fbpx

Se você está pensando em alugar ou em comprar um imóvel, já deve ter notado que esse processo pode ser um pouco lento. Isso porque, ao longo dessa missão, precisamos pesquisar as melhores ofertas, visitar uma série de residências, separar a documentação correta e, em alguns casos, aguardar a aprovação do financiamento.

E a tarefa não acaba aí! Quando o assunto é a avaliação de imóveis, também é interessante analisar outros pontos para acertar em cheio na escolha: a estrutura do local, a localização e, inclusive, o acabamento da construção são detalhes fundamentais.

Pensando nisso, criamos este post com tudo o que você precisa saber para evitar problemas e ter a certeza de que investiu na melhor opção. Acompanhe a leitura e descubra!

Analise todos os detalhes

Um dos principais pontos que deverão ser observados na avaliação de imóveis é, sem dúvida, a qualidade da estrutura. Independentemente se a construção é nova ou antiga, é imprescindível observar todos os detalhes.

Para quem deseja alugar um espaço que já foi habitado anteriormente, vale checar se há problemas de infiltração, rachaduras nas paredes e, até mesmo, se os acabamentos estão em boas condições, como é o caso da pintura, dos pisos e dos azulejos.

Ao longo da avaliação, a parte elétrica, hidráulica e estrutural são as que merecem mais atenção. Veja abaixo uma recomendação sobre o que verificar:

  • louças: vasos sanitários e cubas devem estar em bom estado e sem rachaduras;
  • metais: certifique-se de que torneiras e pias não estejam arranhadas ou amassadas;
  • esquadrias: portas e janelas devem ser testadas. Confira se estão bem alinhadas e sem partes amassadas;
  • vidros: trincas e riscos são um problema. Observe se a vedação das aberturas está em dia;
  • rede elétrica: teste tomadas, interruptores, chuveiro e quadro de luz;
  • parte hidráulica: peça a ajuda de um profissional para conferir o escoamento e os registros de água;
  • pisos: teste o nível do piso em todos os ambientes;
  • garagem: veja o tamanho da vaga e se há a presença de pilares que impossibilitam as manobras do veículo.

Faça uma vistoria

Outra maneira de analisar o estado de conservação do imóvel é investir na vistoria. Caso você não saiba, esse procedimento está relacionado ao documento que é entregue para o morador junto com as chaves da residência.

O laudo do imóvel deve apresentar todas as informações referentes ao estado de conservação da estrutura que será alugada. Nessas considerações, é importante constar, em detalhes, a situação física, bem como a estrutura do local.

Para fazer esse tipo de vistoria, é preciso considerar os serviços de um profissional especializado que, normalmente, pode ser encontrado na própria mobiliária.

Lembre-se de que o laudo de vistoria do imóvel é uma obrigação que está prevista na lei do inquilinato e que proporciona muito mais segurança, seja para o locatário ou para o locador.

Verifique a localização

Outro fator essencial na escolha do imóvel é a localização. Afinal, de nada adianta escolher uma boa casa se a região não satisfaz as suas expectativas, certo? Portanto, comece observando o entorno no qual a casa ou o prédio está localizado.

Certifique-se de que há uma boa oferta de comércios, áreas de lazer e acessibilidade, como linhas de ônibus. Se houver alguma dúvida, peças dicas aos moradores do bairro.

Vizinhança

E por falar em moradores, não deixe de conhecer a sua futura vizinhança. Dê uma volta pelo quarteirão, veja se as ruas são movimentadas e imagine como será viver nesse local.

Segurança

Se estiver procurando um apartamento, analise também questões de segurança: trincos e fechaduras das portas, câmeras, interfones e vigilância em tempo integral farão toda a diferença na escolha do seu novo lar.

Por último, faça um checklist de todos os itens relevantes junto ao profissional especializado no assunto. Esse cuidado evitará muitas dores de cabeça no futuro. Vale a pena!

Viu só? Fazer a avaliação de imóveis pode ser mais simples do que você imaginava. Com paciência e atenção, esse processo é otimizado e você poderá aproveitar a sua casa com toda tranquilidade.

Agora que você já está por dentro do assunto, entre em contato conosco. A Quadra Imóveis conta com uma série de boas residências esperando por você!

Share This