fbpx

As praias do litoral norte paulista costumam receber visitantes de todos os lugares e idades. Suas belas praias proporcionam lazer e bem estar aos milhares de turistas que por aqui passam todos os anos. Há algum tempo outro tipo de turismo também tem atraído jovens para a região: a procura por praias com boas ondas para a prática do Surf.

O esporte que teve início com os polinésios, passou pelo Ocidente e só foi difundido de fato no início do século XX, quando surgiram os primeiros clubes de surfe na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos. Aqui no Brasil, por volta dos anos 1950 começaram a aparecer alguns jovens que deslizavam sobre as ondas em cima de tábuas de madeira produzidas por eles, porém, foi em 1970 que o esporte explodiu. Jovens adeptos da modalidade adotaram um “estilo de vida” próprio, ligados à natureza e preocupados em estar sempre perto do mar, reuniam-se quase que em tribos e percorriam os litorais brasileiros em busca de ondas perfeitas.

A prática do esporte traz inúmeros benefícios para a saúde. Surfar é um treinamento aeróbico e ao mesmo tempo de força, agilidade e equilíbrio, além de relaxar a mente trazendo alívio do estresse. Saber nadar ou pelo menos ter uma noção do mar e das correntes é fundamental para que a prática seja segura, para isso encontram-se algumas escolinhas de surf em diversas praias, de Ubatuba à São Sebastião é possível aprender com professores especializados na modalidade. Algumas pessoas demoram meses para conseguir se equilibrar em cima de uma prancha, outras podem se sair melhor, tudo depende da força de vontade e da frequência com que a pessoa consegue praticar. O Surf teve um crescimento notável nos últimos anos aqui no Brasil, um dos motivos é o atual líder do ranking mundial, Gabriel Medina. Com apenas 20 anos de idade Medina está prestes a ser o primeiro campeão mundial de surf do Brasil. O atleta é natural de Maresias, praia localizada em São Sebastião. O fato de ser nascido e criado na região ajudou a propagar ainda mais o esporte por aqui.

Com ondas de todos os tamanhos e para todos os gostos é no litoral norte paulista que se encontram as melhoras ondas do Brasil. Nesta semana, de 3 a 9 de novembro, a praia de Maresias (São Sebastião) recebe uma etapa do WQS Prime, campeonato de divisão de acesso para o mundial, trazendo de volta o litoral paulista ao circuito internacional do surf.

Aqui você conhece um pouco mais sobre as praias com ondas do Litoral Norte Paulista. Depois, é só escolher sua favorita e desfrutar de todas as belezas do nosso litoral.

Texto: Daniele Buosi | Agência MayPress.

Fontes: Portal Terra, Site Ondas, Uol e Revista de Histórias.

Share This