fbpx
Imóvel com vista para o mar

Como amenizar o efeito da maresia em sua casa de praia?

Casa de praia é uma delícia. Investir nesse tipo de propriedade garante o conforto e a segurança da família em um local aconchegante, onde é possível se divertir, relaxar e aproveitar o que há de melhor em um dia ensolarado. Entretanto, quando o assunto tem a ver com a manutenção da propriedade, é preciso estar atento ao efeito da maresia na pintura, móveis e estrutura da casa, a exemplo de problemas como a corrosão.

Por isso, vamos mostrar para você como evitar esse tipo de desgaste a partir de processos como pinturas com tintas de proteção, verniz impermeabilizante e proteção com tecidos, entre outras dicas. Curioso para aprender o que fazer? Então, continue com a leitura e confira as informações que preparamos!

Tinta de proteção

A primeira dica tem a ver com o cuidado com as paredes externas, que devem ser pintadas, ao menos, anualmente com tinta impermeabilizante. Isso é importante porque as gotículas de água presentes na maresia conseguem penetrar até mesmo no concreto poroso, causando danos a longo prazo.

Já as paredes da região interna precisam de um cuidado extra: o melhor é investir nas tintas que tenham, também, fungicidas, já que essa parte da casa é mais propícia a desenvolver fungos.

Verniz impermeabilizante

Sua casa de praia tem decks ou pisos de madeira? Então, aposte na impermeabilização com verniz naval. A medida protege esse tipo de material do efeito da maresia e, de quebra, ainda deixa essas áreas mais lustrosas e bonitas.

É importante se lembrar de, de tempos em tempos, retirar o verniz antigo com lixa e fazer a higienização completa com um pano úmido antes de passar mais uma camada do produto nas superfícies. Não se esqueça, também, de passar verniz antioxidante em locais como portas, janelas e portões.

Tecidos para cobertura

Além de proteger a estrutura da casa, é muito importante não se esquecer dos eletrodomésticos. Por isso, considere a possibilidade de forrar geladeiras e fogões, por exemplo, com capas de tecidos protetores. Antes disso, passe uma camada de vaselina para reforçar os cuidados e limpe os eletrodomésticos com frequência com um pano úmido e sabão neutro. Lustra-móveis e óleo de peroba protegem móveis de madeira.

Lixa em pontos de corrosão

Entretanto, se você já identificou um móvel com algum tipo de corrosão causada pela água do mar, uma dica caseira é lixar a superfície para retirar a parte que apresente ferrugem. Os casos menos graves podem ser preservados com esmalte incolor. Caso a área de corrosão já seja significativa, o melhor, porém, é entrar em contato com profissionais especialistas nesse tipo de manutenção para evitar um dano maior no produto.

Gostou de aprender como combater o efeito da maresia na estrutura, nos móveis e na pintura de casa? Com essas dicas, fica fácil fazer a manutenção da propriedade de maneira eficiente. Além disso, seguir esse passo a passo ajuda a manter o ambiente mais bonito, de maneira a deixar esse espaço ainda mais aconchegante para você e para a sua família.

Aproveite a leitura do tema e deixe um comentário no post sobre as suas dicas de cuidados nesses casos!

Quer receber nossos artigos gratuitamente?

Cadastre-se para receber por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.