fbpx

Beleza, conforto e economia se tornam muito mais atrativos quando aliados a sustentabilidade

 

Adotar práticas sustentáveis não beneficia apenas o meio ambiente, com algumas medidas seu lar pode também pode ficar mais agradável. O Telhado Verde é uma técnica da arquitetura em que plantas são instaladas na cobertura de casas e prédios.

Além de valorizar o paisagismo do imóvel, criando uma linda vista integrada com a natureza, o método ainda traz inúmeros benefícios para os moradores, ajudando na umidade e no clima interno em todas as estações, diminuindo a necessidade do uso de aquecedor, umidificador e ar-condicionado. Outra vantagem é a melhoria acústica, criando um isolamento e aumentando o conforto dentro do ambiente.

O telhado verde ainda possibilita o uso de cisterna para a captação e reaproveitamento da água da chuva, que pode ser aproveitada para diversos fins.

Para empregar esse método são necessários alguns cuidados: é preciso impermeabilizar e drenar o teto da residência para que não surjam infiltrações ao longo do tempo. Mas seu custo benefício é proveitoso, pois gera economia nas contas de água e luz, além de diminuir a poluição e melhorar a qualidade do ar.

E engana-se quem pensa que apenas vegetais rasteiros podem ser usados, dependendo do espaço disponível, a cobertura pode ser transformada em um verdadeiro jardim elevado com diversos vegetais e até árvores, frutíferas ou não, transformando-se num espaço utilizável pelas pessoas. Entre as plantas que são de fáceis cuidados estão as suculentas, muito recomendadas devido ao baixo consumo de água e grande resistência.

 

 

 

 

 

Fontes: Ecotelhado.com.br | Fotos: Divulgação.

Texto: Aline Ehrlich – Redatora da Agência MayPress

Share This