fbpx

A praticidade de comprar um apartamento mobiliado pode ser perfeita para algumas pessoas, especialmente, para quem não tem muito tempo disponível para perder com compra de mobiliário, decoração e tudo que é de praxe após adquirir um imóvel.

Ao contrário do que se pode pensar, um imóvel que já é comprado com a mobília e com itens de decoração não restringe as opções do comprador nem retira personalidade, mas ajuda a pular etapas extenuantes, pois já tem um estilo próprio que, no máximo, será ajustado.

Além disso, pode ter uma excelente relação custo-benefício, por pular essas etapas e evitar desgastes, além de trazer praticidade. Ou seja, no fim das contas, você não despende tempo tendo que escolher mobiliário, verificar a adequação ao ambiente, fazer ajustes e, quem sabe, trocar itens inapropriados.

Mas isso é apenas uma pequena visão dos benefícios trazidos pela compra de um imóvel mobiliado. Se você ainda tem dúvidas a respeito dessa aquisição, acompanhe a leitura deste post e confira como se dá o processo e quais pontos devem ser avaliados durante a compra. Boa leitura!

Como funciona a compra de imóveis mobiliados

Não há diferença prática no processo de compra de um apartamento mobiliado ou de um imóvel vazio. Você escolhe o apartamento ou casa de sua preferência, avaliando seu perfil e necessidades. A diferença é que, nesse tipo de aquisição, você não parte do zero.

Quando um imóvel mobiliado pode ser a melhor opção?

Essa é uma opção frequentemente escolhida por quem está buscando imóveis para temporada ou de veraneio. Um apartamento para morar requer mais cuidados, de fato, pois a mobília precisa se adaptar às características e rotinas da família. Nesse caso, os itens preexistentes podem exigir um grau razoável de alterações que precisa ser levado em conta.

Entretanto, para um imóvel na praia, o essencial é que o lugar disponha de conforto, tenha uma mobília aprazível e seja versátil. Não é necessário haver muita rigidez na escolha dos móveis e eletrodomésticos que compõem o ambiente. O que não se pode abrir mão é:

  • qualidade;
  • estilo;
  • conforto;
  • segurança;
  • opções de lazer.

Assim, o processo parte do ponto primordial de escolher uma imobiliária de confiança, que disponha de um portfólio de acordo com o seu estilo e padrão de vida. A partir daí, você avalia as opções disponíveis e limita sua busca àquelas cuja decoração e mobília condizem com seu perfil.

O bom é que é possível avaliar isso à primeira vista. Ao observar os espaços, você já tem a primeira sensação de identificação com o imóvel e não precisa tentar imaginar as possibilidades para cada cômodo — o ambiente é que diz isso para você.

Adquirir mobília e itens tão pessoais não traz riscos ao comprador?

Há quem acredite que os móveis usados trazem a bagagem do uso da família anterior e, por isso, não proporcionam o prazer de estar em um lugar com ares de novo. Esse é um tipo de preocupação extremamente válido quando se fala de imóveis de uso contínuo e fora do mercado de luxo.

Imóveis de alto padrão têm sua mobília trocada periodicamente — você pode observar isso na sua própria dinâmica familiar — e antes que haja quaisquer danos aos itens. Nesse ponto, entra a importância da relação de confiança com a imobiliária. Conhecendo seu perfil e sendo uma empresa altamente comprometida com a satisfação de seu público, você pode confiar na procedência do todo: imóvel e mobília.

No mais, não há diferenças no processo de aquisição, a não ser o fato de que, além do imóvel, a mobília também requer vistoria para atestar suas boas condições e deve constar no contrato de compra e venda.

Esse tipo de aquisição tem melhor custo-benefício

Quando se compra uma casa ou um apartamento sem mobília, negociar a compra do imóvel é apenas o primeiro de seus gastos, certo? Chegar a um valor atrativo para ambas as partes, arcar com as despesas burocráticas da documentação de compra e ter em mãos um “quadro em branco” que ainda precisa ser totalmente trabalhado são as etapas iniciais mais comuns de fechar esse tipo de negócio.

Depois dessa fase, parte-se para outras despesas:

  • escolher os ambientes que receberão móveis projetados;
  • contratar uma empresa confiável para idealização e execução do projeto;
  • contratar eletricistas e bombeiros hidráulicos para adaptações;
  • comprar novos eletrodomésticos;
  • contar com os serviços de design de interiores profissional;
  • comprar móveis e itens de decoração que coadunem com o ambiente etc.

Tudo isso demanda um trabalho considerável, afinal de contas, envolve não apenas a aquisição de bens, mas de diversos serviços, contratados de empresas distintas.

Por que é mais atrativo adquirir tudo pronto

Acontece que, na prática, quanto menos tempo gastar, melhor, concorda? Se você pode contar com todos esses benefícios — ambientes projetados, móveis e eletros de primeira linha e decoração bem trabalhada — já embutidos na compra de um imóvel mobiliado, por que não? Isso significa ter acesso ao pacote completo, pronto, sem espera e sem delongas ou imprevistos.

Essa aquisição em conjunto é muito atrativa, principalmente em se tratando de economia de tempo. Você pula as etapas de buscar fornecedores, orçar serviços, acompanhar obras e, depois de tudo, ainda elimina o perigo de ficar insatisfeito com isso ou aquilo, e enfrentar possíveis readequações.

Além do que, não fica à mercê de imprevistos que podem demandar custos extras, atrasar a entrega do imóvel pronto para uso, nem corre o risco de lidar com serviços falhos de um profissional ou empresa, enfrentando todas as dores de cabeça típicas desse tipo de ocorrência.

A questão da mudança em condomínios

Ainda podemos citar que, especificamente, a compra de um apartamento mobiliado extremamente prática: mudanças em edifícios envolvem todo um transtorno com as regras do condomínio e cuidados extras no transporte dos móveis.

Algumas vezes, os prédios cobram taxas de mudança, além de exigir uso e proteção do elevador de serviço. Inclusive, qualquer dano causado às paredes e estrutura do prédio no processo e possíveis estragos nos móveis (como quebra de vidros e riscos) ficam por sua total conta e risco. No fim das contas, é preciso se perguntar até onde vale a pena pagar por isso.

O custo de oportunidade envolvido

A praticidade de evitar isso e garantir as vantagens de um apartamento mobiliado não tem preço e impacta algo que você conhece bem: o seu custo de oportunidade. Que negócios você poderia estar fechando e quantos outros assuntos profissionais importantes deveria estar resolvendo em vez de se preocupar com algo que poderia ter recebido pronto?

Quando adquire o imóvel mobiliado, não há segredos: o ambiente está ali, à mostra, pronto para ser aprovado ou não pelo seu gosto pessoal. É a alternativa exata para quem não tem tempo a perder.

Na compra desse “pacote de benefícios” pronto, há muita praticidade. Quem recebe o imóvel conta com toda a estrutura pronta, funcional e de qualidade, sem ter que arcar com as longas etapas separadas na composição de cada ambiente. Essa compra, sem dúvida, é cheia de vantagens.

Em termos práticos: você se desgastaria muito mais se fosse projetar móveis, contratar o serviço de design e comprar itens de decoração. Tudo isso já vem prontinho na aquisição do imóvel mobiliado.

O apartamento com mobília apresenta maior praticidade

Quem compra um imóvel na praia quer tranquilidade para aproveitar os merecidos momentos de descanso com a família, certo? Esse tipo de aquisição não deveria trazer preocupações extras, mas livrar você delas.

Para além de todas as etapas que citamos anteriormente e que fazem parte da aquisição de um imóvel vazio, há outra questão: todo o sistema de climatização, acústica e iluminação precisa ser adaptado à disposição dos móveis e ambientes. Essa é outra preocupação que você não tem ao comprar um imóvel mobiliado.

Móveis projetados requerem ainda mais cuidado nesse aspecto, pois podem incluir iluminação e sistema acústico embutidos. Em um projeto novo, você terá que se preocupar com isso, mas na compra do apartamento com mobília, tudo já vem pronto, sem que haja necessidade de novas adaptações.

No máximo, será necessário adequar partes da infraestrutura aos gostos da sua família e aos seus próprios. Mas isso se restringe a adaptações mais pontuais e não ao desconforto (e despesa) que uma reforma normalmente envolve.

Mobiliar uma casa exige fazer reformas?

Sim, isso mesmo: uma reforma para adaptar ambientes, fixar móveis projetados, trocar itens de acabamento e outros detalhes. É preciso quebrar paredes, refazer encanamentos, modificar sistemas de fiação elétrica e todas as dores de cabeças comuns às obras em imóveis, que existem independentemente do porte da modificação. Ainda que em menor escala, o gasto de tempo e o desconforto é similar ao de uma reforma comum.

Sem contar que o imóvel mobiliado já traz garantia de funcionalidade, concorda? Não há o risco de, na prática, um projeto se demonstrar inadequado ou pouco eficaz, pois os sistemas já estão instalados e em pleno funcionamento. Cabe a você avaliar o quanto atendem às suas exigências.

Especialmente em apartamentos comprados para temporada ou imóveis na praia, isso é ideal, porque eles ficam mais afastados de seu núcleo de moradia e trabalho, e você não tem tanto tempo disponível para estar presente. Nesse caso, teria que deslocar alguém de confiança para acompanhar a execução de quaisquer serviços.

Ter uma visualização prévia do ambiente é favorável

Um outro benefício intrínseco à compra de um apartamento mobiliado é poder ver o ambiente pronto. Você não vai avaliar a projeção de uma execução. Veja mais detalhes!

Pule a fase de projetar móveis e espaços

Nós bem sabemos que, da saída do papel para a realidade, muita coisa não fica como planejado. Na prática, as cores podem não casar tão bem, a disposição dos móveis talvez fique pouco funcional ou você simplesmente não goste do resultado — acontece!

Assim, um dos principais pontos positivos de comprar um imóvel já mobiliado é poder olhar o todo, prontinho. Você avalia o lugar como ele é, como a decoração cai bem nos ambientes e como a distribuição dos móveis favorece a circulação.

Além do mais, pode convocar a família para ver o quanto se sentem à vontade no lugar e aprovam a compra. Mesmo que não seja sua intenção manter tudo exatamente como adquirido e trocar uma coisa ou outra, a visualização do ambiente facilita a escolha de novos itens que casem bem com o que já está instalado.

Pense na futura utilização do ambiente

Uma outra questão é avaliar o quanto a mobília efetivamente atende ao fim para o qual o imóvel está sendo comprado.

Veja bem, caso se trate de um local de veraneio, a passagem de luz natural no ambiente é um dos pontos altos, certo? Portas e janelas francesas ou varandas amplas são muito valorizadas nesse tipo de aquisição. Obstruí-las com móveis mal posicionados ou anular seu efeito positivo com cortinas pesadas ou uma decoração escura não vão ajudar sua família a sentir-se à vontade no ambiente.

Será preciso também contar com despensas amplas e bem arejadas, que evitem a necessidade constante de limpeza e acúmulo de poeira ou mofo. Toda a estrutura deve favorecer a praticidade que um imóvel de temporada requer.

Outro ponto a avaliar são os dormitórios e áreas de lazer. Ao comprar um imóvel vazio, você tem que se preocupar em distribuir e mobiliar essas áreas, mas visualizando tudo pronto, já consegue avaliar as opções de diversão e repouso. Uma sala de jogos, divãs bem posicionados, varandas decoradas e confortáveis são pontos essenciais para fazer do lugar o refúgio perfeito para dias de descanso.

Uma questão importante na decoração de interiores é maximizar os espaços e favorecer a sensação de amplitude. Por isso, o conceito aberto é uma tendência de construção internacional: a ausência de paredes facilita a circulação e aumenta a percepção do espaço.

Quando você olha para um imóvel pronto, decorado e mobiliado, já sabe se ele atende a esse requisito básico da modernidade: espaço! Ou seja, durante a escolha do imóvel, você já o visualiza com essa questão em mente, analisando se ele tem:

  • aproveitamento inteligente de todos os espaços;
  • utilização inteligente da luz natural;
  • ambientes abertos que favoreçam a sensação de amplitude;
  • decoração clean, versátil — tanto para incorporar o estilo da sua família quanto para não cair no erro do ambiente atulhado de itens.

Faça um paralelo mental: é muito mais prático ver tudo isso pronto e enumerar apenas os pontos que necessitam de adaptação, retirando ou substituindo algo, do que se deparar com ambientes vazios, cuja decoração e adequação vão começar do zero, concorda?

Ter todo o trabalho de preparar um apartamento de temporada que atenda às necessidades da sua família como se fosse um imóvel principal requer um tempo precioso, que ninguém quer nem precisa perder.

A compra de um apartamento mobiliado poupa tempo

Esse é, talvez, um dos maiores benefícios da compra de um imóvel mobiliado. Esqueça as etapas que citamos — contratar, projetar, aprovar, acompanhar, adequar e receber seu apartamento pronto para uso. É possível até fazermos uma projeção do tempo que isso levaria (semanas, no mínimo).

Dentro da rotina de um empresário, não há como sacrificar uma parcela de tempo considerável como essa sem deixar de lago compromissos importantes. No mundo dos negócios, por exemplo, se ausentar por um período tão prolongado implica uma imensa perda de oportunidades.

Isso sem falar em um ponto positivo: a imobiliária que você escolhe como parceira nesse negócio é a responsável por vistoriar o imóvel e garantir as boas condições e pleno funcionamento de todos os itens, afinal, ela almeja entregar o melhor possível e abrir portas para negócios futuros.

Sai de suas mãos a responsabilidade por esses aspectos práticos e minuciosos, pois tudo está incluso no processo de compra, que não é — como dissemos — nada diferente da aquisição de um imóvel vazio. Ou seja, no fim das contas, você transfere a responsabilidade e o gasto de tempo para um terceiro de confiança e tem o benefício de receber o imóvel plenamente pronto para uso.

Se quiser fechar a compra hoje, receber as chaves e ter um lugar para passar o próximo final de semana com sua família, você pode. Tudo isso sem nenhum transtorno ou fase de transição.

Não será preciso esperar a instalação de passagem de cabeamento para telefonia, TV a cabo, internet e nenhum outro serviço necessário ao bem-estar nos dias de descanso, pois esse tipo de estrutura também costuma estar pronta e adaptada de acordo com a disposição dos móveis.

Ao escolher um apartamento mobiliado, surgem mais ideias de decoração

Agora, suponha que você queira mesmo adequar o imóvel à sua personalidade. Tudo bem. De fato, é natural que haja essa necessidade de identificação, trazendo itens pelos quais você tem apego. Isso, muitas vezes, é requisito familiar: o cônjuge e os filhos querem ajudar na escolha ou modificar o lugar de acordo com suas preferências.

O imóvel mobiliado também ajuda nisso. Você consegue idealizar melhor a inserção desses elementos novos ou preexistentes em um ambiente pronto. Além disso, como dissemos, quem compra um imóvel vazio tem nas suas mãos uma tela em branco.

Para algumas pessoas, isso é ótimo: há espaço para soltar a imaginação e transformar o espaço em algo com personalidade única. Mas isso não é algo prático e rápido. Pelo contrário, exige dedicação. Quem não tem muito tempo a perder pode escolher uma via rápida e obter praticamente o mesmo resultado ou melhor, mas chegando ao ponto final antes.

Como decorar um ambiente já mobiliado?

Parece impossível trazer uma nova decoração a um espaço que já tem personalidade própria e adaptá-lo à sua maneira particular? Na verdade, pode ser muito mais fácil contar com esse pontapé inicial. Na prática, a coisa funciona da seguinte forma: antes de comprar o imóvel, você já tem em mente o estilo de decoração que busca. Por exemplo:

  • rústica, com madeiramento aparente, cortinas em linho e itens que remetem à natureza;
  • vintage: incluindo elementos que tragam um toque veneziano;
  • campestre, com estampas florais, áreas verdes e móveis estilo fazenda;
  • minimalista, prezando por formas geométricas, cores sóbrias e acabamentos metálicos;
  • moderna, com cores fortes, contraste de texturas, design inovador e elementos abstratos.

Durante a escolha, um portfólio de opções vai ser apresentado, certo? Você visita aqueles que parecem mais adaptáveis ao seu estilo (ou que, em um golpe de sorte, correspondam com exatidão ao que você busca) e bate o martelo quando encontrar o que tem tudo aquilo que procura.

Nesse processo de escolha, você já estará observando o que se parece com aquilo que almeja. Em outras palavras, se preza pela modernidade, não vai estar no topo da lista uma residência com decoração colonial. Assim, seu estilo guia a escolha do imóvel perfeito. E, mentalmente, o que você deseja levar já vai se mostrando mais interesse para esse ou aquele lugar.

O próprio fato de o imóvel ter sua própria personalidade é um ponto extremamente positivo. Ela combina com você? Ótimo! Não tenha dúvida de que vão surgir inúmeras ideias para cada ambiente que você visitar. Caso não ache algo que atende ao que busca, você não fica indeciso nem perde tempo.

Com isso, os elementos de decoração escolhidos para incrementar o lugar vão estar duplamente adequados: à personalidade herdada dele e ao seu estilo pessoal, fazendo a amálgama perfeita para tornar o imóvel acolhedor para você e sua família.

Bom, todos os benefícios de comprar um apartamento mobiliado estão mais do que evidentes. Esse é um tipo de aquisição feita para quem não tem tempo a perder e gosta de praticidade, sem abrir mão da qualidade e do conforto.

Não esqueça, entretanto, de avaliar com cuidado sua aquisição, afinal de contas, apesar de ser voltado para usufruto próprio, um apartamento mobiliado para temporada é um bem e, portanto, precisa ser um investimento de excelente custo-benefício. Por isso, não esqueça de buscar auxílio de uma imobiliária de confiança e analisar cuidadosamente o que ela tem a oferecer, escolhendo aquilo que atende ao seu estilo próprio, interesses financeiros e padrão de vida.

Quer receber dicas de bons negócios no ramo imobiliário? Assine a nossa newsletter e tenha sempre conteúdos interessantes à sua disposição, feitos especialmente para você e diretamente em seu e-mail!

Share This