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No próximo dia 21, entraremos na estação mais quente do ano: o Verão.  Neste período a terra fica mais próxima do sol aqui no hemisfério sul, isso faz com que o dia seja mais longo que a noite e as temperaturas fiquem mais altas. O calor e as férias são as épocas mais esperadas do ano, as festas de final de ano começam, aquela viagem programada acontece, visitas em casa e muitas outras coisas acabam nos tirando da rotina e isso pode até ser legal, mas para o seu organismo a ideia não é a mesma.

O nosso metabolismo costuma ser afetado pelas altas temperaturas e por isso é tão importante cuidar da alimentação e da hidratação. O consumo de frutas, verduras, legumes e alimentos de fácil digestão são ainda mais importantes nesta época, pois auxiliam na função de hidratar e na reposição de sais minerais perdidos na sudorese, geralmente aumentada no forte calor. Um detalhe que devemos ficar sempre atentos é com a questão das validades dos produtos consumidos, não compre algo que esteja com data de vencimento próxima, intoxicações alimentares também são mais frequentes durante o verão, fique de olho. Da mesma forma mantenha os alimentos bem refrigerados, queijos e derivados são facilmente contaminados ao ficarem expostos por muito tempo.

Crianças e idosos exigem cuidados especiais e redobrados, em caso de dúvidas consulte uma nutricionista para elaborar um cardápio de acordo com as necessidades nutricionais da família. Com toda a facilidade da internet, também é possível elaborar ceias de final de ano mais lights, com ingredientes menos calóricos e mais saudáveis, as receitas e ideias são inúmeras e devemos aproveitar tal facilidade. Veja aqui as dicas de uma endocrinologista para o preparo de uma ceia mais leve.

Na hora de aproveitar a praia e os passeios de verão é fundamental saber escolher os alimentos e os locais de consumo. Picolés de frutas são ótimas opções, refrescam e hidratam com a certeza de estarem na refrigeração adequada.  A água natural ou a água de coco, assim como sucos de frutas sem adição de açúcar, também podem ser ingeridos com maior frequência. Alimentos muito gordurosos como maionese, frituras e feijoada devem ser evitados, pois sua digestão é mais lenta e acaba demandando maior esforço do organismo. Confira algumas receitas leves e inspire-se. Cuidar da alimentação da sua família é cuidar do bem mais precioso que podemos ter: a nossa saúde!

Redação Daniele Buosi | Agência MayPress.

Fontes: Mais Equilíbrio, Cozinha Fit, Portal Saúde.

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