fbpx

Comprar casa para reformar ou adquirir uma nova? Essa é com certeza uma dúvida para muitas pessoas. O que se deve ter em mente é que investir em um imóvel novo pode demandar uma quantia bem alta de dinheiro. Além disso, esse é o tipo de decisão que precisa envolver toda a família.

Uma das vantagens de realizar reformas em imóveis usados é poder escolher a sua localização, pois nem sempre em uma boa região existe a oportunidade de encontrar uma residência nova. Porém, antes de decidir é necessário avaliar outros tantos itens para fazer a escolha certa.

Por esse motivo, preparamos este post com as principais informações necessárias como forma de auxílio para essa tomada de decisão. Ficou interessado? Então, acompanhe este post até o final e decida com segurança!

O que avaliar antes de decidir pela compra?

Antes de optar pela compra de imóvel é fundamental avaliar alguns fatores. Abaixo, elencamos os principais. Confira!

Necessidades da família

Esse aspecto deve ser levantado como uma pergunta: o que a família realmente espera da nova residência? Seja ela nova ou usada, por que estamos buscando por isso?

  • Desejo realizar o meu sonho de ter uma casa própria?
  • Pretendo investir na residência para alugar ou vender depois?

Independe da resposta, o que deve ser levado em consideração é o custo que será arcado com esse tipo de negócio. Verificar o que se tem disponível para investir nessa aquisição é um dos fatores primordiais, pois é pelo seu orçamento que você buscará algo mais próximo da sua necessidade e realidade.

Um outro fator preponderante é o tempo gasto para a reforma, e quem quer comprar para morar não pode deixar de pensar nessa situação. Vale lembrar que com a reforma você pode personalizar o imóvel do seu jeito, a partir das suas preferências.

Custos com a reforma da casa

Analisar o estado de conservação da propriedade apontará o estilo de reforma necessária para cada local do imóvel. Nesse caso, o ideal é contar com o auxílio de um profissional especialista, capaz de avaliar cada detalhe da construção e definir a base de orçamento da forma correta.

Em determinadas situações, poderão ser encontradas residências bem comprometidas pela ação do tempo, que precisarão de muitos reparos, desde a parte estrutural até a sistêmica. Em contrapartida, outras edificações poderão exigir apenas uma pintura ou troca de revestimentos.

O ideal é que os custos com a reforma da casa não ultrapassem 30% do valor do imóvel. Se a meta é obter lucros, escolha por uma reforma com despesas mais enxutas, que não ultrapassem 20%.

Pesquise bastante e reflita sobre a sua escolha de comprar uma casa para reformar. Com muita cautela e paciência, é possível fechar um bom negócio.

Percentual de valorização do imóvel

Uma das vantagens de comprar uma casa para reformar é a garantia de valorização. Com um excelente projeto decorativo, sofisticado e moderno, consegue-se tornar o imóvel mais atraente para possíveis compradores.

Quando existe a possibilidade de aliar uma boa localidade, reforma profissional e planta inteligente, as chances de uma negociação de vendas bem-sucedida aumentam consideravelmente.

De acordo com a arquiteta Rosemeire Albuquerque — especialista em reformas, reparos e manutenção —, imóveis que recebem um novo visual e renovam suas instalações podem aumentar o seu valor de mercado em até 40%, sem que esses ajustes resultem em grandes alterações estruturais ou de expansão.

Viabilidade de investir em um projeto arquitetônico

Com um bom projeto arquitetônico é possível estimar o valor da obra. Ademais, esses profissionais levam em consideração todos os aspectos do imóvel — inclusive a sua segurança — além de construírem o projeto ideal para você.

Luminosidade, pintura, revestimento e estrutura são alguns fatores enfatizados em um projeto de arquitetura. O auxílio desses profissionais permite que a reforma seja feita de forma correta e dentro da necessidade da família.

Muitas vezes, não é necessário transformar todo o ambiente para dar um visual novo no imóvel, desse modo, os arquitetos saberão realmente o que é necessário trabalhar no local. Esse trabalho se torna interessante principalmente se as obras emergenciais tiverem impactos no design de interiores.

O custo médio de um projeto arquitetônico custa por volta de 5% da obra e pode contribuir muito na redução de desperdícios no consumo de materiais, conforme a estimativa dos arquitetos da felicidade.

O que considerar na hora da comprar?

Na hora de realizar a compra, alguns aspectos são muito importantes a serem considerados. Veja a seguir!

Localização

Geralmente, na grande maioria das cidades, as casas antigas ficam localizadas em áreas centrais e com toda a infraestrutura necessária. Apesar dessa característica ser muito importante para a valorização do imóvel, vale ressaltar que existem algumas exceções.

Caso encontre algum empreendimento interessante, marque uma visita no local e conheça o seu entorno. Às vezes, o acesso até a edificação não é muito bom ou é rodeado constantemente por um fluxo intenso de veículos que diminuem o valor da região por trazer consigo problemas como ruídos e elevada concentração de pessoas em horários de pico.

Observe também se nas proximidades do imóvel é possível encontrar estabelecimentos comerciais e de serviços como supermercados, farmácias, padarias, hospitais, agências bancárias, lazer entre outros. Para potenciais compradores, uma localização boa sempre deve vir acompanhada de todo esse apoio na região.

Estado do imóvel

Depois de analisar a região de localização do bem, é a hora de avaliar a sua estrutura interna e externa. Você poderá encontrar imóveis em perfeitas condições de uso e bem conservados, assim como também poderá encontrar alguns em péssimas situações.

Dessa maneira, cabe a você avaliar criteriosamente a estrutura geral e instalações da residência e também ficar atento em relação aos agravos dos danos e problemas encontrados. Alguns fatores devem ser priorizados durante a avaliação:

  • instalações elétricas e hidráulicas;
  • móveis embutidos;
  • pintura interna e externa;
  • conservação do telhado.

Se necessário, leve com você um profissional para fazer essa avaliação detalhadamente. Depois de levantada as necessidades de reforma do imóvel, avalie o custo-benefício do investimento.

Tamanho da casa

Residências antigas são muito procuradas por quem busca por mais espaço e, por esse motivo, essas são ótimas opções para quem deseja comprar uma casa para reformar. Repare que imóveis mais antigos costumam ter cômodos maiores, pé direito mais alto e janelas grandes, o que possibilita colocar em prática ótimas ideias com a reforma.

Ademais, os materiais utilizados nessas construções — como a madeira, por exemplo — são de alta qualidade e chegam a durar décadas. Por isso, independente do imóvel — seja ele usado ou novo — o seu tamanho é fundamental para a determinação do seu valor venal.

No entanto, quem realiza a compra deve ficar atento em relação à legalidade da respectiva planta. Isso porque é muito comum os casos de ampliação e redução do empreendimento sem que as devidas alterações sejam transferidas para a sua planta e registradas junto à prefeitura, o que requer recursos financeiros e prazo para tal regularização.

Número de cômodos

A quantidade de cômodos é um item que deve ser levado em conta na hora em que for comprar uma casa para reformar. Isso depende muito do número de membros da família, caso a aquisição seja para a sua própria moradia. É importante observar o número de quartos e a sua disposição — dormitórios muito estreitos ou cujo acesso necessite de passagem por escadas podem ser empecilhos para muitos compradores.

De acordo com o perfil do cliente, a existência de suítes é primordial. Algumas pessoas não fazem muita questão, porém, uma casa com suítes é bem mais valorizada. A reforma de banheiros de imóveis antigos também é essencial, visto que os revestimentos certamente estarão fora de moda.

As vagas de garagem também são itens de muita relevância, uma vez que em uma família podem existir mais de um motorista e, hoje em dia, cada pessoa quer ter o seu próprio veículo. Quando o imóvel não dispor de números consideráveis de vagas de garagem, observe se nas suas dependências não há possibilidades de estacionamento ou se nas suas proximidades é possível contar com serviços de estacionamento terceirizado.

Quais as vantagens de comprar uma casa para reformar?

São inúmeras as vantagens de comprar uma casa para reformar. A seguir, explicaremos aquelas que mais se destacam. Acompanhe!

Menor valor de aquisição

Esse é o primeiro motivo para quem busca comprar uma casa para reformar, o baixo custo é a principal vantagem dos imóveis prontos. Em comparação com os empreendimentos novos ou em lançamento, o preço reduzido se explica pela desvalorização de alguns elementos existentes nas antigas construções.

Na maior parte dos casos, quanto mais velha a edificação, menor é seu valor de aquisição. Para quem sabe avaliar bem e escolher um imóvel que não necessite de tantos reparos, isso pode ser considerado como um ponto extremamente positivo.

Possibilidade de personalização

Ao comprar uma casa para reformar, você cria de forma automática inúmeras possibilidades de decoração para cada ambiente, a depender do seu gosto. Dessa maneira, poderá substituir todos ou somente alguns itens existentes para desenvolver temas e estilos variados para compor determinado espaço, ou seja, você poderá deixar a casa do jeitinho que sempre sonhou!

Se os antigos acabamentos estiverem conservados, é possível aproveitá-los e assim economizar recursos para investir em novos elementos que possam valorizar o imóvel. Só não se esqueça de tentar harmonizar a nova decoração com os componentes presentes na casa.

Valorização do imóvel

Toda reforma bem planejada é capaz de valorizar um imóvel e isso independe da época de sua realização. Esse é um benefício para donos de empreendimentos mais antigos que visam economia e pretendem obter retorno financeiro com a sua venda.

Você pode valorizar o seu imóvel a partir de algumas modificações:

  • modernização das estruturas;
  • pintura de paredes;
  • reforma da parte elétrica;
  • troca da parte hidráulica;
  • impermeabilização de pisos e paredes;
  • substituição de pisos e azulejos.

Mesmo que não deseje fazer grandes reformas, é sempre importante ficar atento a todos os detalhes, pois eles que farão com que o imóvel seja valorizado. Independente do tipo de reforma, o ideal é que passe para o potencial comprador sensação de conforto e segurança, pois é muito importante que um local além de lindo esteja em perfeitas condições de uso. Esses, são valores que influenciam diretamente na compra ou aluguel do imóvel.

Localização privilegiada

Construções mais antigas costumam ter sua localização melhor do que a de imóveis mais novos. Isso é normal, uma vez que regiões mais desenvolvidas economicamente são ocupadas primeiro. Esse fato não é uma regra, mas é muito comum isso acontecer.

Boas localizações agregam valor ao imóvel, o que aumenta o seu valor. Essa é uma das vantagens de escolher o empreendimento em regiões privilegiadas e uma ótima garantia de retorno de investimento.

Por que contratar uma imobiliária para auxiliar no processo?

Muitos compradores se enganam ao não contratar uma imobiliária para auxiliá-los nesse tipo de negociação, achando que dessa forma há uma economia. Pelo contrário, essas empresas possibilitam uma negociação com segurança e tranquilidade.

Isso porque, geralmente, as pessoas desconhecem a burocracia que envolve o processo de compra e venda. Conhecimento de mercado, indicações dos melhores imóveis e redução de tempo nos processos burocráticos são algumas das vantagens que uma imobiliária pode oferecer.

Vejamos a seguir como elas podem ajudar nesses quesitos e outros mais!

Conhecimento do mercado

Para quem deseja investir com segurança e garantir um bom negócio na aquisição de imóveis, a primeira etapa é contratar uma imobiliária para não dar nenhum tipo de passo em falso e errar na escolha.

Imobiliárias estão a frente do mercado e oferecem informações valiosas para a ocasião:

  • valorização do imóvel;
  • melhores localizações;
  • pontos positivos e negativos de casa ou apartamento;
  • previsão de valorização ou desvalorização do bem em um determinado espaço de tempo.

Indicação dos melhores imóveis

Uma vez que a imobiliária atua em diversas regiões, ela consegue visualizar perfeitamente o imóvel que se encaixa no perfil de cada cliente. Dessa forma, analisa o valor que o comprador tem disponível para investir no imóvel e indica as melhores opções.

Para isso, é recomendável buscar por empresas de renome, que já estão consolidadas no mercado. Elas certamente terão um catálogo de imóveis com um número maior de empreendimentos cadastrados e indicarão aquele que atende a sua real necessidade.

Redução de tempo com processos burocráticos

Como dito anteriormente, muitas pessoas não contratam uma imobiliária por pensarem que a sua comissão vai onerar demais o valor do imóvel e diminuirá os seus lucros. Acontece que se todos os trâmites forem colocados na ponta do lápis e houver algum problema na compra do imóvel, o prejuízo poderá facilmente ultrapassar o valor de uma comissão.

Os principais processos burocráticos envolvidos em um processo de compra são:

Verificação do valor do imóvel

Somente com o auxílio de profissionais do ramo, é possível ter uma noção real do quanto realmente vale a residência, pois são eles que acompanham o mercado daquela determinada região e, por comparação com outros imóveis, conseguem determinar um valor justo para o bem.

Documentação

São várias as documentações exigidas para esse tipo de negócio, as quais devem estar todas legalmente em dia. As imobiliárias e os corretores de imóveis dispõem de experiência suficiente para avaliar, aconselhar e oferecer sugestões para regularizar a papelada.

Isso agiliza a compra à vista, financiada com ou sem a utilização do fundo de garantia.

Realização de visitas

Após passar para a imobiliária quais são suas pretensões em relação ao tipo de imóvel desejado, ela monta um planejamento de visitas para que você conheça várias opções de empreendimentos de acordo com o seu perfil e disponibiliza tempo e atenção para atender todas as suas necessidades.

Proposta, negociação e acordo

Depois de aproximar comprador com o vendedor e verificada ambas condições, é hora de fechar o negócio. A imobiliária promove reuniões com as partes no próprio estabelecimento, ou seja, em um ambiente totalmente neutro para os dois.

Dessa forma, os compradores se sentem mais seguros com o amparo da intermediadora, que busca o equilíbrio por meio de uma transação justa, na qual ninguém ganha ou perde. Essa tentativa é feita para sempre satisfazer as duas partes.

Além desses processos burocráticos, ainda tem o processo de financiamento do imóvel e o pós-venda, que verifica se todo o regime foi finalizado de acordo com o combinado. Com a ajuda da imobiliária, todos esses procedimentos podem ser conduzidos por ela, que já conhece todos os caminhos e pode, dessa forma, agilizar os processos.

Respaldo jurídico e praticidade na documentação

Qualquer problema na documentação pode significar atraso na negociação ou até mesmo prejuízos. Mas você pode ficar tranquilo, pois com o apoio jurídico da imobiliária é possível caminhar nessa trajetória tranquilamente.

Depois de escolhido o imóvel, uma imobiliária evita que você tenha qualquer problema com a parte burocrática do negócio. Para isso, ela acompanha todo o processo de compra do empreendimento. No fim das contas, o objetivo da empresa é ajudá-lo em todas as etapas do processo.

A partir daí, você pode ficar tranquilo: é só buscar por empresas especialistas no ramo e que sejam de confiança, para deixar a sua documentação toda correta com o amparo do departamento jurídico. Somente dessa maneira pode-se ter tranquilidade e segurança nesse tipo de negociação.

Desenvolvimento de contratos pertinentes

As boas imobiliárias constituem de um setor jurídico próprio que analisa todas as premissas do contrato para ter certeza que cumprirão com os direitos e deveres das duas partes interessadas, comprador e proprietário.

Fica a cargo da imobiliária elaborar o contrato de promessa de compra e venda, assim como a análise de todos os documentos legais, o que livra o cliente de mais uma despesa e desgaste com burocracia.

Além do mais, quando o comprador decide realmente fechar o negócio sozinho, o dono do imóvel costuma deter mais informações do que ele sobre a transação e pode tirar proveito disso. Ao contar com profissionais qualificados você fica livre desse tipo de problema.

Vale a pena comprar uma casa para reformar?

Toda reforma é trabalhosa, pois é preciso terceirizar serviços, valer-se do planejamento de um arquiteto, buscar por materiais de construção, acompanhar a construção e etc. Apesar de toda essa demanda, essa sim pode ser uma decisão acertada, desde que as suas despesas não fiquem muito altas. Afinal de contas, vimos que um imóvel reformado significa valorização e é uma forma de deixar a residência com a cara da família.

Para o comprador que pensa em investimentos, essa é uma maneira de adquirir um bem mais em conta, investir um pouco e alugar ou revender com verdadeiros ganhos.

Porém, isso tudo só vale a pena se as contas fecharem. É recomendável que o valor da transação de compra da casa para reforma não ultrapasse 80% do valor de revenda considerado. Por isso é fundamental planejar bem e realizar um pré-orçamento preciso para ponderar a sua decisão de comprar um imóvel novo ou reformar um mais antigo.

Se a sua pretensão é comprar para revender, precisa então colocar tudo na ponta do lápis. No fim das contas, a pechincha na hora de adquirir o bem precisa ser compensada com uma reforma mais barata e com um valor de venda considerável. Mas fique atento para não abrir mão da qualidade da reforma, pois um imóvel com uma reforma ruim pode atrapalhar nas negociações.

Avalie o valor de venda de imóveis mais novos na região. Quanto mais valorizado for o local, melhor. Desse modo, com as adaptações necessárias, você poderá fechar um ótimo negócio!

No momento em que for comprar uma casa para reformar, não deixe de tomar cuidado com a escolha, pesquise bastante e sempre que preciso conte com o auxílio de profissionais do ramo imobiliário, esse detalhe é fundamental para que você faça uma boa aquisição.

Se você está em busca de imóveis de qualidade e alto padrão, nós teremos a maior satisfação em atendê-lo e ofereceremos a solução que melhor se encaixe em seu perfil. Para isso, entre em contato conosco e conheça nossos produtos. Temos os melhores imóveis para você!

Share This