fbpx

No mundo de hoje, com todas as responsabilidades e atribulações da vida adulta, encontrar um tempo para desfrutar da companhia dos filhos e de toda a família é essencial para a saúde e bem-estar de todos. E o que pode ser melhor — em pleno verão — do que incluir nesse tempo brincadeiras na praia?

Afinal, somos um país tropical, com mais de 7.491 quilômetros de extensão de um litoral belíssimo. Além disso, o contato com o mar é ideal para renovar as energias, recompor a sanidade mental, fugir do stress cotidiano e criar lembranças incríveis com os filhos. O que, inclusive, auxilia na criação e consolidação dos laços afetivos que vamos levar por toda a vida.

Mas para que o dia na praia não se torne chato e enfadonho para os pequenos — após as primeiras horas de diversão —, é importante termos atividades diversas na programação. Atividades que possam ir além dos tradicionais mergulhos no mar e dos castelos de areia.

Com nossas dicas, você descobrirá como ter um dia incrível com seus filhos, com brincadeiras na praia que só exigem imaginação e uma boa dose energia. Vamos lá?

Caminhada

Com tanto espaço livre, uma das melhores atividades para praia são as caminhadas. Além de garantir uma visão geral de toda a extensão litorânea, os pequenos podem aproveitar para catar conchinhas e brincar de pega-pega.

Como se não fosse motivo suficiente, é sempre bom ensinar as crianças a colocarem o esporte em suas vidas, como forma de promover a saúde. Mas vale lembrar que, quando realizadas com as crianças, as caminhadas não devem ser longas demais. Além disso, é aconselhável que sejam realizadas no período da manhã ou no fim da tarde, por conta da exposição ao sol.

Bicicleta

Que criança não adora andar de bicicleta? Desconhecemos um pequeno que não adore essa aventura. Ainda mais quando se trata de uma brincadeira de praia.

No entanto, transportar o brinquedo pode não ser tão cômodo. Por isso, se você tem o privilégio de ter um apartamento na praia, providencie uma bike só para a ocasião. Se ainda não é um desses sortudos, tudo bem: a maioria das cidades litorâneas conta com empresas de locação de bicicletas.

Pipa

Céu aberto e nada de fiação. Que cenário pode ser melhor para soltar pipa ou “empinar papagaios”? Geralmente, ver as divertidas formas e cores cortando o azul do céu é uma das atividades preferidas pelas crianças e por muitos adultos. Dessas coisas que nos fazem querer voltar no tempo.

Fotos engraçadas

Hoje em dia, já não saímos de casa sem os smartphones, não é mesmo? Levamos nossos pequenos — e cada vez mais modernos — companheiros a praticamente todos os lugares. Não é à toa que eles estão cada vez mais incorporados à nossa rotina. Inclusive, até as crianças pequenas já os utilizam com bastante facilidade.

Por isso mesmo, o belo cenário praiano e toda a intimidade das crianças com tecnologia podem ser uma ótima oportunidade para fotos engraçadas. Além de diversão garantida, é uma excelente maneira de eternizar esses momentos. Você não acha?

Construir um relógio de sol

Uma brincadeira na praia muito interessante e que pode ser entendida até como uma experiência científica é construir um relógio de sol na areia. O processo é muito simples e pode ser feito com pouquíssimos recursos. Além disso, é uma forma de demonstrar às crianças como a contagem do tempo é feita e qual a lógica por trás disso.

Para realizar essa experiência com os pequenos você precisará basicamente de três coisas:

  • uma vareta para fincar no chão (procure incliná-la um pouco ao sul já que vivemos no Hemisfério Sul);
  • 12 pedrinhas que formarão as horas no ponteiro feito pela sombra da vareta;
  • um relógio, pode ser de pulso ou até do celular mesmo, para cronometrar as horas e ir formando o relógio da forma correta.

O processo é o seguinte: comece cedo, às 7 horas, por exemplo, e coloque a primeira pedra na direção da sombra da vareta. À medida que forem passando as horas vai adicionando as demais pedrinhas até o formar o relógio completo. No meio tempo, você e seus filhos podem brincar de outras coisas, mas farão também um exercício de atenção e memória de sempre marcar a passagem das horas no relógio de sol. Uma ótima brincadeira para vocês!

Caça ao tesouro

Vamos combinar que praia é o ambiente ideal para a família toda se divertir de várias formas, não é mesmo? A presença de mar, areia, árvores e até rochedos com mata ao redor podem cativar a imaginação de todos os presentes. Em um local como esse, realizar uma caça ao tesouro se torna uma das melhores brincadeiras na praia para se fazer.

A forma de realizar isso você já deve conhecer: marque alguns pontos — não precisa ser nada muito distante, até mesmo para a segurança da criança — esconda alguns objetos ali, pode ser brinquedos ou mesmo sacos de moeda e depois desenvolva um mapa que ajudará os pequenos a encontrarem os tesouros escondidos. Tanto o processo de preparação, quanto a própria busca pelos itens que serão descobertos é uma grande diversão. Experimente e tenha ótimos momentos em família na praia!

Salto em distância

A areia úmida típica de praia é ótima para fazer uma outra brincadeira: salto em distância. Fazer as marcas para as distâncias do salto é bem fácil, basta pegar um pedaço de pau ou vareta qualquer e ir marcando cada desafio ou tentativa.

A diversão vai muito além do salto em si, já que vocês terão que correr para pularem mais longe e também estarão se desafiando e tendo momentos engraçados, como escorregadas ou tentativas de salto que não saem como o esperado. O segredo é levar tudo com leveza e diversão, e não como competição.

Imagem e Ação

Jogos de mímica são uma ótima opção quando se está entre amigos ou em família. Mais uma vez, a areia da praia pode ser a fonte de diversão para vocês. Por meio do jogo Imagem e Ação, podem ser sugeridos objetos ou situações diversas a serem desenhadas na areia, a fim de que adivinhe o que outro está tentando demonstrar. O desafio será instigante a ambos participantes e será um exercício de criação e imaginação para todos.

Como você pode ver, é completamente possível ter excelentes momentos em família no litoral. Agora que já tem os direcionamentos corretos sobre as possibilidades que esse contexto oferece, aproveite para tirar o máximo proveito disso quando estiver com os pequenos.

Se gostou de descobrir brincadeiras na praia para curtir o dia com os filhos, aproveite para conhecer também as 4 melhores praias para ir com as crianças.

Share This