fbpx

Para incrementar os dias de sol à beira do mar ou da piscina, nada melhor que bebidas leves e deliciosas.


Não há nada mais gratificante que abrir as portas de casa para receber a família e os amigos. É em volta de uma boa mesa que surgem as melhores conversas e trocas de experiência. Confraternizar é especial e divertido. No verão, esses pequenos encontros se tornam ainda mais gostosos. Sol, alegria, praia, piscina, tudo isso harmoniza perfeitamente com deliciosos petiscos e drinques refrescantes.

Segundo Diogo Varotto Marques, especialista em Alimentos e Bebidas e Gestão de Gastronomia, um bom drinque de verão deve ter como base frutas tropicais. As bebidas podem ou não conter álcool e devem ser prioritariamente batidas com gelo. “O grande segredo de um drinque de verão é balancear e harmonizar bem os ingredientes: frutas cítricas, frutas secas, champagnes, vinho branco e muito gelo”, afirma Marques.

No entanto, vale um alerta: não é porque a base principal de um drinque de verão são frutas que vale tentar qualquer combinação. “Nem sempre misturar qualquer fruta em uma mesma composição nos dá o resultado esperado”, enfatiza o especialista. Outro ponto que merece atenção é a composição alcóolica. “Para que o drinque de verão fique perfeito é preciso ter em mente que bebidas pesadas como Uísque, Conhaque e Cachaça são bebidas que naturalmente esquentam, logo a melhor sugestão é sempre usar alcóolicos mais leves e em quantidade moderada, por exemplo, Rum, Saquê, Vinho branco, Pró seco e Champagne. Além disso, é muito importante sempre usar frutas naturais, para que o próprio açúcar (frutose) possa ser melhor apreciado”, ensina Marques.

Nilvia Ferreira Honorio, bartender da Pousada Port Louis, na praia de Tabatinga, também concorda com Marques. Para ela, elaborar um drinque refrescante de verão significa montar uma equação perfeita entre boa apresentação, frutas tropicais e cítricas, ervas mentoladas, espumantes, licores e destilados aromatizados, sem esquecer do gelo, muito gelo.

Para ajudar nossos leitores a impressionar suas visitas, Nilvia dividiu conosco receitas de sucesso da pousada. As sugestões vão agradar tanto quem aprecia uma graduação alcóolica como quem prefere se abster do ingrediente. Aventure-se e impressione os amigos!

 

Mojito Zero (drink não alcóolico)

03 folhas de hortelã frescas

01 rodela de abacaxi fresco

Suco de 1 limão

½ lata de soda limonada

Modo de fazer: Junte as folhas de hortelã, o abacaxi e o suco de limão em um recipiente e amasse-os. Em seguida, acrescente a soda limonada, o gelo e sirva.

 

Tropicália

03 dose St. Remy

02 doses de licor de banana

02 dosadores de suco natural de maracujá

02 dosadores de suco de manga

02 dosadores de suco de pêssego

02 dosadores de suco abacaxi

02 dosadores de suco laranja

01 colher (sopa) de açúcar

Gelo a gosto

Modo de fazer: Bata todos ingredientes no liquidificador, em seguida sirva a bebida dentro do melão.

 

Caipirinha Tradicional

1 limão taiti com casca, lavado e sem as extremidades

2 colheres (sopa) de açúcar

5 cubos de gelo

50 ml de cachaça branca (prata)

Modo de fazer: Com uma faca, corte o limão ao meio e tire o miolo. Corte em fatias finas e coloque em um copo baixo e pequeno. Acrescente o açúcar e macere com um amassador. Adicione o gelo e a cachaça. Com uma colher ou bailarina, misture de baixo para cima e sirva.






Texto: Luciana Fuoco (Agência MayPress)

Foto: Divulgação

Share This