fbpx

Os investimentos em empreendimentos imobiliários sempre foram considerados pelos brasileiros como uma opção rentável e segura, se consolidando como uma das carteiras mais tradicionais no país. Tanto que, durante décadas, comprar apartamentos, casas, loteamentos, terrenos ou pontos comerciais foi a principal alternativa para os investidores mais conservadores.

Não é difícil compreender esse comportamento. Afinal, eram poucas as opções de investimento, assim como a regulamentação do setor financeiro. Além disso, eram incontáveis as incertezas a cerca das decisões governamentais que poderiam levar desde a desvalorização de investimentos até o confisco de bens e valores.

Isso — aliado à política governamental do desenvolvimentismo — proporcionou a consagração desse tipo de investimento, mas, e hoje, ainda vale a pena investir em empreendimentos imobiliários?

Se você tem alguma dúvida sobre o tema, este é o seu artigo. Vamos contar tudo o que você precisa saber para tomar uma das decisões mais importantes no planejamento do seu futuro e da sua família. Vem com gente e conheça tudo sobre empreendimentos imobiliários.

O que são empreendimentos imobiliários?

O primeiro e talvez mais importante passo para saber se vale a pena realizar um investimento (seja ele qual for) é ter clareza do que se trata — não basta ter apenas uma certa noção. Por isso, vamos começar entendendo o conceito de empreendimentos imobiliários.

Pois bem, o conceito de empreendimentos imobiliários é: as ações de parcelamento do solo urbano para fins habitacionais, industriais ou comerciais. Englobando desde a criação de loteamentos, até a construção de conjuntos habitacionais ou luxuosos condomínios fechados, passando pela implantação de empreendimentos de lazer, como campings, clubes ou parques.

Ou seja, o termo engloba uma série de empreendimentos que modificam de maneira definitiva o espaço no qual estão inseridos, bem como seu entorno. Cada um, evidentemente, com características próprias, como veremos um pouco mais adiante. Mas, antes, vamos entender como funcionam os empreendimentos imobiliários?

Como funcionam os empreendimentos imobiliários?

Quando você passa por um residencial recém-inaugurado ou uma torre comercial, já parou para pensar em tudo que precisa acontecer para que aquele projeto se concretize? Ou ainda, antes mesmo, como nasce a ideia para um novo empreendimento imobiliário?

Pois é, como você pode imaginar, muita coisa acontece para colocar um empreendimento de pé. E, claro, tudo começa com uma simples ideia.

É a partir daí que a equipe de profissionais envolvidos inicia os trabalhos de inteligência de mercado e prospecção, concepção, elaboração de projeto, adequação legal, lançamento e as etapas relacionadas à obra propriamente dita. Sem se esquecer do trabalho fundamental de venda. Vamos conhecer esse ciclo?

O início: prospecção de mercado

Essa é a etapa na qual só existe uma ideia na cabeça do empreendedor. Contudo, como uma boa ideia nem sempre é um bom negócio, a primeira coisa a se fazer é verificar a viabilidade do empreendimento.

Na prática, é o momento de responder a perguntas como: quais terrenos estão disponíveis na cidade? Qual o custo deles? O que é preciso saber sobre o plano diretor e especificamente sobre o zoneamento de interesse? Existem compradores em potencial para o tipo de empreendimento a ser implantado? Qual será o custo da construção? Qual o impacto na região? Quais medidas mitigadoras serão necessárias?

Em resumo, ao final dessa etapa é ter clareza se a ideia em questão tem potencial comercial, se o terreno escolhido é viável (financeira e juridicamente) e se há fontes de financiamento. Assim, caso essas variáveis sejam positivas, o empreendedor já pode passar para a próxima etapa.

Mãos à obra: concepção e projeto

Com a primeira etapa cumprida e a convicção de que é mais que uma boa ideia, e sim um bom negócio, é hora de começar a desenhar o projeto propriamente dito. Entre os pontos que devem ser definidos: as plantas baixas, os materiais utilizados, o que será contemplado na área comum, qual o projeto de iluminação, qual a importância das áreas externas, se será uma construção sustentável.

Esse é o momento de equilibrar o projeto arquitetônico, o estrutural, hidráulico, elétrico, paisagístico e os custos. Outro ponto fundamental é considerar o que foi levantado na primeira etapa, especialmente sobre as limitações jurídicas.

Até porque, é nesse momento que o empreendedor apresenta o projeto junto aos órgãos responsáveis pela aprovação e fiscalização do projeto. O devido cumprimento dessa etapa é imprescindível para a autorização de comercialização das unidades.

Apresentação: lançamento e marketing

Ponto fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, o lançamento é a arrancada para a comercialização. Só pode ter início após a obtenção da licença junto à prefeitura. Além disso, nesse momento é necessário realizar um grande esforço de publicidade — paga e gratuita — seja por meio de anúncios em veículos locais, digitais ou de matérias jornalísticas.

Contudo, é claro que o esforço de comercialização prossegue nas fases seguintes e, até mesmo, após a conclusão da obra, caso ainda haja alguma unidade em estoque.

Planejamento: pré-obra

A quarta etapa do ciclo de um empreendimento imobiliário é uma das mais importantes. É nesse momento que se finaliza o projeto executivo, define-se a equipe que tocará a obra, procedem-se as primeiras contratações, estabelecem-se os fornecedores, entre outras tarefas.

Levantando a casa: a obra

É hora de transformar em realidade tudo que foi planejado até agora, tijolo por tijolo. Nessa etapa é importante seguir o planejamento, desde o projeto estrutural até a decoração da área em comum, com atenção especial ao orçamento. Será essa preocupação com os detalhes que vai garantir que o produto seja entregue da forma como foi concebido e, especialmente, como foi comercializado.

Além disso, se o trabalho realizado até aqui foi bem-feito, as surpresas e imprevistos serão mínimos. Todavia, pode ter certeza: eles acontecerão. Por isso, para esse momento é fundamental ter uma equipe preparada para sanar as questões que aparecerão, com o menor prejuízo possível, seja de recursos ou de tempo.

Finalização: entrega e pós-entrega

Não se pode dizer que chegar à fase de entrega de um empreendimento imobiliário seja uma tarefa fácil. Porém, com certeza, é uma grande realização.

Esse é o momento de entregar as chaves, de fechar um ciclo, mas para que se evitem problemas futuros é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo: realizar vistoria de entrega (garantindo as características de venda como medidas e acabamento), estabelecer regras do condomínio, eleição do primeiro síndico, entre outros.

Afinal, se você quer garantir seu sucesso e permanência no mercado como empreendedor imobiliário, não adianta arrasar nas vendas, se a entrega e o pós-venda não forem tão bons quanto o lançamento, correto? Não vai querer comprometer sua reputação. Já se for um investidor, é sempre bom verificar a reputação da incorporadora ou construtora, a fim de preservar seu investimento.

Quais são os tipos de empreendimentos imobiliários?

Há diversos tipos de empreendimentos imobiliários disponíveis no mercado, cada um com características diferentes e pensados para atender uma necessidade específica. A primeira diferença e mais nítida diz respeito à finalidade: residencial, comercial ou industrial.

Entretanto, essa não é a única diferença que você deve avaliar na hora de escolher onde e como investir seu dinheiro. Para ajudar nessa decisão, listamos quatro tipos de empreendimentos imobiliários bastante rentáveis no Brasil.

Imóveis de alto padrão

Um dos melhores investimentos, ao tratar de empreendimentos imobiliários no Brasil são os apartamentos e casas de alto padrão. Isso porque as unidades desse segmento são projetadas para se valorizar ao longo do tempo. E isso não se deve apenas à qualidade dos materiais usados, mas, também, a outros pontos como localização, mobilidade, projetos modernos de segurança e infraestrutura.

Além disso, as classes com maior poder aquisitivo tendem a continuar consumindo mesmo nos momentos de recessão econômica, o que torna a possibilidade de investir em imóveis de luxo uma ótima alternativa com liquidez garantida.

Residenciais compactos

Um dos recursos mais escassos na atualidade é o tempo. A cada dia está mais difícil conciliar a vida pessoal, trabalho e família. Justamente por isso, imóveis residenciais e comerciais nos grandes centros urbanos tendem a passar por um constante movimento de valorização, decorrente das facilidades que proporcionam, como transporte público e conveniências.

Nesse segmento, os residenciais compactos como estúdios ou lofts são os queridinhos de estudantes universitários e profissionais liberais.

Loteamentos no interior

Se nas grandes cidades os compactos estão no top da lista, nas cidades de pequeno e médio porte são os loteamentos que fazem sucesso. Isto porque a maior parte dos municípios deste porte ainda conta com boas áreas em expansão urbana. De modo que a escolha certa pode ser um investimento muito rentável. Porém, é claro que é necessário ter know how e feeling.

Residenciais populares

O segmento de casas e apartamentos populares no Brasil pode ser bastante rentável. Principalmente se levarmos em consideração o crescente déficit de moradias, que atingiu, em 2017, 7,78 milhões de unidades habitacionais. 

Com esse quadro, quase 8 milhões de famílias moram em imóveis locados no Brasil. Ou seja, são milhões de oportunidades de rentabilizar imóveis com locações.

Porque investir em empreendimentos imobiliários?

Bem, agora que chegamos até aqui e você já sabe um pouquinho sobre o que são empreendimentos imobiliários, vamos explicar por que você deve investir nesse segmento.

Segurança

O primeiro e mais relevante ponto para se investir em imóveis é a segurança do investimento. Afinal, por pior que seja uma crise, sempre haverá demanda por imóveis, seja um ponto comercial ou uma residência. Além disso, imóveis são um investimento estável, uma vez que estão imunes aos movimentos do mercado financeiro e não podem ser confiscados ou congelados por ações governamentais.

Renda

Uma das grandes vantagens em investir em imóveis é a possibilidade de gerar renda passiva. Afinal, quem não quer ganhar dinheiro sem precisar trabalhar? Especialmente nos dias de hoje, quando aplicativos como o Airbnb facilitam consideravelmente a tarefa de alugar imóveis, inclusive em contratos de temporada.

Diversificação

Você conhece algum grande investidor que não tenha pelo menos um imóvel? Com certeza a resposta é não, e sabe por quê? Porque imóveis constituem-se como uma forma de diversificação do seu portfólio de investimento. São seguros, bastante rentáveis e têm uma liquidez razoável.

Quais as vantagens dos empreendimentos imobiliários?

Contudo, para além das principais razões pelas quais você deve investir em empreendimentos imobiliários (como citamos acima) existem outras vantagens importantes que você deve considerar. Confira abaixo.

Taxa de juros Selic em queda

Este ano, assistimos o mercado financeiro apresentar um dos menores índices históricos para taxa Selic, em torno 6,5%. Esse índice, associado à baixa taxa de inflação, garante juros baixos, valores não inflacionados e alta projeção de crescimento. Ou seja, a receita ideal para realizar investimentos seguros e rentáveis.

Facilidade na negociação

O mercado imobiliário passou por um período de baixa procura nos últimos anos. Com isso, é possível encontrar unidades prontas para morar com condições de pagamento e financiamento diferenciadas. Incluindo os imóveis de alto padrão.

Crescimento do mercado de imóveis de luxo

Por falar em imóveis de alto padrão, esse segmento é a melhor aposta para os investidores. Entre as razões para o crescimento do segmento destaca-se a necessidade crescente por mais segurança, espaços de lazer e sustentabilidade.

Tendências em empreendimentos imobiliários

Assim como nos mais diversos segmentos, as inovações tecnológicas também revolucionaram o ramo da construção civil nas duas últimas décadas. Seja com o desenvolvimento de novos materiais — mais sustentáveis e duradouros — tanto com a implantação de modernos sistemas de automatização quanto com a segurança eletrônica. Elas ainda ajudam na elaboração de projetos que contemplem o uso racional de água e energia, desde a obra e mesmo após ela.

Além disso, outros pontos essenciais às atuais construções de alto padrão é a disponibilização de mecanismos de reutilização e reciclagem de materiais e resíduos, o aproveitamento da luz solar e o conforto acústico de cada unidade.

Além disso, é uma tendência que imóveis de alto padrão ofereçam aos proprietários uma completa estrutura de lazer e entretenimento.

Em resumo, hoje, os empreendimentos de luxo não precisam oferecer apenas conforto e sofisticação, mas, também, atender às exigências ambientais e tecnológicas da nova geração. São inovações que vão desde tomadas para recarregar carros elétricos até reconhecimento ocular para desbloqueio de portas e acessos.

Porém, com tantas novidades e tendências, com tantas opções, como escolher os melhores empreendimentos imobiliários? É o que vamos contar para você a seguir.

Como escolher os melhores empreendimentos imobiliários

Um bom empreendimento imobiliário sempre se destaca no mercado, ainda que seja em um momento de crise ou de competição intensa. Desse modo, ele jamais perde o seu valor. Porém, como identificar o melhor empreendimento? Preste atenção nas nossas dicas.

Nicho de Mercado

Escolha um nicho de mercado e se dedique a ele. Adquira o máximo de conhecimento possível sobre o seu segmento e seu público-alvo. Procure compreender suas necessidades e anseios e, principalmente, aprenda a encontrar imóveis de qualidade.

Sustentabilidade

Como dissemos é crescente a preocupação com as questões ambientais, refletidas, inclusive, na maior rigidez da legislação do setor. Hoje, um projeto ambientalmente sustentável garante não apenas a economia de recursos, mas também uma publicidade bastante positiva.

Reúna conhecimento

Conhecimento nunca é demais, certo? Por isso, se quer se tornar um investidor de sucesso pesquise, sempre e cada vez mais. Aprenda a observar o mercado, a antecipar tendências, a reconhecer padrões, inclusive de liquidez e rentabilidade.

Uma boa maneira de adquirir conhecimento é encontrar suporte e assessoria em uma empresa especializada e com know-how no mercado imobiliário. Porém, como encontrar uma empresa de confiança? Alguns cuidados são essenciais.

Como encontrar uma empresa de confiança

Antes de qualquer coisa, é preciso que você defina a localidade onde gostaria de adquirir um imóvel. Isso porque é de suma importância que a empresa que vai assessorá-lo tenha amplo e profundo conhecimento da região, da dinâmica econômica, comercial, política, social e ambiental.

Assim que definir o local comece inicie sua busca pela internet. Faça uma pesquisa preliminar por imobiliárias na região. Observe o site e outros canais de comunicação, compare a oferta de outros imóveis e se estão de acordo com o que você tem em mente.

Escolha no máximo duas ou três opções mais interessantes. A partir daí verifique o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) — lembre-se que toda empresa séria precisa ter seu registro em dia. Analise o histórico da empresa, converse com antigos clientes e faça uma visita ao local. Quando estiver na sede da companhia, procure observar alguns dos pontos que citaremos no próximo item.

Diferenciais da Quadra Imóveis

Há mais de 35 anos a Quadra Imóveis se dedica a atender clientes exigentes e sofisticados. Com sede localizada dentro do condomínio Costa Verde Tabatinga, em Caraguatatuba, no Litoral Norte paulista, a imobiliária é especializada em imóveis de alto padrão.

O foco do trabalho é oferecer opções de venda e aluguel (residencial e temporada) de imóveis no litoral norte paulista, sempre com ética, transparência e bom atendimento. É assim que conquistamos confiança, estabilidade e experiência no mercado imobiliário.

Nossa atuação em lançamentos, imóveis de terceiros e locação é marcada pela inovação e criatividade, buscando antecipar as tendências do mercado imobiliário e garantir os melhores resultados para os nossos clientes.

Como fazemos isso? Como nos transformamos na melhor imobiliária de toda a região onde atuamos? Vamos contar agora para você.

Equipe especializada

Contamos com uma equipe de corretores credenciados, especializados em atender às necessidades e garantir a satisfação de nossos clientes, assessorando-os durante todo o processo de intermediação em compra ou locação.

Além disso, nossos profissionais estão em constante capacitação, de modo a se manterem atualizados com as tendências e novidades do mercado imobiliário.

Marketing Digital

Sabemos que nos dias de hoje a grande maioria dos clientes começa sua pesquisa por imóveis por meio de uma busca rápida na internet. Por isso, a Quadra imóveis investe em marketing digital. Nosso site e redes sociais foram cuidadosamente planejados para se constituírem em canais de comunicação diretos e transparentes.

Portfólio de imóveis

A Quadra tem os melhores imóveis em toda a região do litoral norte paulista. São unidades no Condomínio Costa Verde Tabatinga — o melhor condomínio de luxo do litoral norte paulista, localizado em Caraguatatuba —, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Todas as unidades negociadas ou administradas pela Quadra Imóveis são de alto padrão, imóveis com qualidade e bom gosto. Planejados para atender os clientes mais sofisticados e exigentes. Com infraestrutura completa, tanto no lazer quanto na segurança.

Sem falar da própria área na qual estão construídos. O litoral norte paulista é uma região privilegiada, tanto pela natureza exuberante quanto pela proximidade com a maior capital do país. Ou exatamente pela junção dessas duas características, um paraíso natural há aproximadamente de 2 horas e meia de São Paulo.

Confiança e discrição

Por fim, mas não menos importante, na Quadra Imóveis, o foco está nas pessoas. Nos preocupamos em oferecer um serviço de excelência e inovador aos clientes que desejam vender, comprar ou alugar seu imóvel.

Zelamos pela confiança que cada cliente tem depositado em nossa empresa há mais de três décadas. Assim como prezamos pela discrição em cada negócio realizado, pois entendemos a importância de preservar a intimidade e a privacidade das partes.

Sendo assim, cuidamos de cada negócio e de cada cliente com dedicação e empenho. Isso é o que de fato nos credencia para orientar você a investir em empreendimentos imobiliários com segurança e tranquilidade — e, claro, potencializando o retorno financeiro de nossos clientes.

Enfim, aqui, na Quadra você vai encontrar as melhores oportunidades, equipe especializada, investimento em marketing, seriedade, compromisso, dedicação e discrição. Ou seja, tudo o que você precisa para comprar, vender ou alugar seu próximo imóvel.

Como você pôde concluir com as informações do nosso artigo, tornar-se um investidor de sucesso no mercado imobiliário requer, sim, alguma dedicação e conhecimento. Porém, esse é um mercado bastante promissor e rentável.

Por isso, se você chegou até aqui e quer saber mais sobre o assunto — especialmente sobre imóveis de luxo no litoral paulista — entre em contato com a nossa equipe. Temos um time especializado para atender você e garantir que faça o melhor investimento em empreendimentos imobiliários. Conte com a gente!

Share This