fbpx

A administração municipal já sinalizou interesse no investimento e espera apoio da iniciativa privada

Caraguatatuba vem crescendo e ganhando destaque entre as cidades do Litoral Norte de São Paulo ao longo dos anos.

Repleta de pelas praias e belezas naturais e boa infraestrutura, hoje em dia não é preciso mais de um feriado prolongado ou férias para que a cidade seja o local escolhido por muitos turistas. Além disso, a administração municipal já sinalizou interesse em ampliar esse segmento dando início a implantação de um teleférico, que faria a ligação entre o Morro Santo Antônio e o Morro do Camaroeiro.

Atualmente, o Morro Santo Antônio já é um dos pontos de referência para muitos moradores e turistas que o procuram para apreciar uma vista panorâmica que é a única da cidade. Além disso, é de lá que os adeptos das alturas se aventuram nos saltos individuais ou duplos de parapente ou asa delta. A proposta é que teleférico dê ainda mais visibilidade e acesso a esse ponto turístico e estimule os esportes radicais praticados no local.

Além do Morro Santo Antônio, o Camaroeiro é outro ponto muito frequentado por turistas, pois é uma referência para quem procura consumir um dos alimentos mais característicos do litoral: o peixe. A movimentação do atrativo turístico seria um meio de movimentar ainda mais esse comércio da cidade, acreditam os apoiadores.

A iniciativa já é bem vista e tem o apoio da gestão pública. O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) se diz confiante na realização do projeto e espera apoio da iniciativa privada. “Somos muito favoráveis a esse projeto e ele é muito bem vindo à cidade. Os vereadores também já se posicionaram a favor. Agora esperamos que investidores da iniciativa privada se interessem e apresentem propostas para a implantação”, comentou o prefeito.

Segundo ele, a ideia é implementar o novo atrativo turístico, mas sem onerar os cofres públicos. Silva diz que seria complicado para a prefeitura arcar sozinha com um sistema desse porte e, por isso, o mais adequado é parceria em que a empresa que invista na construção, receba o direito da concessão por um determinado período de tempo, de modo a ter de volta o capital aplicado inicialmente.

Representantes de Caraguatatuba já estiveram no Rio para conhecer o sistema, que seria viável devido à semelhança, já que a topografia é semelhante à de Caraguatatuba, pois o sistema implantado no município poderia ser baseado no mesmo padrão.

Implantação de teleférico em Caraguá será semelhante ao do Rio de Janeiro

 

Texto: Ricardo Hiar
Edição: Talita Marcondes | Agência Maypress

Share This