fbpx

O Litoral Norte de São Paulo é um lugar encantador. Dotado de belíssimas praias e cachoeiras que atraem milhares de turistas todo ano durante a alta temporada. Mas, engana-se quem pensa que os encantos do Litoral estão apenas em sua orla. Se você pretende passar as férias de junho/julho na praia, saiba que existem lugares incríveis para visitar.

É o caso do Aquário de Ubatuba. O ambiente possui diversas espécies da fauna local e de outros oceanos. No total são doze tanques, um deles com 80 mil litros de água salgada, sendo considerado um dos maiores tanques marinhos do Brasil. Com a orientação de um monitor, o aquário proporciona atrações bastante interativas, que permitem que os visitantes tenham contato com vários animais marinhos e até os alimentem.

Ainda em Ubatuba, está localizada a sede paulista do Tamar. Das 5 espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil, 4 trafegam pelo Litoral de São Paulo. Aberta para visitação, a base faz o monitoramento da captura incidental de tartarugas marinhas, devolvendo os animais para seu habitat. As equipes também ensinam técnicas para reanimar os animais que eventualmente se afogam – presas na rede, não conseguem subir à superfície para respirar.

Caraguatatuba, também possui diversas opções de lazer. Além de uma variedade incrível de bares e restaurantes, a cidade abriga o Teatro Mário Covas. Com excelente infraestrutura e capacidade para 600 pessoas, o teatro já recebeu inúmeros espetáculos de teatro, dança e música. A programação está disponível no site.

Outra opção é o MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), que apresenta monumentos históricos e culturais da cidade, bem como suas tradições e costumes. Os visitantes contam com guias durante a visita ao local.

Falando em museus, o Museu Náutico de Ilhabela atrai diversos turistas durante o ano. Com mais de 1.500 peças de embarcações naufragadas, entre elas cristais, porcelanas, talheres de prata, artefatos de bronze. O local possui um grande acervo e através disso, busca preservar e contar a história da navegação na ilha.

Para quem busca uma atração tranquila e encantadora, a dica é visitar o Centro Histórico de São Sebastião. Ao caminhar pelo centro da cidade, é possível admirar belos casarios da época colonial. Os prédios preservados pertencem aos séculos 17 e 18. Entre os destaques, podemos citar a Casa de Câmara e a Igreja Matriz.

Com uma infinidade de atrações e clima propício para noites aconchegantes, o Litoral Norte de São Paulo é bastante convidativo também nas estações mais frias.

Redação: Talita Marcondes | Agência MayPress
Fotos: JC Curtis (TMC), Luciano Vieira (Matriz), Acervo do Museu Náutico e divulgação.

Share This