fbpx

Apartamento de alto padrão x casa de alto padrão? Você está prestes a comprar um imóvel na cidade onde vive ou na praia, mas ainda não conseguiu definir qual o tipo mais adequado para sua família? Saiba que há muitas diferenças entre os dois modelos e que a sua escolha vai determinar mudanças na sua qualidade de vida.

Muitas vezes, apartamentos de luxo ficam localizados em bairros mais centrais, próximos a comércio e outros tipos de serviços, o que pode ser considerado vantajoso para algumas pessoas. Por outro lado, uma casa proporciona ao proprietário mais liberdade, tranquilidade e segurança, principalmente se estiver dentro de um condomínio.

Em especial para famílias com crianças, ter um quintal com espaço para brincadeiras, andar de bicicleta, ou mesmo uma área feita especialmente para um encontro agradável com amigos é uma das vantagens de uma casa de alto padrão, em relação ao apartamento. Se estiver em um condomínio de alto padrão fechado, ainda há as opções de lazer coletivas e a possibilidade de compartilhar bons momentos com os vizinhos.

O fato é que a decisão entre apartamento de alto padrão x casa de alto padrão depende de como você deseja viver o seu dia a dia e de qual o perfil da sua família. Neste post, vamos ajudá-lo a identificar quais são os diferenciais de cada tipo, suas vantagens e desvantagens e mostrar como a escolha pode mudar o seu jeito de viver. Aproveite a leitura e vá fazendo seus planos de mudança!

Qual o perfil de quem mora em imóveis de alto padrão?

Vamos começar este post ajudando-o a saber exatamente quais as diferenças entre um imóvel de alto padrão e um convencional, apresentando o perfil de quem procura esse modelo. Dessa forma, você saberá que tipo de vizinhança provavelmente vai encontrar ao adquirir uma moradia desse tipo.

Em geral, quem procura por um imóvel de alto padrão são aquelas pessoas que sabem escolher bem onde vão morar, têm perfil detalhista e mais perfeccionista. As pessoas que desejam investir em imóveis de luxo não apenas realizam um sonho, mas também encaram a aquisição como uma espécie de prêmio para toda a família pelo seu trabalho e pelo seu sucesso profissional.

Por isso, essas pessoas veem na compra do imóvel um negócio rentável, mesmo quando não têm a intenção de revendê-lo, pois sabem valorizar a sua aquisição. Consideram sempre a valorização futura do bem e analisam as possibilidades de desenvolvimento do bairro escolhido para viver, como sua infraestrutura e entre outros fatores.

Em resumo, são aqueles que, antes de olhar para preço ou condições de pagamento, escolhem onde querem morar. No radar dessas pessoas, estão tanto os apartamentos de luxo quanto os condomínios fechados de alto padrão, em busca de conforto e segurança e também porque, dificilmente, encontrariam bons terrenos em bairros tradicionais fora desses ambientes.

Outro diferencial de quem busca imóveis de alto padrão é que, de dez anos para cá, houve uma mudança no perfil das pessoas interessadas nesse tipo de negócio. Antes formado majoritariamente por casais maduros e com filhos, atualmente, ele também conta com um público de jovens executivos, pessoas bem posicionadas no mercado de trabalho e que passaram a ter acesso a esse segmento.

O que diferencia um imóvel de alto padrão dos demais?

Atualmente, há muitos imóveis disponíveis no mercado, mas nem todos podem ser considerados como de alto padrão. Há características próprias desse modelo, que têm influência direta na sua valorização. Isso porque são feitos com materiais diferenciados, acabamento especial e outros detalhes que fazem com que não haja, por exemplo, necessidade de manutenção com a frequência em que ocorre nos demais tipos.

Vamos listar as principais diferenças entre os imóveis de alto padrão e os demais para ajudá-lo a decidir quais os tipos que se encaixam no perfil que está procurando e perceber as vantagens de investir nesse modelo.

Materiais de qualidade

Nesse caso, o principal diferencial dos materiais de primeira linha está na sua durabilidade, muito maior do que aqueles usados em imóveis mais comuns. O investimento em um imóvel de alto padrão fará com que você não precise fazer reformas durante muitos anos — a não ser que você queira!

Itens de segurança

Quem procura por um imóvel de alto padrão não deixa escapar nada do olhar quando o assunto é a segurança. Por isso, as construtoras que atuam nesse mercado incluem, nas suas unidades, sistemas que abrangem alarmes, câmeras de segurança, cofres, portas mais resistentes, entre outros diferenciais.

Além disso, os condomínios costumam ter guaritas destinadas aos profissionais que atuam na vigilância, garantindo mais confiança aos moradores do local.

Qualidade de vida

Os apartamentos e casas de alto padrão têm, cada vez mais, facilidades que conferem aos moradores mais qualidade de vida. Isso significa que suas estruturas contêm espaços para atividades de lazer, serviços pessoais e domésticos oferecidos pelos condomínios, áreas fitness e entre outras vantagens.

Tudo isso para facilitar a vida de quem tem a agenda cheia e pretende aproveitar melhor o tempo em casa, com uma infraestrutura que permite esse conforto.

Localização privilegiada

Quem está à procura de uma aquisição como essa, seja um imóvel na praia, seja uma residência na cidade, prioriza a escolha do bairro e da rua onde ele fica localizado antes mesmo da escolha da unidade. Isso porque esse item é determinante na definição sobre ser um imóvel de alto padrão ou não.

O empreendimento deve ficar em um lugar onde haja tranquilidade, segurança e, principalmente, infraestrutura completa para garantir o conforto e o bem-estar de seus moradores.

Guia completo para investir em imóvel de luxo no litoral paulista

Neste e-book explicamos por que vale a pena investir em um imóvel de luxo no litoral paulista e listamos 10 motivos para você realizar este sonho!

O que as pessoas buscam em um apartamento de alto padrão?

Não importa se você vai morar no apartamento de alto padrão ou se está apenas fazendo um investimento, todas as pessoas que buscam um imóvel desse tipo estão atrás de um bom negócio. E isso significa que elas devem considerar, sempre, a valorização do bem procurado.

Para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes na hora de escolher um apartamento de luxo. Entre eles, é necessário verificar seu estado de conservação, sua localização, se há oferta e procura no mercado, a infraestrutura no bairro, a acessibilidade nas vias do entorno e se há segurança.

Mesmo para as pessoas que utilizam o carro como meio de locomoção, também é preciso considerar se há transporte público e como são as facilidades de deslocamento nas ruas que dão acesso à sua localização. Em alguns grandes centros, um apartamento de alto padrão tem preço a partir de R$ 16.000,00 o metro quadrado, o que já determina o grau de exigência das pessoas que escolhem esses bens.

Num apartamento de alto padrão, alguns itens são praticamente obrigatórios para que eles estejam enquadrados nesse modelo. Veja quais são alguns deles:

  • espaço gourmet;
  • SPA;
  • academia;
  • sauna;
  • piscina;
  • elevadores privativos;
  • quadras esportivas;
  • pista de corrida;
  • espaço para animais de estimação;
  • vagas extras na garagem;
  • serviços domésticos, como faxineiras, cuidadores de animais, entre outros.

O que você encontra nas casas de alto padrão?

As casas de alto padrão têm uma vantagem em relação ao apartamento que deve ser considerada na hora de fazer a sua escolha, dependendo do seu estilo de vida: a liberdade. Se elas estiverem localizadas dentro de um condomínio, há ainda mais benefícios para seus proprietários.

A privacidade e a segurança estão entre os itens prioritários nesse tipo de imóvel, aliados à qualidade de vida oferecida pelos condomínios de alto padrão. Engana-se, ainda, quem pensa que só conseguirá encontrar esse tipo de imóvel nos grandes centros. Há opções de condomínios no Litoral Norte de São Paulo, por exemplo, que oferecem os mesmos confortos aos seus proprietários.

Entre os benefícios de viver em um condomínio de alto padrão, estão, é claro, aspectos que tornam o dia a dia mais agradável, com uma rotina que promove momentos mais prazerosos com a família e os amigos. Veja quais são as principais qualidades das casas de alto padrão em um condomínio.

Segurança

Você tem crianças em casa? Que tal vê-las brincando com liberdade e promovendo aquelas aventuras que só a infância é capaz de proporcionar? Essa costuma ser uma das grandes vantagens entre apartamento de alto padrão x casas de alto padrão. A segurança que um condomínio fechado proporciona garante esses momentos aos pequenos e a tranquilidade aos pais, que sabem que eles estão aproveitando a liberdade em um ambiente vigiado, onde não haverá problemas.

Nas casas em condomínios de alto padrão, o local é privativo, só entram pessoas autorizadas e os indivíduos podem sentir-se protegidos, com a liberdade e a privacidade que sempre sonharam ter. O controle e a segurança costumam ser rígidos, com profissionais de confiança em suas guaritas.

Lazer e conforto

Os projetos de condomínios de alto padrão contemplam seus moradores com áreas de lazer e ambientes que agradam ao público mais exigente, oferecendo terrenos com espaço para quintal e projetos arquitetônicos que incluam espaços privativos de encontro com os amigos e a família.

Quadras esportivas, piscinas, áreas para quem gosta de frequentar academia, SPA, churrasqueira e outros itens que garantem a diversão para os moradores de todas as idades, costumam estar na lista dos diferenciais desse tipo de condomínio.

Ótima localização

As casas de alto padrão são sempre localizadas em bairros onde há mais tranquilidade, em locais privilegiados e cercadas por ruas com ótima infraestrutura. Além disso, são priorizadas áreas com vias que garantem mobilidade e acesso facilitado a comércio e serviços essenciais, como escolas, hospitais, entre outros.

Contato com a natureza

Seja na praia, seja nos grandes centros, um condomínio de casas de alto padrão costuma ser um ambiente cercado por áreas verdes que proporciona a todos um contato mais próximo com a natureza. Para garantir a qualidade de vida da sua família, não há nada mais adequado.

As áreas comuns arborizadas, a presença de plantas nativas e o colorido das flores, além de encantarem os adultos e proporcionarem um ar mais puro, darão às crianças a chance de um convívio maior com esse tipo de cenário, cada vez mais raro nas cidades.

Quais são os contras do apartamento e da casa de alto padrão?

Até agora, ficaram claras as vantagens de morar em uma casa ou em um apartamento de alto padrão. No entanto, para ajudar a tomar uma decisão importante como essa, saber também quais são as desvantagens pode ajudar na definição do que será melhor para a sua vida e para a vida da sua família.

Quais as desvantagens da escolha de um apartamento de alto padrão?

A falta de privacidade é, certamente, um dos itens que mais contam entre as desvantagens de se viver em um apartamento. Mesmo com o alto nível de construção do empreendimento escolhido, num prédio, não há muito como escapar do barulho da vizinhança. Muitas vezes, são os vizinhos que conversam em um tom mais alto, promovem festas com música ou apenas caminham com sapatos de salto — certamente, o sossego acaba sendo afetado.

As regras e direitos dos condôminos em um conjunto de apartamentos devem sempre ser conciliados entre todos os que vivem naquele ambiente, mesmo que você não concorde com todas as normas estabelecidas. Problemas com barulho e desgastes em reuniões de condomínio são algumas das desvantagens. Além disso, como as áreas de lazer são comuns, é preciso sempre antecedência para agendamento de eventos, por exemplo.

O espaço pode ser outro entrave para a escolha de um apartamento. Por maior que sejam os seus cômodos, é raro encontrar uma unidade que tenha o tamanho que uma casa pode proporcionar aos seus moradores. Alguns têm a metragem suficiente para abrigar todas as necessidades da sua família, mas as áreas externas, por exemplo, nunca serão superiores a um quintal, varanda e áreas de lazer de uma casa.

Os condomínios têm, cada vez mais, ambientes que são projetados para suprir a falta do espaço ao ar livre que uma casa confere aos seus moradores. Porém, lembre-se de que são áreas coletivas e nem sempre poderão ser usadas de acordo com a sua vontade.

E as desvantagens de morar em uma casa de alto padrão?

Diante de tudo o que mencionamos até agora, parece que morar em uma casa de alto padrão é a única escolha possível para alcançar a tão almejada qualidade de vida, não é mesmo? Sim, mas você deve saber que há, nessa opção, alguns inconvenientes, dependendo de como você gosta de viver.

Se você estiver dentro de um condomínio fechado, o item segurança não deve ser uma grande preocupação, já que há, provavelmente, guarita, câmeras e outros itens. Mas, do contrário, para que sua casa não fique vulnerável, você terá de cuidar das soluções que vão proteger sua família, como a contratação de empresas de segurança, instalação de alarmes, monitoramento, entre outras.

Em uma casa, você também não terá a facilidade de quem conta com um síndico para cuidar da manutenção do imóvel. Nesse modelo, contratar profissionais de limpeza e jardinagem, por exemplo, fica a seu cargo. Além disso, você terá de cuidar dos possíveis reparos periódicos na pintura da fachada, dos cômodos etc.

Afinal, qual o mais indicado entre apartamento de alto padrão x casa de alto padrão?

Se você chegou até aqui na leitura deste artigo, certamente, já tem subsídios para tomar a decisão sobre que modelo de moradia é mais adequado para investir, garantindo o seu conforto e o da sua família. O certo é que cada pessoa deve fazer uma análise dos prós e contras de morar em uma casa ou em um apartamento antes de escolher como vai investir na compra do imóvel.

Já deu para perceber, por exemplo, que as pessoas que têm crianças em casa provavelmente vão proporcionar a elas mais qualidade de vida se optarem por uma casa, com todas as vantagens de ter um quintal, espaços para correr, andar de bicicleta e garantir um contato mais próximo com a natureza.

No entanto, há condomínios de apartamentos que também oferecem essas vantagens em suas áreas de lazer coletivas, além de entregarem a possibilidade de socialização com os vizinhos. Quem busca conforto, liberdade, silêncio, privacidade e aconchego deve ficar mais propenso a adquirir uma casa. Se quiser aliar segurança a tudo isso, ainda pode buscar um condomínio fechado de alto padrão.

No apartamento, costuma ficar quem opta pela comodidade de não ter de lidar com muitos funcionários, manutenção dos ambientes externos, entre outras facilidades.

O fato é que tanto a casa quanto o apartamento de alto padrão são investimentos que garantem segurança e vantagens ao seu proprietário. Imóveis bem escolhidos estão sempre se valorizando.

Conquistando sua qualidade de vida

Você deve analisar bem quais são as reais necessidades e desejos da sua família antes de escolher entre apartamento de alto padrão x casa de alto padrão. O tamanho da área externa e dos cômodos é determinante para que você ganhe qualidade de vida, que vai muito além das tão aclamadas varandas gourmet oferecidas pelo mercado.

O contato com a natureza proporcionado por uma casa é incomparável. O fato de poder colocar os pés em um gramado, correr com liberdade e plantar uma árvore sem precisar sair de casa conta muito a favor desse tipo de imóvel.

Como uma imobiliária pode ajudá-lo na escolha?

Ao finalmente tomar a sua decisão, não tente procurar sozinho pelo imóvel ideal. As melhores construtoras e imobiliárias contam com uma equipe especializada no assunto para atender aos seus anseios, garantindo mais segurança nas suas transações.

Com o apoio de um bom corretor, você poderá fazer as visitas diretamente aos imóveis que se encaixam no perfil que está procurando, sem perder tempo com casas ou apartamentos que não têm a ver com o investimento que pretende fazer. Ele fará o mapeamento da área de preferência, considerando localização e todos os atributos importantes para você.

Vale lembrar que quanto mais imóveis forem visitados, melhores são as chances de fechar um bom negócio. Pode-se assim, fazer avaliações mais aprofundadas e que vão satisfazer as suas expectativas nessa aquisição tão importante.

Além disso, ter uma imobiliária de confiança ajudará no processo burocrático, envolvendo contrato, documentação do imóvel, do proprietário e do comprador, entre outros fatores. Você não vai precisar se preocupar com a regularização do imóvel, possíveis dívidas ou impedimentos para a venda.

Um profissional qualificado e registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), certamente, fará com que você ganhe tempo, buscando por negócios mais interessantes com eficácia.

E agora, chegou a uma conclusão?

Você viu, neste post, as principais diferenças entre um imóvel de luxo e os demais e conseguiu fazer uma boa comparação entre apartamento e casa de alto padrão, certo? E agora? Chegou a uma conclusão sobre qual é a opção mais adequada para você e sua família?

Sabemos que os apartamentos de alto padrão costumam estar em bairros mais bem localizados. Por outro lado, as casas, mesmo não estando próximas a regiões onde há estrutura completa de comércio e serviços, possibilitam que você tenha mais espaço e liberdade, com ambientes mais amplos e adequados, principalmente se há crianças.

Quem tem crianças e quer mais lazer e conforto com privacidade e segurança, certamente, será mais feliz em uma casa, especialmente se ela estiver em um condomínio fechado, também de alto padrão. A qualidade de vida, nesse caso, é fator primordial para sua escolha.

O ideal é que você reflita sobre quais são os seus desejos e encontre um imóvel que combine com seu estilo, encaixe-se no seu perfil e atenda a todas as expectativas para fazer você e a sua família mais felizes.

É importante, também como vimos, que você encontre uma imobiliária de confiança para ajudar na tarefa de buscar os imóveis mais adequados, na localização que você deseja. Agora que você já sabe quais os diferenciais entre os modelos de imóvel que procura, entre em contato com um corretor de imóveis que possa ajudá-lo a analisar as melhores opções entre apartamento de alto padrão x casa de alto padrão.

Nós elaboramos um guia completo para as pessoas que desejam fazer esse tipo de investimento no Litoral Norte de São Paulo. Baixe o nosso e-book agora mesmo e confira as informações que separamos para você!

Share This