fbpx
Corretor e cliente apertando as mãos no fechamento de uma venda de imóvel

Investimento em imóveis: descubra agora se vale a pena!

O investimento em imóveis foi, por muito tempo, considerado uma das melhores alternativas para se aplicar o dinheiro. É considerado altamente seguro e, mesmo comparado a outras formas de aplicação, traz alta rentabilidade e muitas vantagens para quem aposta no setor.

Mas será que realmente vale a pena? A verdade é que depende muito da localização, valorização e características do imóvel. Para você entender melhor, a seguir vamos mostrar as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento. Continue a leitura e prepare-se para ver seu dinheiro render!

Quais são as vantagens de se investir em imóveis?

Para que você tire suas dúvidas de uma vez por todas, listaremos, abaixo, as principais vantagens do investimento no mercado imobiliário.

Segurança

Depois de comprar e registrar seu imóvel em cartório, dificilmente você poderá perdê-lo — apenas em casos de inadimplência de impostos e ações judiciais. Ou seja, é um investimento altamente seguro!

Além disso, é praticamente impossível que o seu valor não aumente ao longo do tempo, mesmo com o mercado desaquecido. Isso se deve por conta das correções dos valores ao longo do tempo, fazendo com que você não perca o dinheiro investido.

Rentabilidade

Além da valorização do imóvel, é possível obter ainda mais lucros com a locação da propriedade e não ter despesas com IPTU, condomínio, entre outras. Muitas pessoas, inclusive, financiam o imóvel e quitam suas parcelas a partir do pagamento do aluguel.

É uma forma de renda passiva que você pode garantir sem precisar se desfazer do seu patrimônio e, ainda, sem gastos com o imóvel.

Diversificação de portfólio

Quem já investe de outras formas, sabe da importância de diversificar seu portfólio para ter mais segurança e melhores resultados.

Sendo assim, aplicar o dinheiro em um imóvel significa mais uma forma confiável de obter lucro, sem se limitar em apenas um tipo de investimento.

Quais são as desvantagens do investimento em imóveis?

Como todo investimento, o mercado imobiliário também pode trazer alguns riscos e problemas. Confira abaixo.

Baixa liquidez

Como dito, o imóvel sempre tende a valorizar. Ainda assim, muitas vezes é difícil conseguir o valor desejado por ele rapidamente — principalmente se você precisa acelerar a venda e, para isso, abre mão de parte de seu lucro.

Outro problema é que se você precisar de apenas de parte do valor do bem para suprir uma emergência, não poderá vender somente parte dele para reaver a quantia que necessita, mas sim sua totalidade.

Custos de preparo para venda e locação

Se a intenção é aumentar os lucros com a venda e a locação do imóvel, é imprescindível investir no local, fazendo reformas de melhorias para valorizar o bem. O problema é que isso eleva os custos do investimento, retirando parte dos ganhos.

Por outro lado, oferecer uma propriedade com a manutenção em dia pode ajudar você a cobrar um valor mais alto.

Congelamento do valor investido

As crises econômicas e a alta dos juros impactam diretamente no mercado imobiliário, fazendo com que haja menos procura para locação e compra de imóveis nesse período. Dessa forma, é possível que, nesses momentos de baixa, seus lucros fiquem estagnados por um tempo, até a recuperação da economia.

Como você pode ver, o investimento em imóveis tem vantagens e desvantagens. Portanto, é importante buscar informações, contar com uma boa imobiliária para encontrar a melhor opção e, claro, dispor de organização financeira para evitar transtornos no orçamento.

Está pensando em investir e quer encontrar o imóvel certo? Nós podemos ajudar! Entre em contato conosco e confira as opções de propriedades de luxo em todo o litoral norte de São Paulo.

Quer receber nossos artigos gratuitamente?

Cadastre-se para receber por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.