fbpx

O Fundo de investimento imobiliário (FII) é uma opção interessante para lucrar com a área imobiliária sem ter que adquirir um imóvel sozinho. Como se fossem condomínios fechados, divididos em cotas que podem ser adquiridas por qualquer pessoa, assim funciona o FII. Ao adquirir cotas a pessoa se torna sócio de empreendimentos importantes do país, como prédios, hospitais e imóveis comerciais que fazem parte dos fundos. Seus rendimentos são dados por locação, arrendamento ou alienação.

Os interessados nesta modalidade de investimento devem procurar uma corretora, estas empresas são especializadas e estarão sempre de olho nas melhores oportunidades para você. Como em qualquer outro investimento é sempre importante saber quais as taxas aplicadas, valores para corretagem e administração, pois elas podem variar. Uma das vantagens do fundo imobiliário é que pessoas físicas não pagam IR (imposto de renda) sobre a renda mensal gerada pelos aluguéis, porém, devem recolher os impostos mensalmente ao venderem suas cotas por um valor superior ao de sua compra. Os riscos dessa operação ficam por conta da inadimplência, as variações dos valores de mercado e ainda a vacância, que significa que o imóvel ficará desocupado por algum tempo.

A maioria dos fundos imobiliários trabalha com locações, os aluguéis recebidos são distribuídos mensalmente aos cotistas, o que significa que este tipo de investimento é gerador de renda, pode servir para complementar um patrimônio ou ainda como renda extra para quem está organizando a vida financeira. Os valores para entrar neste setor não são muito altos, existem opções de investimentos iniciais a partir de R$200,00 (duzentos reais), possibilitando o acesso de um grande investidor até o pequeno poupador.

Quando o investidor recebe a renda de um fundo imobiliário e não vai necessitar destes recursos, ele pode comprar mais cotas deste fundo ou de outro, já no mercado imobiliário ativo isso não é possível. Todas as questões que envolvem essas transações devem ser devidamente analisadas a fim de evitar possíveis riscos. De qualquer forma, a melhor maneira de garantir um futuro mais tranqüilo é planejando sua vida financeira, as opções de investimentos são muitas e cabe a você escolher a que melhor se enquadra em sua situação atual.

Redação Daniele Buosi | Agência MayPress.

Fontes: Fundo Imobiliário, Exame, Infomoney e Rico.

Share This