fbpx

Uma piscina é um belo item de decoração, visto que deixa o imóvel mais charmoso e contribui para sua valorização no mercado imobiliário. Contudo, exige diversos cuidados, e é por isso que implementar uma cobertura retrátil de piscina é uma ótima alternativa.

Neste conteúdo, mostraremos aspectos muito importantes como o funcionamento desse equipamento e quais os benefícios de instalá-lo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo para conferir!

O que é uma cobertura retrátil de piscina?

É um equipamento utilizado para proteger o interior da piscina, dos efeitos da poluição, chuva, sol, vento, entre outros. Coberturas retráteis podem ser instaladas tanto nos ambientes residenciais quanto naqueles que são comerciais.

Esse tipo de cobertura tem a finalidade de reduzir os cuidados com manutenção, tornando o processo mais rápido e barato, além de evitar o desperdício, uma vez que ela impede a evaporação da água, principalmente nos dias de calor.

Como funciona esse equipamento?

Uma cobertura de piscina pode ser fabricada em diferentes materiais, cores, formatos e modelos, no entanto, a retrátil é uma das mais procuradas no mercado. Trata-se de uma peça de madeira, instalada sob uma estrutura de trilhos de ferro, e apenas com um comando no controle remoto ou painel digital, ela se movimenta como um portão elétrico, deixando a piscina coberta ou aberta.

É possível abrir esse “portão” do centro para os lados ou de um lado para o outro, ficando a seu critério na hora da instalação. Porém, é importante ressaltar que a estrutura deve ser fabricada com materiais resistentes e apropriados para a instalação das placas de policarbonato, que podem ter formato de telha, compacto ou alveolar.

Sua principal vantagem é a versatilidade proporcionada, já que ela pode ser mantida fechada ou aberta, conforme a sua necessidade. Falaremos mais sobre seus benefícios a seguir.

Quais são os tipos de cobertura retrátil de piscina?

Apesar dos dois tipos de coberturas de piscina mais utilizados serem as capas retráteis e pisos retráteis, existem muitos outros modelos disponíveis. Conheça cada um logo abaixo!

Cobertura parcialmente retrátil

Como o próprio termo sugere, sua estrutura abrange apenas uma parte da área total da piscina e, em geral, é fabricada em placas de vidro.

Cobertura curva

A finalidade desse tipo de cobertura retrátil é agregar valor estético, além de proteger o interior da piscina, é claro. Normalmente, há uma parte curva, feita em vidro, que permite a entrada do sol e do ar externo no ambiente, quando necessário.

Prisma

Ideal para piscinas aquecidas, o formato prisma consiste em um modelo em que a piscina é construída dentro de uma estrutura de concreto, aspecto que oferece muito mais proteção.

Estrutura móvel

Uma solução muito mais simples e barata, pois não exige materiais caros para sua construção. Basicamente, é uma estrutura de plástico que pode ser removida ou acoplada por cima da piscina.

Estrutura simples

É uma espécie de teto retrátil que pode ser inteiramente aberto para que você aproveite melhor os dias quentes e com sol agradável dentro da água.

Quais os benefícios de uma cobertura retrátil de piscina?

São vários os benefícios que uma cobertura retrátil oferece ao cliente. Entre eles, estão a minimização dos efeitos do sol e do tempo, a facilidade de limpeza e a agregação de valor ao imóvel. Além dessas vantagens que citamos, iremos apontar outras três, que são as de mais importância. Acompanhe!

Economia

Quando as piscinas são cobertas, conseguimos evitar a evaporação da água, o que proporciona economia com gastos relativamente ligados às manutenções irrelevantes, produtos químicos e até com água para repor o volume descartado. Entretanto, as coberturas são bem eficientes para manter o equilíbrio da água.

Segurança

Esse é o maior benefício que a cobertura pode trazer para as pessoas. É fundamental adquirir segurançaem residências que vivem idosos, crianças e animais de estimação. Portanto, ao deixar o ambiente da piscina coberto, o lugar acaba não sendo tão exposto e usado. Dessa forma, podemos evitar graves acidentes como as quedas.

Proteção

Não podemos deixar de fora o benefício da proteção, imprescindível para não ter um grande acúmulo de sujeira, tanto na própria água quanto no fundo da estrutura. Nesse quesito, conseguimos poupar limpeza e tempo, pois desse modo evitamos o acúmulo de folhas e o excesso de insetos mortos na piscina, o que demanda mais produtos químicos para a purificação da água.

O valor de aquisição desse tipo de equipamento depende da qualidade do material utilizado e da sua tecnologia. Uma cobertura de piso retrátil básica pode sair em torno de 8 mil reais, sem incluir a mão de obra.

Quais as outras formas de utilizar coberturas retráteis?

São vários os ambientes que podemos empregar as coberturas retráteis, desde construções comerciais até residenciais. É bem comum encontrarmos essa estrutura em hotéis, parques aquáticos, empresas, estacionamentos, apartamentos, casas, entre outros. Muita vezes, o cliente a utiliza para dar um charme no ambiente ou para proporcionar proteção e conforto.

Nos ambientes residenciais, os espaços em que se aplicam as coberturas são diversificados, de acordo com a necessidade e gosto do consumidor. Os lugares mais comuns são: quintais, jardins, churrasqueira, varandas, salões de festas e corredores. Quando se trata de proteção, qualquer local pode receber as coberturas retráteis. Lembrando que também é possível inseri-las em ambientes tanto para garantir luz natural quanto para sofisticar o recinto.

Espaços e locais que mais são utilizadas as coberturas

Podemos utilizar as coberturas retráteis como forma de ampliar áreas fechadas. É mais comum em sacadas de apartamentos, pois assim elas conseguem integrar a área externa com os ambientes internos, o que  aumentando as dimensões do espaço.

Existem também muitos imóveis que são vendidos sem garagem coberta. Entretanto, muitas pessoas investem em estruturas como essa, pois além de proteger o veículo de fenômenos naturais, estamos valorizando o imóvel e, ainda por cima, criando um ambiente harmônico.

Além desses locais, é possível criar alguns ambientes até dentro de nosso imóvel, como uma academia, um espaço para recreação para as crianças, um jardim de inferno, uma área gourmet, etc. Dessa maneira, podemos aproveitar melhor a área total do nosso imóvel, atendendo nossas  necessidades.

Por que utilizar as coberturas retráteis?

Diante do cenário em que vivemos, um dos motivos que mais contribui para o uso das coberturas retráteis é a instabilidade do clima e tempo. Em dias ensolarados, a temperatura não permite que fiquemos expostos ao sol.

Enquanto em épocas de chuva e frio também somos impedidos de aproveitar e desfrutar do espaço que tem ambientes externos. Então, acaba que você não pode realizar atividades em seu próprio espaço, com o qual também poderia empreender, a partir de ações para o bem-estar e conforto seu e de sua família.

Perceba então que com a cobertura retrátil de piscina você pode utilizar a mesma estrutura em vários ambientes — residenciais ou comerciais — proporcionando comodidade e lazer para seus familiares, e contribuindo na valorização de seu imóvel.

E aí, gostou deste post? Nosso conteúdo sobre como funciona uma cobertura retrátil de piscina foi útil para você? Então, não deixe de seguir as nossas redes sociais para acompanhar todas as atualizações sobre o mercado! Estamos no Facebook e LinkedIn!

Share This