fbpx

Quem nunca teve vontade de morar em uma casa a beira mar? Em um país de clima tropical, a maioria da população tem o sonho ou já pensou na possibilidade de residir em um local que proporciona qualidade de vida e tranquilidade.

O contato com a natureza, o som das ondas e a beleza do mar tornam o cotidiano cheio de serenidade e bem-estar, contribuindo para uma qualidade de vida melhor. Além disso, momentos de lazer e diversão não vão faltar para você e sua família. Pois a região litorânea oferece diversos passeios culturais, esportes, atividades físicas, as belas praias, e ainda tem programas que atendem todas as idades e todos os gostos.

Refletindo sobre esse assunto, vamos abordar em nosso artigo as diferenças de morar com os pés na areia, em frente o mar e próximo a praia.

Então, acompanhe o nosso post para ficar por dentro dos privilégios de morar em uma casa beira-mar!

Morar em uma casa com os pés na areia

Acordar pela manhã todos os dias e poder colocar os pés na areia, pegar sol, poder dar um mergulho no mar e avistar na sua frente uma bela paisagem, é só para quem tem uma residência construída exatamente na areia da praia. Mas nem tudo é perfeito, assim como existem vantagens de morar nessa localidade também existem desvantagens. Diante deste cenário, vamos listar algumas delas para que você possa saber os pontos positivos e negativos.

Vantagens

Praia no quintal

Uma das melhores coisas é não ter que pegar o carro para ir até a praia. Já imaginou sair pelos fundos da sua casa e pisar na areia? Pois é assim que as pessoas que moram na orla do mar têm todos os seus dias. Ou seja, a praia está localizada exatamente em seu quintal e você pode aproveitar a região em qualquer instante, seja para realizar alguma atividade física, esporte ou, até mesmo, para apreciar a bela vista no momento do seu descanso.

O barulho das ondas

Quando se vive a poucos metros da praia, é possível escutar o som das ondas quebrando na areia, transmitindo uma tranquilidade interior para a pessoa. O ritmo constante em conjunto com a harmonia das águas vindo e voltando, traz sensações de calmaria e sossego.

Essa percepção se deve à diminuição do índice dos elementos do estresse, como exemplo pode-se citar o cortisol, como consequência imediata do rumor tranqüilo do mar.

Totalmente ao contrário quando estamos frente a ruídos displicentes, já nesse caso podemos citar o barulho do trânsito e de obras, que pode causar problemas cardíacos e enxaquecas.

Um bom investimento financeiro

Viver em uma casa na praia, pode se tornar um ótimo investimento.  Pois, dessa maneira você pode adquirir uma renda extra além do seu trabalho. Em alta temporada ou em feriados, com a grande procura por aluguéis de casa para veraneio, é bem provável que consiga locar sua residência. Vale lembrar que ao adquirir uma casa na região litorânea, um investimento está sendo feito em caso de venda do imóvel futuramente.

Qualidade de vida e tranquilidade

Essa é a maior vantagem que uma pessoa pode obter ao escolher residir na praia. Se comparado com grandes cidades e metrópoles, locais com praias são bem pacatos e calmos. Assim sendo, é um lugar procurado para o descanso e paz, servindo como fuga do corre-corre das capitais.

Mais circulação de ar puro

Não podemos deixar de abordar sobre o ar mais puro quando estamos próximo ao mar. Mesmo que a residência esteja situada em praias de grandes centros urbanos, os pólos industriais se localizam afastados da orla. Dessa forma, permite que as pessoas desfrutem de um maior bem-estar, melhora o funcionamento do sistema nervoso, entre outros.

Forte convívio com a natureza

No momento que você decide viver em uma região litorânea, é esperável que sua convivência com a natureza aumente, e isso acontece, muitas vezes, por causa das praias. Habitualmente, a área da costa é bem arborizada e, em alguns casos, possui áreas de preservação de mata restinga ou nativa.

Algumas ainda conservam dunas e despenhadeiros, além de recifes e corais. No entanto, vivendo em uma praia, você ficará disposto a gozar dessa existência, integrando-se a flora e fauna local.

Um estilo de vida mais saudável

Por fim, quem opta residir neste local, certamente tem mais chance de praticar um estilo de vida mais saudável, pois a praia é um lugar autêntico de distração ao ar livre. O sol, a areia e o mar impulsiona a prática de esportes, atividades físicas, entre outros.

Outro fator que também costuma a melhorar é a alimentação. A carne branca que faz muito bem para a saúde é muito presente no cardápio dessas regiões. Além, da água de coco e do suco de frutas regionais que são bem procurados e consumidos.

Possibilidade de praticar esportes diferenciados

Para as pessoas que têm dificuldade em praticar esportes, a região litorânea proporciona diversas opções diferentes para o público. Como o surf, wakeboard, canoagem, flyboard, esqui aquático, mergulho e o stand up paddle.

Exercer atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a mente, contribuindo para um bom equilíbrio, aumenta a oxigenação do cérebro, fortalece os ossos, melhora o sono e estimula as atividades cognitivas.

Segurança

Muitas das casas construídas ao redor de praias são imóveis de luxo, bem planejadas e com tecnologias de segurança. Nessas condições, costumam ser realizadas  instalações de câmeras, cofres, portas resistentes, sistema de alarme, sempre utilizando tecnologia de ponta, pelo fato de ser um imóvel mais exposto. Além de tudo, essas casas são compostas por boa infraestrutura para resguardar os moradores de quaisquer violência que podem vir a se deparar.

Desvantagens

Acúmulo de lixo em alta temporada

As regiões litorâneas são as mais procuradas pelos turistas brasileiros em feriados e na alta temporada para momentos de lazer e descanso. Consequentemente, onde tem muita concentração de pessoas, resulta em muita sujeira. E essa sujeira pode contribuir para um maior aumento de insetos, pode ocasionar um mal cheiro, além do perigo de andar pela areia e pisar em algum objeto cortante. Afinal, os turistas não tem a consciência da importância de zelarem pelo meio ambiente.

Danos causados pela maresia

Todos já sabem que a maresia é altamente corrosiva, e tem capacidade de enferrujar qualquer objeto que é constituído de metal, como automóveis, esquadrias metálicas, bem como quaisquer outras estruturas confeccionadas por concreto ou similar. Portanto, as manutenções se tornam mais constantes afetando o bolso.

Alta temporada

Como já mencionado anteriormente, os moradores podem se despedir do sossego. Praia  é o destino de férias principalmente por ser um passeio que atende tanto a família, quanto os jovens. Para os turistas representa diversão, balada e bebedeira, interferindo na tranquilidade das pessoas que residem na redondeza.

Residir em uma casa de frente ao mar

As vantagens de morar em frente ao mar abrangem aspectos como ganhos em qualidade e estilo único de vida. Essa escolha pode reunir questões positivas para o ano inteiro, porém em algumas épocas do ano, os turistas podem atrapalhar o sossego dos moradores da região. Seguindo esses fatores, vamos abordar as vantagens e desvantagens de residir em uma casa em frente ao mar.

Vantagens

Beleza, conforto e modernidade

Estes são algumas das características mais agradáveis e satisfatórias para as pessoas que possuem imóveis no litoral, podendo ser uma casa ou um apartamento de frente para o mar.

A beleza da natureza dá um aspecto inigualável ao local, assim como o conforto contrastante com a inquietação e desassossego de grandes centros urbanos, e a modernidade que ajuda com um modo de vida muito mais primoroso. Uma dica interessante para implementar a beleza e o conforto da área é: agregar a iluminação natural do ambiente aos dispositivos estruturais, de maneira a não interferir a vista original.

Qualidade de vida

Independente se a residência é localizada de frente, próxima ou até mesmo na areia da praia, a qualidade de vida está presente como vantagem de morar nas proximidades do mar. Portanto, são muitas as particularidades que contribuem para as pessoas escolherem mudar de ambiente e optar a viver de frente para o mar, como:

  • ambiente propício para relaxar e descansar de barulhos impertinentes;
  • ter acesso ao mar a qualquer horário;
  • realizar atividades físicas ao ar livre;
  • respirar um ar mais úmido, o que pode evitar doenças do sistema respiratório como bronquite, sinusite, rinite.

Maior segurança

Como vivemos em um país que apresenta um alto índice de violência, é necessário ter uma maior segurança no local da sua residência. Nessa perspectiva, morar em uma casa dentro de condomínios fechados de frente a praia pode trazer mais proteção para você e sua família.

Enfim, condomínios fechados dispõem de sistemas eficientes e modernos de segurança. Como: muros altos, portaria com vigilantes 24 horas, alarmes, cercas elétricas, câmeras de seguranças espalhadas pelo local, controle de entrada e saída na portaria, e monitoramento fulltime.

Conhecer pessoas de diversos lugares

Independente se a cidade litorânea é grande ou pequena, sempre será uma região frequentada por diversas pessoas e de diferentes territórios do Brasil. Isso acaba proporcionando a população local conhecer novas pessoas, já que os turistas estão circulando por todos os pontos da cidade.

Prevenção de doenças – cientificamente comprovado

Existem diversas análises feitas por cientistas que evidenciam que morar nas regiões litorâneas faz bem à saúde, tanto para o corpo quanto para a alma. Cientistas da Nova Zelândia certificaram que viver em frente à praia diminui o cansaço, a impaciência e o nervosismo!

Na agitação em que vivemos, isso se torna imprescindível.

O ar que vem dos mares auxilia na maior absorção de oxigênio, que faz o equilíbrio dos níveis de serotonina (responsável pelo hormônio da felicidade), ocasionando uma qualidade melhor no sono, reduzindo o quadro de depressão e estimulando mais energia no organismo.

É válido ressaltar que outra pesquisa efetuada também confirma que a proximidade com o litoral deixa as pessoas mais expostas ao sol, o que contribui na produção da Vitamina D. Nesse cenário atual, a era da internet provoca mudança de comportamento das pessoas e como consequência, em possíveis avitaminoses provocadas pela carência do sol que vem se estendendo a cada dia. No entanto, problemas relativos à saúde óssea, como raquitismo e osteoporose, também podem ser tratados ao tomar sol diariamente.

Melhora a saúde

Algumas análises mostram que quanto mais perto da praia você reside e mais contato com o mar você consegue adquirir, melhor será sua saúde. Essa ligação com a natureza propicia mais saúde tanto física, quanto mental.

Ela reduz o stress da família em geral, e ainda criar bons momentos, como apreciar noite de lua cheia espelhada no mar ou curtir um lindo pôr do sol. Os elementos que compõem a água do mar ajudam na cicatrização de feridas, diminui dores, elimina as toxinas e melhora a condição da pele.

Desvantagens

Preço alto

O turismo contribui para elevar os preços em diversos âmbitos no litoral. E essa conseqüência é irrevogável, uma vez que os reajustes dos valores acontecem no início do ano, que são justamente os primeiros meses de férias.

Casa sempre cheia de visitas

Você tem amigos ou parentes que moram em regiões litorâneas? Com certeza, já deve considerar que a casa dele será sempre uma boa opção para curtir suas férias, pois assim você consegue fazer uma economia com hospedagens.

É claro que tem pessoas que adoram receber visitas e estar com a casa sempre cheia. Porém, algumas das vezes não são apenas pessoas conhecidas que querem se acomodar em sua casa, mas sim amigos dos seus conhecidos. Causando certo incômodo por tirar a liberdade e privacidade dos donos do imóvel.

Maresia

Mais uma vez, nos deparamos com o transtorno causado pela maresia. Não é nada fácil morar nas proximidades do mar, são muitos os danos que ela causa preocupando os moradores da região. Afinal, aquela névoa úmida e fina diminui a vida útil dos móveis, tecidos, eletrodomésticos, eletrônicos, meios de transporte, entre outros.

Morar próximo da praia

Para o corpo e para a mente, morar perto da praia promove o bem-estar. Além de propiciar o contato com o sol, mar, e ar puro, morar próximo ao mar promove fonte de inspiração diariamente, aumenta a probabilidade de fazer atividades físicas, diminui estresse, desperta o senso de sustentabilidade e muito mais.

Então, veja os benefícios de residir nas proximidades da praia.

Vantagens

Senso de sustentabilidade e estilo de vida mais saudável

Ao viver próximo do mar podemos observar que a natureza interfere positivamente na vibração das energias, o ciclo natural das águas, no poder da flora e fauna, e o valor do meio ambiente para o planeta.  Esse senso de sustentabilidade é imprescindível nos dias atuais, devido a busca constante do equilíbrio entre o homem e o meio. Também, próximo ao mar existe uma maior instigação em um estilo de vida mais saudável.

Tranquilidade familiar

Poder proporcionar a sua família uma qualidade de vida e uma tranquilidade pode trazer muitos benefícios. As crianças entendem o quanto a natureza é importante para a sociedade e além de as respeitarem, transmitem para as demais pessoas a importância de valorizar e não degradar o meio ambiente.

E, quando conseguimos alcançar uma vida saudável, com menos esgotamento, e com o domínio de nossas preocupações, passamos para aqueles que estão ao nosso redor harmonia e serenidade.

Benefícios em todas as estações ao morar perto da praia

Engana-se a pessoa que pensa que praia é para aproveitar apenas no verão. Em todas as estações do ano, ao chegar do trabalho, dos estudos ou de outras atividades, e poder dar um mergulho no mar, pode ser revitalizador para suavizar as tensões do dia.

Já no inverno, o mergulho pode ser trocado pela caminhada na praia. Assim, você pode colocar as ideias no lugar, respirar um ar puro e refletir sobre algumas questões, que também pode ser revigorante.

Este hobby é muito usado pelos artistas, e são nesses momentos também, que eles conseguem inspiração para pensar em suas obras e ideias.

Ganhos para a saúde mental

O som das águas, mesmo para quem está do lado de fora do mar, pode ser uma consequência simétrica e ser um pedido de reflexão, transferindo calmaria e quietude. Parte desse efeito é explicado pelo motivo das ondas conceberem íons negativos que, ao serem inalados pelo nosso organismo, permitem modificações em nossas moléculas, resultando em sensações como: paz interior e equilíbrio.

Fortalecimento do sistema imunológico

Já foi comprovado cientificamente que o contato com a água salgada tem vários resultados  benéficos para a saúde. Além de aumentar a circulação sanguínea, hidrata a pele e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Outro efeito direto sobre o nosso sistema natural de defesa e proteção é a exposição ao sol, que estimula a produção de vitamina D, que é muito benéfico para a prevenção de alguns tipos de câncer.

Motivação à prática de exercícios

É natural que, morando próximo à praia, você tenha mais ânimo em realizar exercícios físicos. Contagiadas pelo clima e com a leveza do ambiente, as pessoas ficam mais motivadas e buscam por atividades ao ar livre, pois também é uma forma de meditar e entrar em paz consigo.

São várias as opções de atividades que você pode realizar com sua família, ou grupo de amigos e até mesmo sozinho, como: jogar futebol de areia, andar de bicicleta na ciclovia, correr no calçadão, caminhar na praia, nadar e jogar vôlei.

Uma cidade litorânea proporciona a combinação do bem-estar com o lazer e que é realizada sem você ter que pagar por ela.

Desvantagem

Estacionamento

Em alta temporada e feriados, as regiões litorâneas se tornam o refúgio das pessoas que vivem em grandes centros urbanos. Dessa forma, a cidade fica bem cheia de turista, uma movimentação fora do comum, tanto de pessoas quanto de veículos. Com toda essa superlotação devido à busca pelas praias, conseguir estacionar é quase impossível, mesmo que seja para algo rápido, como precisar ir a uma farmácia, uma padaria, um sacolão, etc.

Trânsito

Quando moramos próximo a praia, em algum momento, notamos a falta do trânsito cheio e congestionado das cidades grandes. No entanto, aguarde a chegada do verão. O trânsito fica mais agitado, com filas longas de veículos em diversos horários: seja na parte da manhã devido às praias e à noite, as baladas.

Nesse contexto, os moradores acabam enfrentando o trânsito pesado por horas para realizar suas tarefas diárias.

Contudo, é possível observar quantas vantagens você pode adquirir ao escolher morar nas proximidades da praia. É fato que diante todas elas, as desvantagens se tornam pequenas diante a tranquilidade, o bem-estar e a inquietude que é permissível desfrutar praticamente o ano inteiro. E mais: se o imóvel estiver localizado dentro de um condomínio fechado, muitas das desvantagens citadas neste texto desaparecem!

Também vale ressaltar que, atualmente, as cidades litorâneas oferecem a população uma ótima infraestrutura urbana, desde o saneamento e educação até a saúde. Agora que você já sabe tudo sobre morar em uma casa a beira mar, dá para perceber que os benefícios sobressaem os malefícios! Certo? Não é novidade: é essencial ter qualidade de vida e boa saúde.

Gostou de conhecer os privilégios de morar em uma casa beira-mar? Então, se você interessou em adquirir um imóvel na região litorânea, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo e apresentar excelentes opções disponíveis no mercado de imóveis!

Share This