fbpx

A rotina estressante de quem vive em um grande centro, como a capital paulista, leva muita gente a pensar em alternativas para escapar do agito e da correria do dia a dia. Em especial aquelas pessoas que têm crianças na família e que não abrem mão de passar bons momentos com elas, seja nos feriados, nas férias ou nos finais de semana.

As opções de lazer em São Paulo são incontáveis, mas ainda envolvem grandes deslocamentos, trânsito, em alguns lugares filas e até falta de segurança. Para quem já está cansado de tudo isso, a alternativa pode estar na procura de um apartamento ou casa fora da cidade grande, em busca de tranquilidade, conforto e contato com a natureza.

Um bom exemplo de onde encontrar todas essas opções juntas é o Litoral Norte de São Paulo. São muitas opções de praias — desde as mais isoladas às mais badaladas — aliando belezas naturais, diversão e um encontro inigualável do litoral com a Serra do Mar.

Saber quando comprar um imóvel, nesse caso, não é apenas fazer um bom investimento, mas é também garantir momentos agradáveis com a família, esquecer por alguns momentos dos problemas e voltar revigorado às tarefas do dia a dia. Ao comprar um imóvel na praia você terá sempre um refúgio, um lugar para se acomodar e relaxar, além de poder praticar esportes náuticos ou simplesmente ler algum livro à beira mar.

E não é preciso abrir mão do conforto, da sofisticação ou do alto padrão por estar no litoral. Há muitas opções de imóveis nessa região que podem manter seu estilo de vida longe do estresse da capital.

Só o que você deve fazer é optar por um apartamento ou casa e, então, os momentos de lazer com a família serão garantidos. Mas qual a melhor escolha? Isso depende do que você espera com a compra desse imóvel, de que tipo de benefícios prefere e de como pretende passar seus dias.

Para ajudar você, elencamos, neste artigo, as vantagens e desvantagens de ter uma casa ou apartamento. Com isso, esperamos que você consiga decidir qual se encaixa melhor no seu perfil. Continue a leitura!

Quais as vantagens de comprar uma casa?

Morar em casa parece ser a preferência da grande maioria dos brasileiros, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram que 86,9% das pessoas que têm um imóvel, vivem em uma casa. A preferência não é à toa, as vantagens de se comprar uma casa são inúmeras e podemos destacar as principais.

Espaço

Essa é, sem dúvida, a mais óbvia entre as vantagens que apresentaremos quando estudamos a compra de um apartamento ou casa. E não estamos falando apenas de quintal, gramado, garagem, entre outros espaços externos, pois normalmente, quartos, banheiros, salas e cozinha são mais amplos do que os projetados em apartamentos. Simplesmente porque há mais espaço no terreno para isso.

Além disso, no terreno de uma casa há grandes possibilidades de construção de áreas de lazer para aproveitar com a família. Piscina, área gourmet com churrasqueira e campo para prática de esportes são alguns dos exemplos. Se estiver próximo ao mar, ainda há, até mesmo, a possibilidade de ter um lugar para guardar equipamentos para esportes náuticos.

Outra vantagem em relação ao espaço é que, dependendo do tamanho do terreno, você poderá construir outros cômodos, mudar a planta do imóvel, ampliar a área construída da casa, fazer mais dependências, entre outras alterações.

Taxa de condomínio

Ao comprar uma casa, suas obrigações se restringem aos impostos públicos do imóvel. A não ser que ela esteja dentro de um condomínio, onde são cobradas as taxas pelos benefícios comuns, como segurança e manutenção. Do contrário, não há pagamento de taxa de condomínio.

Regras

Em um apartamento, é inevitável ter de seguir as regras impostas pela convenção do condomínio. Isso inclui horários mais restritos em que é permitido fazer barulho, por exemplo. Se você gosta de receber amigos e dar festas, a casa é a melhor opção, pois o espaço do seu quintal e da sua varanda não precisam de reserva.

Isso vale, também, para quem gosta de ter animais de estimação. Atualmente, cada vez mais as regras dos condomínios de apartamentos são rígidas e restritas para quem tem pets.

Independência

Morando em uma casa, você ganha total autonomia diante do bem. Isso significa que não depende de aprovação para fazer mudanças na estrutura, reformas, alterações na fachada ou ampliações, como a criação de um novo cômodo, acrescentar uma varanda ou aumentar o tamanho da churrasqueira.

Basta que você queira, faça o projeto e viabilize, lembrando-se apenas de comunicar a prefeitura do município sobre as ampliações, se houver alguma legislação local.

Vagas de garagem

A disputa por espaço para colocar os automóveis da família e dos amigos na rua e nas garagens dos condomínios pode até estressar você na capital, mas não deve ser um problema se for comprar uma casa no litoral. Afinal, estamos falando em escapar desse tipo de situação e relaxar, certo?

Em uma casa, certamente o espaço para os carros é maior do que as vagas em estacionamento dos apartamentos, que costumam ser limitadas para cada condômino. Esse diferencial deve estar na sua lista de prioridades na hora de escolher entre apartamento ou casa.

Quais as desvantagens de morar em casa?

Comprar uma casa no litoral parece perfeito, mas se não houver planejamento e se você não estiver acostumado a viver nesse tipo de imóvel, pode haver algumas desvantagens.

Segurança

Para garantir que seu imóvel não seja vulnerável ou sujeito a invasões e ataques de bandidos, é preciso que você trate de soluções como monitoramento, contratação de empresas de segurança, alarmes, entre outras. Esse tipo de cuidado com a segurança residencial deve ser tomado, principalmente, se você sabe que ficará longos períodos longe do imóvel.

Manutenção

Se, por um lado, nos apartamentos, você apenas paga a taxa de condomínio e não deve se preocupar com questões de manutenção do ambiente, em uma casa você é o síndico. Isso significa que você será o responsável pela contratação dos profissionais que farão limpeza, jardinagem, reparos na fachada e nos cômodos, pintura, entre outros.

Quais as vantagens de escolher um apartamento?

O apartamento é uma opção cada vez mais escolhida pelas famílias mais modernas, que buscam comodidade e menos preocupações. Entre as vantagens estão as facilidades com manutenção dos espaços comuns, segurança e, muitas vezes, localização. É importante conhecer, detalhadamente, cada benefício ao escolher pelo apartamento.

Conveniência

Você já tem tantas preocupações no seu dia a dia com trabalho, funcionários, trânsito, entre outras que, se puder apenas pagar um valor por mês e não ter que pensar em nada mais é um alívio. Assim funciona quando opta por comprar um apartamento.

Nele, é o síndico quem se preocupa com manutenção, funcionários, finanças e até pelas diferenças entre os moradores. Problemas com encanamento, rede de energia e burocracias também estão fora da sua alçada.

Segurança

Normalmente, ao escolher a compra de um apartamento, a preocupação com a segurança tende a ser minimizada. Isso porque os condomínios já preveem a contratação de porteiros e de equipes de segurança. Além disso, ter vizinhos próximos acaba ajudando a desencorajar a entrada de bandidos.

Localização

Assim como você, as construtoras e incorporadoras sabem quais são os lugares mais valorizados em uma cidade para a construção de grandes empreendimentos. A localização é, certamente, um dos mais importantes fatores de valorização de um imóvel e, justamente por isso, as empresas buscam os melhores terrenos para implantação dos seus condomínios.

Além disso, só o fato de ter um novo prédio em construção ajuda na valorização do bairro em que ele está sendo levantado. Isso atrai outros investimentos com interesses semelhantes, tais como escolas, mercados, restaurantes e outras conveniências, de acordo com o estilo de vida das pessoas que vão morar no local.

Quais as desvantagens de escolher um apartamento?

Assim como as casas, os apartamentos também têm suas desvantagens. A compreensão antecipada desses fatores é essencial para que a escolha seja adequada ao que você busca.

Menos privacidade

Por mais qualificada que seja a construtora e por maior que seja o nível da construção do seu prédio, uma das maiores desvantagens de morar em apartamento é o barulho e a falta de privacidade.

Assim como você ouve quando os vizinhos caminham com sapatos ou se conversam em um tom mais alto, o mesmo acontece com eles. Ou seja, é inevitável que a sua privacidade seja perturbada — e também o seu sossego.

Direito coletivo

Em um condomínio de apartamentos, todos os direitos, regras, vontades e necessidades devem ser conciliados com os das outras pessoas que vivem no local. Se você ou seu vizinho mais próximo tem problemas com barulho, por exemplo, isso pode gerar incômodos.

Além disso, você terá de participar das desgastantes reuniões de condomínio ou reservar, sempre com antecedência, os ambientes comuns de lazer.

Espaço

Raramente você encontrará um apartamento que tenha os cômodos tão grandes quanto poderiam ser em uma casa. Há, certamente, alguns muito grandes, que suprem as necessidades de uma família grande com conforto e sofisticação. Mas em relação às áreas externas, é impossível bater o quintal, a varanda e as áreas de lazer de uma casa.

Geralmente, as construtoras suprem essa necessidade fazendo condomínios com cada vez mais opções de quadras esportivas, espaços gourmet, piscinas, entre outros. Mas essas áreas sempre serão de uso coletivo.

Em que situação é mais indicado escolher casa ou apartamento?

Mesmo analisando todas as diferenças, vantagens e desvantagens que apontamos na escolha entre apartamento ou casa, é difícil dizer qual o mais indicado para cada pessoa sem uma análise pessoal.

Para quem tem crianças, por exemplo, é quase sempre indicado que a opção seja pela compra de uma casa. Afinal, a cena dos pequenos correndo pelo quintal, brincando em uma piscina ou jogando bola no campo enche os olhos e aponta para uma maior qualidade de vida.

Mas isso não quer dizer que eles não poderão viver essa experiência em um apartamento. Como falamos, os empreendimentos têm cada vez mais opções de área de lazer e estar em um condomínio tem a vantagem, para as crianças, de maior socialização. Isso tudo aliado à segurança garantida pelos porteiros e pela equipe de segurança.

A palavra conforto costuma estar mais ligada a uma casa e, com ela, podemos mencionar, também, aconchego, tranquilidade, silêncio e liberdade. Já quem prefere comodidade deve escolher um apartamento, pois as preocupações com manutenção, contratação de profissionais para prestação de serviços, entre outras, ficam a cargo do síndico.

Depende do momento de vida

Comprar apartamento ou casa sempre será um investimento seguro e vantajoso, mas a escolha entre eles depende da fase da vida em que você está passando e quanto tempo ela vai durar.

No início da vida profissional, quando ainda estamos solteiros ou acabamos de nos casar, não temos filhos e passamos pouco tempo em casa, comprar um apartamento é certamente a opção mais certeira. Se eles forem menores, tanto melhor, pela praticidade, manutenção fácil e segurança.

Quando a família começa a crescer, normalmente, passamos a pensar melhor em algo que alie segurança, conforto e lazer. Os carros ficam maiores, assim como a necessidade de espaço para diversão, para brincar com as crianças e seus amigos. Nesse caso, certamente a casa deve ser considerada.

O tamanho dos cômodos e da área externa precisa ser bem analisado antes de fechar negócio para compra de apartamento ou casa. Lembre-se que apartamentos térreos e coberturas até podem oferecer uma área externa privativa generosa, mas, normalmente, o que se vê são apenas alguns com varanda ou sacada.

Somente em uma casa você terá a possibilidade de plantar uma árvore e uma horta no quintal, ver seus filhos pegarem uma fruta no pé e andar de bicicleta sem precisar sair do terreno.

Outra análise que deve ser feita é em relação à acessibilidade: idosos ou pessoas com problemas de mobilidade precisam de espaços mais amplos — em especial no banheiro — para se locomover com conforto e segurança.

Qual o trabalho e os custos de manutenção de cada um?

Já mencionamos aqui que, a respeito de comodidade, morar em apartamento é mais vantajoso do que em uma casa. Isso porque em um condomínio existe a figura do síndico, que se responsabilidade pela preocupação de manter tudo em ordem.

Portanto, se parece uma desvantagem ter que pagar uma taxa de condomínio mensalmente, por outro lado você tem a despreocupação com a detecção e solução de problemas de manutenção, como encanamento, rede de eletricidade, laje, telhados, danos causados por tempestades, entre outros. Tudo deverá ser resolvido pelo administrador do condomínio com agilidade e eficiência, sem que você precise se envolver com o trabalho.

Já em uma casa, todas essas questões devem ser resolvidas pelo proprietário. A vantagem, nesse caso, é que você pode decidir quando e como quer fazer essas manutenções, além de poder aproveitá-las para fazer mudanças e melhorias no imóvel.

Qual dos dois é mais valorizado?

Há muitos fatores que determinam a valorização de um imóvel e, por isso, nem sempre é fácil definir qual deles têm mais valor: apartamento ou casa.

Entre os principais pontos destacam-se a localização, a estrutura e o tamanho do bairro onde o imóvel se localiza. Itens como a quantidade de garagens e banheiros privativos também contam pontos a mais e, nesse caso, normalmente as casas vencem. Para se ter uma ideia, uma vaga a mais de garagem pode fazer com que o valor do imóvel suba de 10% a 15%.

No caso dos apartamentos, são mais valorizados aqueles que ficam em condomínios onde há mais áreas de lazer, como varandas, espaços gourmet, salão de festas, quadras esportivas e piscinas, além de parques para as crianças. Tudo isso compensa o tamanho dos cômodos, por exemplo, que são, em geral, menores do que em uma casa.

Nas casas, quanto maiores e mais bem cuidados forem os jardins, gramados, quintais, espaços de lazer com churrasqueira ou piscina, mais valorizadas e procuradas na hora da venda elas serão. As residências dentro de condomínios também saem na frente quando se falam em valor do imóvel.

Segurança

Normalmente, os condomínios de casa têm a segurança como a sua principal vantagem: há portaria 24 horas, muros com cerca elétrica, câmeras de segurança, entre outros recursos. Dessa forma, o morador consegue aliar todas as vantagens de se morar em uma casa com a comodidade de estar em um apartamento.

Padronização

Em geral, para se construir em um terreno dentro de um condomínio, o proprietário deve seguir um padrão de construção mínimo. Isso faz com que todos os imóveis no local sejam valorizados.

Organização

Quem não tem problemas com regras de convívio também se beneficia das vantagens de ter uma casa em condomínio, pois há uma associação de moradores que determina limites de velocidade para os carros nas áreas comuns, limpeza, barulho, entre outros. Esse tipo de situação atrai para o condomínio pessoas que buscam viver em um mesmo padrão de vida.

Por que é importante procurar uma imobiliária?

Independentemente da sua escolha, se for apartamento ou casa, não é recomendável negociar com o proprietário. O corretor de imóveis é um profissional capacitado para garantir segurança nas suas negociações.

Além disso, ele tem experiência e sabe onde procurar as melhores oportunidades, de acordo com o perfil do comprador. Os benefícios em contratar uma imobiliária são evidenciados já no primeiro instante.

Mapeamento e visitas

Como mencionamos, os corretores têm a experiência suficiente para garantir que você conhecerá as melhores oportunidades de compra de imóveis que atendam às suas necessidades e exigências. Em uma imobiliária, é possível fazer o mapeamento da sua área de preferência, elencando um grande número de imóveis casas e apartamentos que podem ser apresentados para você.

Na hora de comprar, quanto mais visitas você puder fazer até que escolha o imóvel que mais se encaixa com as suas preferências, melhor será a negociação e a sua satisfação com ela. É possível que nem todas as opções estejam disponíveis em sites e, ao realizar uma visita na imobiliária, você poderá encontrar mais opções de imóveis de alto padrão.

Garantia

Uma imobiliária é capaz de garantir que todo o processo burocrático da compra de um imóvel seja feito de forma segura, com a análise de todos os documentos do imóvel escolhido para que você não tenha problemas após a assinatura do contrato.

É o corretor quem se certifica de que não há restrições para venda, causas impeditivas, dívidas antigas que possam recair sobre o bem e melhores condições para compra.

Ganho de tempo

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) garante, por lei, a fiscalização e a transparência da imobiliária em relação à negociação dos imóveis e sua situação física e jurídica. Portanto, ao comprar um bem com o apoio de um corretor, você tem a segurança nas condições de compra do apartamento ou casa.

Além disso, cabe à imobiliária apresentar ao comprador as oportunidades de negócio que se enquadram ao seu perfil econômico, além de fazer a busca pelos melhores negócios com rapidez e eficiência.

Não temos como afirmar, como você deve ter percebido, qual a melhor opção na hora de comprar um imóvel: apartamento ou casa. Muitas vezes, as vantagens que encontramos em um deles acabam sendo supridas pelo outro ou podem ser equacionadas com medidas a serem tomadas após a compra: algumas mais simples, outras nem tanto.

Portanto, para quem tem filhos pequenos, ter uma casa parece ser a opção mais adequada. Quem opta por conforto também deve pensar mais nisso. Já os defensores do apartamento alegam que a praticidade de não ter de se preocupar com questões burocráticas, manutenção e contratação de pessoal para segurança, por exemplo, vale o fato de ter menos espaço.

O que você deve fazer, então, é optar por aquele que mais se encaixa no seu perfil e nas necessidades da sua família. Principalmente se essa compra for de um imóvel na praia, que será utilizado para o seu lazer e para fugir dos problemas do dia a dia.

Você já sabe, agora, quais são as vantagens e desvantagens na opção entre apartamento ou casa. Portanto, é hora de descobrir como fazer o melhor investimento no litoral paulista. Baixe o nosso guia e conte conosco para ajudar nessa escolha.

Share This