fbpx

Entender o que é a Taxa Selic e de que maneira ela impacta a compra de um imóvel é um dado relevante que você não deve subestimar em um momento tão importante, como a aquisição de uma nova propriedade.

O número de pessoas que não dominam esse assunto no Brasil chega a ser assustador, já que uma pesquisa recente da InfoMoney afirmou que nada menos que 99,4% dos brasileiros desconhecem o conceito de juros.

Se esse caso aplica-se a você, não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo com este post que trará maior clareza sobre o tema. Continue lendo e aprenda!

O que é a Taxa Selic?

O termo Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que dá nome a essa taxa, é uma alíquota básica de juros que serve como referência para todos os bancos no Brasil. Ela é utilizada nos momentos de efetivação de empréstimos e também quando são aplicados fundos em títulos públicos do governo federal.

A Taxa Selic é determinada por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne para direcionar os caminhos a serem tomados pela economia no país. Isso serve para controlar o preço dos produtos, já que a alta dos juros básicos compromete o poder de compra, fazendo com que o mercado seja obrigado a abaixar os valores a fim de atender o consumidor.

No caso do mercado imobiliário, é seguida uma lógica parecida e, na questão a seguir, exploraremos melhor esse ponto. Veja!

De que forma ela afeta o mercado imobiliário?

A principal forma de se adquirir um imóvel no Brasil é com o empréstimo bancário, seja por meio de bancos públicos, seja por meio de bancos privados. Se a Taxa Selic estiver alta, o comprador terá um ônus maior no parcelamento da aquisição de sua moradia, sentindo-se desencorajado a efetuar a compra.

Porém, se os juros básicos estiverem em baixa, o comprador se sentirá mais seguro para fazer esse alto investimento, que é adquirir um imóvel. O motivo disso é que o impacto dos juros, no pagamento final das parcelas, será menor.

Hoje, a Taxa Selic já está em 7% ao ano — um número considerado histórico e extremamente positivo para quem quer comprar uma propriedade. Esse panorama pode ainda beneficiar quem prefere a transação à vista também. Prossiga com a leitura e entenda!

É melhor comprar à vista ou financiado?

Como a Taxa Selic está bastante baixa se comparada aos seus níveis mais comuns, acima de 10%, o mercado imobiliário espera que haja um novo aquecimento do setor neste ano.

O “boom” da procura por imóveis ainda não se consolidou e, se você tiver condições de comprar à vista, certamente, ainda poderá encontrar boas propriedades com preços baixos e que, em um futuro próximo, estarão bem valorizadas. Isso representa uma excelente oportunidade de fazer um bom investimento.

No contexto atual, tanto comprar financiado quanto à vista pode ser vantajoso, dependendo apenas das estratégias que utilizar e da manutenção da busca no lugar certo. No último tópico, destrinchamos isso para você. Confira!

De que forma uma imobiliária pode ajudá-lo a escolher melhor diante desse cenário?

Nesse panorama de grandes promessas, é preciso estar atento para não perder as melhores chances de realizar uma boa compra de imóvel. Contar com uma imobiliária pode ser extremamente vantajoso por conta das seguintes questões:

  • possibilidade de receber consultoria sobre como aplicar melhor o dinheiro no atual mercado imobiliário;
  • acesso a uma cartela de imóveis com ofertas de propriedades que atendam aos seus interesses e objetivos específicos;
  • assessoria jurídica e resolução de quaisquer problemas que possam aparecer durante a transação.

Não deixe de aproveitar essas vantagens e encontre o imóvel desejado.

Se gostou de saber o que é a Taxa Selic e qual a sua relação com a compra de um imóvel, curta nossa página no Facebook para continuar por dentro do melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário. Vamos lá!

Share This