fbpx

Quando falamos em litoral pensamos logo em praia, não é mesmo? Entretanto, você já imaginou que existem outras opções de lazer? Esse é o caso dos museus no litoral norte de São Paulo, que oferecem um ótimo passeio em família, no qual ainda é possível conhecer mais sobre a nossa história.

Pensando nisso, listamos 4 museus no litoral norte de São Paulo para que você possa saber mais sobre eles antes de visitá-los. Confira.

1. Museu da Vida Marinha

Localizado ao lado do Aquário de Ubatuba, na Rua Guarani, 859, o Museu da Vida Marinha é voltado para a biodiversidade. Nele, estão expostos diversos animais marinhos: desde pequenos invertebrados até grandes mamíferos, como as baleias.

Uma curiosidade sobre o museu é que as obras, esqueletos, peças e réplicas são provenientes dos anos de funcionamento e pesquisa do próprio aquário de Ubatuba, fundado em 1996. Alguns itens também são fruto de parcerias com outras instituições, como o Museu Oceanográfico da FURG (Universidade Federal de Rio Grande), o Museu da Universidade do Vale do Itajaí, e com doadores, como a família do Sr. Jorge Sisla e do escultor Victor Brecheret.

2. Museu Náutico de Ilhabela

Dentre os museus no litoral norte, não podemos deixar de citar o Museu Náutico de Ilhabela. Localizado na Rua José Bonifácio, no bairro da Água Branca, é um dos principais pontos turísticos do Estado de São Paulo.

Ele funciona todos os dias, normalmente das 10h às 18h — vale consultar horários diferenciados em feriados. A entrada é monitorada e também é possível fazer o agendamento para visita em grupos.

Você sabia que Ilhabela ficou conhecida como o Triângulo das Bermudas brasileiro? Isso mesmo! Esse apelido foi resultado da grande ocorrência de naufrágios na região, que é onde se encontra o maior cemitério de embarcações do país.

No setor de naufrágios do museu estão expostas mais de 1500 peças dos navios naufragados, que datam do século XVIII até meados do atual. Muitas dessas peças são do Príncipe de Astúrias, um transatlântico que navegava da Espanha para a Argentina. Nesse acidente, foram contabilizadas 477 mortes, sem considerar os clandestinos. Essa é considerada a maior tragédia náutica na nossa costa.

O setor arqueológico do museu também é bastante interessante. Lá está exposto o esqueleto do morador mais antigo da ilha, que data de mais de 2000 mil anos. Portanto, sem dúvida esse é um dos museus no litoral norte que merece a sua visita.

3. Forte São João da Bertioga

Situado na Rua José Bonifácio, essa construção foi a primeira fortaleza do Brasil, erguida pelos portugueses em 1532. No início, era chamado de Forte São Thiago e teve o nome mudado para Forte São João em 1756.

A sua estrutura original era de paliçada de madeira e devido a um ataque indígena foi refeito em alvenaria no ano de 1547. Após isso, o prédio já passou por outras reformas, sendo a última delas em 2001.

Desde 1940 é considerado patrimônio histórico e cultural do Brasil, em tombamento pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No ano 1960 ficou sob a responsabilidade do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga (IHGGB).

Nessa visita, você pode encontrar canhões de murada, espadas, arcabuzes, capacetes de metal e a réplica de uma armadura medieval.

4. Museu de Arte Sacra de São Sebastião

O Museu de São Sebastião, localizado na Rua Sebastião Silvestre Neves, é um acervo composto por peças antigas e raras. Lá você encontrará um ambiente tranquilo e poderá contar com guias atenciosos.

Os museus no litoral norte de São Paulo são ricos em peças autênticas e réplicas que contam um pouco da nossa história. Por isso, são uma ótima maneira de buscar conhecimento e, ao mesmo tempo, passear com a família e ter bons momentos de lazer. Além disso, são de fácil acesso e próximos à capital. Não deixe de visitá-los.

Viu como existem boas opções de lazer no litoral além das praias? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a desfrutarem de bons momentos de lazer e conhecimento!

Share This