fbpx

A decoração é capaz de fazer mudanças incríveis em um ambiente, principalmente fazer com que aquele apartamento de 50m² pareça ter o dobro do tamanho, tornando-o mais espaçoso, elegante e aconchegante.

Confira algumas dicas para otimizar o espaço da sua residência e aproveitar cada metro quadrado da maneira correta.

Ambientes

Antes de começar a decorar, opte por integrar os ambientes, afinal divisões diminuem o espaço e prejudicam a circulação. A sala e a cozinha podem ser separadas apenas por uma longa mesa, por exemplo.

Cores

Cores claras dão a impressão de amplitude, opte por pintar apenas a parede do fundo com uma cor mais escura ou com listras para dar a impressão de profundidade. As cores claras valem também para o piso e mobiliário, deixando o ambiente ainda mais iluminado e clean.

Imagem mostrando uma sala com cor clara

Cortinas

Instalar cortina com o trilho embutido, ou o mais próximo do forro, e o comprimento até o piso é excelente para ampliar o pé direito, para ajudar nessa questão pinte o teto com uma cor dois tons mais claras que a parede.

Espelhos

Outra ótima solução para ampliar o ambiente é muito conhecida: espelhos. A dica é escolher o ambiente e local corretos, para não refletir a luz e incomodar. Prefira esse truque em salas, quartos e banheiros, de frente para a parede lisa ou com estantes.

Imagem mostrando uma sala com a presença de espelho

Iluminação

A iluminação também é de suma importância para o efeito de ampliação do espaço, por isso use e abuse das janelas e da iluminação com lâmpadas estrategicamente instaladas nos ambientes mais escuros.

Móveis e objetos

Na hora de escolher os móveis, é preciso ficar atento às funcionalidades, quando mais utilidades, melhor. Opte por uma cama baú, e que tal um sofá com estante para livros? Charmoso e prático! A ideia é não acumular, por isso aposte em móveis planejados, suspensos e prateleiras embutidas, que liberam espaço para circulação no cômodo e valem o investimento.

Dê seu toque final com objetos de decoração transparentes, que dão um aspecto moderno e sofisticado ao ambiente, e posicione os outros em locais estratégicos que não deem a impressão de bagunça, além, é claro, de ajudar na sensação de amplitude.

Imagem mostrando uma decoração com móveis e objetos

Texto: Eduarda Toledo – Agência MayPress
Fontes: Bolsa de Mulher, O Meu Pé Direito, Limão na Água e M de Mulher

Share This