fbpx

Você tem crianças em casa? Qual foi a última vez que você e seus filhos tiveram contato com a natureza? Se a sua resposta for algo parecido com “faz tempo” ou “não me lembro”, você não está sozinho: pesquisa mostra que 89% dos pais brasileiros disseram que seus filhos preferem esportes virtuais à vida real, em um parque, um bosque ou, até mesmo, na praia. Mas essa mudança no estilo de vida tem consequências, nem sempre positivas.

O mesmo levantamento aponta que 85% dos pais e mães que responderam à pesquisa acham que seus filhos são mais criativos quando brincam ao ar livre, sem o envolvimento da tecnologia. Já deu para perceber do que estamos falando, não é mesmo? Sabemos que, atualmente, há menos tempo e disponibilidade para levar as crianças a lugares onde elas possam ter acesso à natureza.

Mas você pode compensar isso fazendo uma opção por comprar ou alugar um imóvel próximo à praia ou em locais onde há parques e espaço para brincadeiras fora de casa. Quer saber mais sobre os benefícios dessa escolha para os pequenos? Confira neste post!

Melhora o desenvolvimento físico e a linguagem

Se você tem filhos pequenos, provavelmente, já leu algo sobre isso: dos primeiros meses de vida até os cinco anos de idade é que eles manifestam a maior parte das suas habilidades motoras. Diante dessa informação, vale reforçar que é ao ar livre que os pequenos desenvolvem melhor os músculos, os ossos e todo o seu corpo.

Além disso, o contato com a brisa, o sol, animais e plantas, além dos sons da natureza, proporcionam diferentes níveis sensoriais, fazendo com que as crianças consigam desenvolver também a linguagem e a fala.

Estimula a criatividade

O contato com a natureza — nem que seja o gramado no quintal da sua casa ou o jardim do condomínio — é fundamental para estimular a imaginação dos pequenos. Ao observar a movimentação dos animais e até a diferença entre cada planta, as cores das folhas, o salgado do mar… tudo isso faz com que os pequenos desenvolvam inteligência, por meio da exploração e formulação de perguntas.

Fortalece a imunidade

O sistema imunológico dos bebês também é fortalecido quando são criados próximo ao meio ambiente. Isso ocorre devido ao estímulo à produção de anticorpos contra bactérias, vírus e outros microrganismos.

Ensina o real valor do meio ambiente

Se quisermos criar nossas crianças com uma noção sobre a importância do meio ambiente para que, futuramente, entendam melhor o conceito de sustentabilidade, é fundamental que elas conheçam a natureza. Para os pequenos, assistir a cenas simples, como um pássaro alimentando os filhotes no ninho, é suficiente para que eles criem uma relação afetiva com a natureza.

Assim, quanto mais cedo eles começarem a aprender sobre sustentabilidade e formas de preservar a natureza, melhor será a noção do significado disso para o futuro. Além disso, costumam ser ótimos multiplicadores de informação, levando esse conhecimento para os amiguinhos e, até mesmo, para os adultos que convivem com eles.

Fortalece o vínculo entre pais e filhos

Estar perto da natureza e estimular as brincadeiras ao ar livre fará com que você, adulto, também desfrute desses momentos. Pode ter certeza: eles serão inesquecíveis para as crianças e para você!

O fortalecimento do vínculo entre pais e filhos ajuda, inclusive, a fazer com que suas crianças confiem mais em você, afastando sentimentos, como depressão ou baixa autoestima.

Entendeu porque o contato com a natureza é tão importante para seus filhos e/ou sua família? Trabalhar demais não é empecilho para que você aproveite momentos ao ar livre com as crianças: se conseguir alugar ou comprar um imóvel perto da praia ou do campo, certamente terá alguns minutos do dia ou dos fins de semana para brincar com eles.

Ao ler o post, deu aquela vontade de pegar a estrada com a família e curtir o meio ambiente? Então, aproveite e conheça as seis melhores e mais exclusivas praias no Brasil!

Share This