Porém, o local também é frequentado por turmas de amigos e famílias.

Quem comanda a cozinha é a chef Renata Vanzetto, que cria pratos contemporâneos com ingredientes locais, frutos do mar e uma pitada de influência da gastronomia tailandesa. Uma sugestão da casa para o jantar é o Surim, arroz de jasmim com lula, mexilhão, camarão, leite de coco, saquê, alho-poró, tomate, manjericão e limão.

2. Perequim, Ubatuba

Se você é fã de comida italiana, o Perequim é uma ótima opção. O tradicional restaurante foi inaugurado em 1975 por João Carlos Vieira, descendente de italianos, mas é Severino Veríssimo o responsável por fazer as massas artesanais.

O cardápio oferecido aos clientes conta com os típicos pratos da cozinha italiana — como nhoque ao sugo —, mas também tem opções alternativas, como o robalo grelhado acompanhado por vieiras flambadas no conhaque. O ambiente do restaurante é aconchegante e é possível saborear os pratos de frente para o mar.

3. Ostra & Ouriço, Caraguatatuba

Com decoração rústica e bom atendimento, o restaurante Ostra & Ouriço já é conhecido na região de Caraguatatuba. Na cozinha, o chef André Mariano comanda a elaboração dos pratos à base de frutos do mar.

Como opção de entrada, você pode optar pelas casquinhas de bacalhau e vieiras com creme de queijo suíço. Não deixe de pedir o prato mais famoso: a caldeirada de frutos do mar com postas de badejo, lula, marisco, camarão e polvo. O restaurante também conta com uma boa carta de vinhos e cervejas para acompanhar as refeições.

4. Idaina Kami, São Sebastião

Os amantes de comida japonesa precisam conhecer o Idaina Kami! O jardim do restaurante tem muitas árvores e uma lagoa com carpas, apresentando um ambiente convidativo para se sentar às mesas externas e aproveitar o cenário enquanto desfruta as barcas variadas.

Além dos peixes bem fresquinhos, o cardápio também conta com pratos quentes da cozinha oriental. Outro destaque são os drinks, que vão desde os clássicos até os que contêm ingredientes exóticos.

Guia Completo sobre o Litoral Norte Paulista

Preparamos este guia com todos os motivos para você colocar o Litoral Norte Paulista em sua primeira opção de destino para os meses de calor (e para os outros também).

5. Manacá, São Sebastião

Um dos mais famosos restaurantes do litoral norte de São Paulo, o Manacá foi construído sobre palafitas para preservar a mata nativa da região. Como o salão não tem paredes, a mata acaba fazendo parte do cenário interno. A decoração rústica somada com a natureza conquista o cliente à primeira vista.

Além do ambiente, os pratos fazem jus à fama do restaurante, onde o chef Edinho Engel consegue transformar os ingredientes locais em pratos requintados. Uma sugestão da casa é o prato de camarões salteados com redução de tangerina e musseline de batata e raiz-forte.

Os frutos do mar são a base do cardápio, mas também há opções para os vegetarianos e os amantes da carne. Indicamos fazer a reserva com antecedência para evitar as filas.

6. Surf’s Restaurante, Pizzaria e Choperia, Caraguatatuba

Depois de um dia de praia, é natural que todos na família estejam com tanta fome que não querem esperar muito tempo até que a comida chegue à mesa. No Surf’s Restaurante, o atendimento costuma ser rápido e o cardápio é bastante variado.

Nada mal, principalmente se o grupo de pessoas à mesa for muito grande, com gostos diferentes. Lá, são servidos frutos do mar, massas, porções e pizza em forno a lenha. O ambiente, bastante informal, tem uma varanda coberta. Não deixe de experimentar a excelente picanha no réchaud preparada no local.

7. Taioba Gastronomia, São Sebastião

Esse é um lugar para quem quer, de verdade, se sentir na praia. O ambiente tem um clima bem caiçara, rústico e aconchegante ao mesmo tempo, e fica localizado em meio à Mata Atlântica. Os pratos preparados pelo chef Eudes Assis também entram no clima.

No Taioba você pode provar os pratos preparados com a taioba, uma planta tropical que dá origem ao nome do lugar e que tem um sabor único, apesar de o preparo ser semelhante ao de uma couve. Diversos pratos da casa levam esse ingrediente, incluindo o famoso bolinho de taioba.

Outras sugestões são frutos do mar à provençal, lula a vinagrete, carne seca desfiada com arroz zuchini de abóbora, entre outras delícias.

8. O Rei do Peixe, Ubatuba

Quem prefere conhecer aqueles lugares mais tradicionais e já consolidados não pode deixar de visitar O Rei do Peixe. São mais de 30 anos de história num ambiente que já se transformou em referência de gastronomia quando o assunto é peixes e frutos do mar no litoral norte de São Paulo.

O local já foi premiado inúmeras vezes como a melhor culinária de Ubatuba, pelos seus pratos preparados com matéria prima de primeira linha. Os peixes servidos são frescos, assim como os hortifrútis que acompanham as refeições.

O ambiente conta com uma estrutura grande, para receber mais de 150 pessoas. Os vinhos e os aperitivos também estão na lista das opções que devem ser apreciadas no Rei do Peixe.

9. Restaurante Viana Ilhabela, Ilhabela

O Viana fica na região Norte de Ilhabela, em frente à praia que leva o mesmo nome. Esse cenário, conhecido por ser um dos mais belos da ilha, dá o tom do atendimento e do ambiente criado nesse restaurante. O destaque são os peixes e frutos do mar, preparados com inspiração na culinária brasileira.

Quando visitar o espaço com clima rústico do Viana, você poderá escolher entre as variedades de carnes, como filé mignon, casquinha de camarão, lagosta e muitos outros.

10. Badauê Maresias, São Sebastião

Esse restaurante é a cara da praia de Maresias, com decoração também rústica, de frente para o mar. Nele, é possível experimentar crustáceos, pescados e até mesmo sushi. Mas há, também, a opção de provar a pizza servida na chapa de ferro, feita no forno a lenha, oferecida pelo local.

O Badauê Maresias segue o mesmo modelo do pioneiro, em Juqueí. Além da possibilidade de ser atendido no lounge, você pode escolher se prefere sentar-se nas tendas coloridas, estendidas na areia da praia ou no deck.

Como você pôde perceber, são tantas opções boas que é até válido planejar um roteiro gastronômico para conhecer os melhores restaurantes do litoral norte de São Paulo!

Gostou do conteúdo deste artigo? Então, aproveite para ler mais sobre as cidades paulistas para conhecer e se encantar!

Share This