fbpx

O estado de São Paulo é o grande líder da nação brasileira. Sendo uma verdadeira locomotiva econômica, suas cidades, bairros e vizinhanças refletem toda a riqueza gerada em suas terras.

Em certas macrorregiões, como o Grande ABC Paulista, ou até em eixos que incluem cidades como Guarulhos e Barueri, é notável o desenvolvimento do estado, que traz confortos que podem ser percebidos nas boas estradas, na segurança pública e nos serviços ofertados.

O Litoral Norte de São Paulo é uma dessas macrorregiões, e cidades como Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba oferecem toda a estrutura necessária para viver ou viajar com o máximo de conforto possível.

Seja um viajante de temporada, seja um morador fixo, quem circula pelo Litoral Norte se encanta e se apaixona pela beleza intocada das praias, que contam com uma infraestrutura perfeita, elaborada para que a viagem seja tranquila e relaxante tanto no mar e na areia quanto nas ruas e estradas.

Elaboramos este guia com o objetivo de mostrar um pouco dos melhores lugares para viajar em SP. Por isso, relaxe e continue nos acompanhando nessa caminhada virtual que tem como foco o Litoral Norte de São Paulo. Vamos lá?

Por que é tão bom viajar em SP?

O estado de SP oferece algumas das melhores estradas do país. O sistema de rodovias está sempre passando por manutenções e, embora ainda precise de certas melhorias, é fácil perceber que as vias estaduais estão entre as melhores rotas nacionais.

Outro ponto que merece ser ressaltado é o setor de serviços de São Paulo, no que diz respeito à oferta de hotéis, pousadas e restaurantes. Quem viaja por aqui pode escolher entre diversas opções e faixas de preço.

Não importa se você está na capital, no interior ou no litoral: em São Paulo, você pode escolher o serviço que mais te agrada e ter um atendimento de alto nível.

Indo mais a fundo no assunto, as atrações turísticas e naturais de São Paulo são protegidas por legislações e medidas que visam mantê-las da melhor forma possível.

Alguns lugares são administrados por ONGs de renome mundial e instituições sérias, como o Projeto Tamar, que possui uma sede na cidade de Ubatuba, e a APA Baleia Sahy, uma área de proteção ambiental que visa preservar um manguezal formado pelo encontro das águas do Rio Sahy com o mar e a Mata Atlântica nativa local.

A APA Baleia Sahy realiza passeios turísticos guiados pelo manguezal e pelo rio. Todos são feitos com barqueiros locais que recebem treinamento especial e ensinam sobre a preservação das matas e do mangue.

Há, ainda, lugares tão remotos e isolados que são protegidos pelos próprios moradores locais, em um esforço de união e respeito firmado para manter bonito aquilo que a própria natureza construiu. Você dificilmente vai se decepcionar viajando pelo estado de São Paulo.

Ser morador da capital paulista é um ponto que conta a favor na hora de viajar pelo estado. Saindo da capital, em uma breve viagem de carro, é possível chegar a destinos paradisíacos, como a Ilha das Couves, em Ubatuba, ou a Praia da Feiticeira, uma das encantadoras praias de Ilhabela.

Tendo lugares assim na vizinhança, quase no quintal de casa, fica fácil esquecer do cansaço e estresse do cotidiano.

Seja para passar uma temporada de férias pertinho do mar, seja para um refúgio de fim de semana, ou até mesmo para quebrar a rotina e dar uma escapada em um dia útil, ter um imóvel na praia, especialmente se for no Litoral Norte de São Paulo, significa ter a tranquilidade de contar com um refúgio logo ao lado, a qualquer momento.

Quais são os melhores lugares para viajar em SP?

A seguir, reunimos os melhores lugares para viajar em São Paulo. Nosso guia está dividido de acordo com as principais praias locais, mas também incluímos algumas das mais exóticas ou divertidas e aquelas que são ideais para conhecer com a família.

Quer saber quais são? Então, continue acompanhando!

Caraguatatuba

Caraguatatuba — ou Caraguá, para os íntimos — fica a apenas 170 km da capital do estado de São Paulo e pode ser acessada pela Rodovia Ayrton Senna e pela Rodovia dos Tamoios para quem vem de lá.

A cidade é considerada o município com a melhor infraestrutura urbana do Litoral Norte de São Paulo, sendo a principal economia da região. Por isso, tem à disposição faculdades e uma boa rede de serviços, como hospitais e clínicas médicas.

Para quem quer uma diversão que não dependa do clima e da temperatura, Caraguatatuba é o local ideal, já que conta com um amplo shopping center equipado com salas de cinema, essencial para garantir o passeio em dias chuvosos.

Dá para visitar Caraguatatuba com tranquilidade durante todo o ano, e a melhor época para viajar pode ser a qualquer momento. O mês mais quente na cidade costuma ser fevereiro, quando a alta temporada está se aproximando do fim.

O verão costuma ser um período chuvoso na cidade, com as tradicionais chuvas de fim de tarde. Já no inverno, as temperaturas ficam mais amenas e o índice pluviométrico diminui, permitindo que as viagens sejam bem agradáveis, já que suas praias ficam menos disputadas.

Confira, abaixo, algumas das principais praias locais:

Praia de Tabatinga

Por suas águas límpidas e seu mar tranquilo, que chega a parecer uma grande piscina natural, a Praia de Tabatinga é uma das preferidas das famílias que visitam Caraguatatuba. A cerca de 17 km do centro, ela é uma das praias mais tranquilas da cidade.

Quem gosta de esportes aquáticos, como canoagem, stand-up paddle e caiaque, vai adorar a Praia de Tabatinga. O canto esquerdo do mar da região é todo reservado para isso. Muitos visitantes também aproveitam as águas tranquilas para andar de jet ski.

Bem em frente à praia, é possível ter uma vista incrível da Ilha do Tamanduá e da própria Ilhabela. Ali, quem gosta de aventura também pode fazer bons passeios de barco.

Se você vai passar férias em família, considere ter a Praia de Tabatinga como base. Assim, dá para aproveitar o melhor que ela tem a oferecer e ainda fazer trajetos curtos para conhecer outros paraísos naturais que ficam ali perto.

Costa Verde Tabatinga

O Costa Verde Tabatinga é um condomínio de luxo que fica anexo à Praia de Tabatinga e é responsável por preservar parte da faixa de areia, além de contar com vários imóveis de alto padrão para aluguel ou compra.

O Condomínio Costa Verde Tabatinga — ou CCVT, como também é conhecido — oferece uma infraestrutura completa para todos os seus moradores e visitantes, além de segurança reforçada 24 horas, que se estende até a área da praia.

Projetado por um grupo ítalo-suíço, o condomínio tem 1.200.000 metros de extensão e uma orla de praia de 500 metros. Este complexo condominial é referência em alto padrão no Brasil.

Quem escolhe o CCVT tem acesso a um minimercado, restaurante, ambulatório médico completo, quadras poliesportivas, cinco quadras de tênis (sendo uma construída totalmente dentro do padrão oficial da Federação Internacional de Tênis), quadra de bocha, piscinas para adultos e crianças, salão de festas e de jogos, academia de ginástica completa, circuitos de caminhada, playground e acessos para helicópteros ou embarcações.

O CCVT também proporciona aos seus moradores facilidades como ruas pavimentadas e bem iluminadas, sistema de tratamento de esgoto e de captação de água e recolhimento de lixo.

Para comprar um imóvel nesse refúgio de luxo e tranquilidade, basta procurar uma imobiliária local que seja especializada e que tenha expertise no mercado.

Ainda indeciso em relação a investir no CCVT? Uma boa opção é se hospedar no Costa Verde Tabatinga Hotel, que fica dentro do condomínio. Passar um período no estabelecimento é uma chance de experimentar como é morar ali antes de comprar ou alugar um imóvel no local.

O hotel conta com piscinas, restaurante, parquinho infantil, serviços de massagem, academia, sauna, quadras de tênis e tudo mais que pode ser necessário para ter uma hospedagem tranquila.

Praia Brava

Isolada, a Praia Brava é para aqueles que gostam de privacidade e sossego. Sem quiosques ou restaurantes, a faixa de areia grossa é reservada somente para os que querem relaxar e curtir uma vista de tirar o fôlego.

Para chegar lá, é preciso ir até a Praia Martim de Sá e fazer uma trilha de pouco mais de 20 minutos, que começa logo após o Rio Guaxinduva.

Praia de Massaguaçu

Com mar agitado, a Praia de Massaguaçu é o local ideal para os surfistas e amantes de esportes aquáticos.

Ela é uma praia de tombo, o que significa que a profundidade de suas águas aumenta rapidamente e sem aviso. É uma praia ideal para quem sabe nadar bem e quer curtir uma aventura.

Praia de Martim de Sá

Quer uma praia para viajar com a família? Um lugar que tenha uma boa estrutura de restaurantes e quiosques, além de uma faixa de areia tranquila e um mar seguro para crianças? Escolha a Praia de Martim de Sá.

Ao sul, o mar de Martim de Sá é mais agitado e próprio para o surfe. Já ao norte, na região que fica perto do Rio Guaxinduva, as águas ficam mais calmas e apropriadas para os pequenos.

Ilhabela

Ilhabela fica a pouco mais de 200 km da cidade de São Paulo. Para chegar até lá, é preciso pegar uma balsa que sai de São Sebastião.

Uma das cidades mais bonitas do estado de São Paulo, Ilhabela conta com mais de 40 praias de estilos variados, indo das mais urbanizadas até as isoladas e completamente intocadas.

Ilhabela é considerada a Capital Nacional da Vela, sendo palco de competições e disputas desse esporte durante todo o ano. Os amantes dessa bela arte aquática não podem deixar de conhecer a ilha e suas lindas praias, que contam com ventos extremamente propícios para a prática desse tipo de navegação.

A seguir, descubra algumas das principais e mais bonitas praias daquela que tem “bela” até no nome:

Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira é uma das mais famosas de Ilhabela. Ela está localizada a cerca de 5 km do porto de Ilhabela — local onde pára a balsa que traz os visitantes de São Sebastião.

Para chegar lá, é preciso caminhar cerca de 200 metros pela estrada principal da ilha. A orla é pequena, mas charmosa o suficiente para encantar qualquer um de seus visitantes.

Existe uma lenda em relação ao nome da praia. Dizem que a “feiticeira” era uma moradora local que acumulou riquezas de maneira duvidosa e enterrou um tesouro na faixa de areia da praia com a ajuda de escravos.

Além da beleza da praia, há também ali uma pequena cachoeira, construída por antigos donos de uma fazenda que ficava na região.

Praia do Perequê

A Praia do Perequê é uma das mais extensas da ilha e também conta com a melhor infraestrutura em termos de restaurantes e quiosques. Perequê tem vários coqueiros espalhados por sua orla que garantem o típico cenário de férias, com muita sombra e água fresca.

Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos tem cerca de 2 km de extensão e é uma das mais interessantes da ilha. Seu acesso é complicado: é preciso percorrer cerca de 22 km que podem ser vencidos a pé ou em veículos com tração nas 4 rodas.

Porém, todo o esforço vale a pena quando se chega lá e se vê um lugar pouco ocupado e muito deslumbrante.

Se você é do tipo aventureiro, é da Praia de Castelhanos que saem outras trilhas que percorrem Ilhabela e que proporcionam vistas incríveis de outras praias, da Mata Atlântica natural da ilha e até de cachoeiras locais.

Guarujá

O Guarujá é uma das principais estâncias balneárias do estado de São Paulo. Essa identificação garante que o governo repasse uma verba maior à cidade, com o objetivo de promover o turismo local.

São 22,3 km de litoral, totalizando 27 praias que se espalham por toda a Ilha de Santo Amaro, onde a maior parte do território do Guarujá fica situada.

Devido à proximidade da cidade de São Paulo — são apenas 90 km de distância —, o Guarujá é uma excelente opção para os moradores da capital paulista. Confira algumas de suas principais praias:

Praia da Enseada

A Praia da Enseada é uma das mais procuradas pelos turistas que visitam o Guarujá. Sua extensa faixa de areia é muito aproveitada pelas famílias, enquanto suas águas agitadas são um paraíso para os surfistas.

Essa praia costuma ficar lotada de turistas durante a alta temporada, mas é um grande refúgio para os moradores locais na baixa temporada.

Praia das Astúrias

Com uma orla repleta de edifícios, Astúrias é uma das praias mais urbanas do Guarujá. Morar em um apartamento nesse local, bem em frente à praia e com o pé na areia, garante visuais de tirar o fôlego durante o entardecer e encanta qualquer amante do mar.

Praia das Pitangueiras

Se você achou a Praia das Astúrias urbana, espere até ver a Praia das Pitangueiras. É nesse endereço que se encontram os edifícios de luxo, que contam com apartamentos de alto padrão e todos os confortos e conveniências necessárias para passar as férias e descansar com conforto e tranquilidade.

Além da areia fofa e das ondas calmas, em Pitangueiras é possível encontrar shoppings e alguns dos principais pontos comerciais do Guarujá, além de bares e restaurantes badalados para uma boa refeição depois de um dia inteiro relaxando à beira-mar.

Ubatuba

A cerca de 3h da capital paulista, Ubatuba é uma das melhores cidades para quem viaja com crianças.

Além de praias incríveis, a cidade conta com uma sede do Projeto TAMAR, que visa a proteção ambiental das tartarugas marinhas por meio da conscientização social e da preservação dos ninhos desses animais.

Ubatuba tem também um aquário, que acaba servindo como uma alternativa de passeio para aqueles dias de férias em que o tempo não colabora tanto para passar o dia relaxando na areia da praia. Veja algumas de suas praias mais famosas:

Praia de Picinguaba

Picinguaba é uma vila de pescadores com uma praia charmosa e pequena. Suas águas de tombo têm um tom esverdeado singular que combina perfeitamente com o verde das matas que rodeiam a praia. É dessa praia que saem as embarcações que levam os visitantes até a Ilha das Couves.

Ilha das Couves

A cerca de 10 minutos de barco da Praia de Picinguaba está a Ilha das Couves. Remota, a única estrutura oferecida pela ilha é um pequeno quiosque com banheiro e que serve refeições diárias.

A Ilha das Couves tem apenas duas praias. Ambas são de tirar o fôlego, com águas cristalinas em um tom de azul-turquesa que só é possível encontrar em certos lugares do Caribe.

Cheias de pedras e com areia grossa, aproveite para fazer snorkel nas águas da Ilha das Couves. De lá, dá para ver diferentes espécies de peixes, tartarugas e até cavalos-marinhos.

A praia tem sido muito frequentada, por isso, chegue cedo para aproveitá-la ainda vazia. Além disso, não esqueça de levar embora todo o lixo que for gerado durante sua visita. De tão isolada, a Ilha das Couves ainda não conta com serviços de coleta de lixo.

Praia de Camburi

A Praia de Camburi é o paraíso das pessoas que gostam de fazer ecoturismo. Ela fica entre o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Por isso, ela é quase intocada.

Para os mais aventureiros, esse cenário incrível é ponto de partida para trilhas e caminhos que desbravam todo o território de Ubatuba.

Praia da Santa Rita

A Praia da Santa Rita fica dentro de um condomínio fechado, mas também pode ser acessada por visitantes.

Com águas tranquilas que mais parecem uma piscina, essa é uma das praias mais procuradas por famílias com crianças.

Praia do Félix

A Praia do Félix é um lugar para fazer mergulho com tranquilidade, por ser isolada e não muito visada por turistas. A praia conta com uma faixa de areia extensa, repleta de árvores que oferecem uma sombra confortável para relaxar e se abrigar do sol.

Praia da Enseada

Limpa e com uma infraestrutura completa, a Praia da Enseada fica bem perto do centro da cidade de Ubatuba, o que faz dela um lugar repleto de restaurantes e bares que podem agradar diferentes perfis de viajantes.

Sua orla é asfaltada e oferece excelentes condições para caminhadas e cooper, permitindo que os visitantes mantenham a forma e relaxem com uma vista incrível.

Praia da Almada

A Praia da Almada é apontada por muitos como a melhor praia de Ubatuba. Com mar azul-turquesa, águas extremamente calmas e uma areia fofa que agrada qualquer viajante, o lugar é uma beleza natural de tirar o fôlego.

Equipada com quiosques e restaurantes, ela proporciona o equilíbrio ideal entre estrutura urbana e natureza.

Vale a pena ter um imóvel em locais turísticos de São Paulo?

Se você se encantou pelos cenários que apresentamos e está pronto para viajar, já entendeu que vale muito a pena ter um imóvel nesses lugares.

Não é nada fácil viver em São Paulo, com todo o estresse do cotidiano e as dificuldades do dia a dia. Ter um refúgio em um desses paraísos é sua chance de estalar os dedos e viajar para sua segunda casa, deixando para trás tudo aquilo que te incomoda.

Com poucas horas de estrada, você chega a esses destinos incríveis, onde pode curtir o mar e aquele clima de relaxamento que só a praia e uma rede à beira-mar proporcionam.

Para além do descanso pessoal, adquirir um imóvel em uma região turística é uma grande oportunidade de investimento. Você pode alugar sua propriedade durante a alta temporada, quando as praias ficam excessivamente lotadas, e curtir a região na baixa temporada, quando tudo fica mais tranquilo.

Além disso, muitas pessoas alugam casas de férias para a realização de eventos importantes, como casamentos, o que pode lhe proporcionar grandes lucros.

Gostou de saber mais sobre os melhores lugares para viajar em SP? Está convencido de que sua próxima viagem deve acontecer no Litoral Norte do estado? Então, baixe nosso Guia Completo sobre o Litoral Norte Paulista e receba um conteúdo preparado especialmente para você que está interessado na região!

Share This