fbpx

Localizada no Litoral Norte de São Paulo, Ilhabela é conhecida principalmente pela beleza de suas praias e cachoeiras, mas a cidade conta com alguns segredos. Além de contar com diversas espécies da fauna marinha, quem visita a ilha em busca de aventura também pode explorar dezenas de antigas embarcações que ali naufragaram.

Calcula-se que o local tenha sido cenário de mais de 100 naufrágios e atualmente, os desastres deram lugar a belíssimas paisagens submersas, que encantam e aguçam a curiosidade de muita gente!

Cerca de 20 pontos podem ser visitados e todos são divididos em níveis de dificuldade. Por isso, sendo você um mergulhador veterano ou não, poderá ter a chance de apreciar os mistérios que a cidade guarda debaixo d’água.

Os pontos possuem profundidade que variam entre 6 e 19 metros. É válido lembrar que, experiente ou amador, pesquisar sobre o local a ser explorado é imprescindível. Devido a instabilidade do mar em alguns momentos, a aventura pode ser comprometida, pois o mergulhador pode não ter uma boa visualização. Por esse motivo, também é importante o auxílio de operadoras de mergulho. Segurança sempre em primeiro lugar!

Durante o passeio, é possível avistar partes de navios, barcos, caldeiras, âncoras, entre outras peças. Indicado para os iniciantes e com profundidade inicial de três metros, o navio Aymoré está naufragado na praia do Curral desde 1914, devido uma tempestade. Também podemos citar o Velásquez, um navio a vapor inglês com mais de 150 metros de comprimento. Seus destroços estão submersos na Ponta da Sela desde 1908!

Para os desbravadores de plantão, o Concar, afundado desde 1859, pode ser visto a partir de 15 metros da superfície. Já o Príncipe da Astúrias, o mais procurado entre os aventureiros, afundou em uma noite de 1916 e resultou na morte de pelo menos 477 pessoas. A embarcação se encontra na Ponta do Pirabura, numa profundidade de 25 a 40 metros.

 


SERVIÇO

Para quem se interessou, a secretaria de turismo na cidade pode ajudar indicando as melhores escolas e profissionais para prática do mergulho. Mais informações, pelo telefone (12) 3895-7220 ou no endereço Praça Vereador José Leite dos Passos, n° 14 – Barra Velha.

 

Narwhal

Site: www.narwhal.com.br

Telefone: (12) 3896-3807, (12) 9 8886-7268

Endereço: Av. Princesa Isabel, 171, Praia do Perequê, Ilhabela – SP

 

Colonial Diver

Site: www.colonial.com.br

Telefone:(12) 3894-9459, fax:(12) 3894-1065

Endereço: Avenida Brasil, 1751, Pedras Miúdas – Ilhabela – SP

 

 

 

 

 

Texto: Agência MayPress

Redação: Ricardo Hiar| Edição: Talita Marcondes

Fotos: Acervo do Museu Náutico de Ilhabela

Fonte: Revista Quadra Yachts

Share This