fbpx

As cores são capazes de influenciar o nosso humor e transmitir sensações de tranquilidade, sossego e até raiva, por isso é preciso escolher com atenção a cor certa para cada cômodo da sua casa. Conheça as cores ideias para cada ambiente e melhore o bem-estar da sua família.

Bons sonhos

Cores fortes e vibrantes, como vermelho e laranja, não são indicadas para os quartos porque podem causar agitação e atrapalhar o sono. Para esse cômodo de descanso e relaxamento, prefira cores frias, como azul e lilás, que nos acalmam, ou cores neutras como verde e branco.

quarto na cor verde

Sem choro

Continuando no quarto, mas agora no cômodo infantil, opte por cores no tom pastel: bege, rosa, verde e amarelo, em contraste com objetos e detalhes de cores fortes. Uma ótima dica é pintar o teto de azul claro para induzir a criança em um sono tranquilo.

Valorize o ambiente

A sala é um ambiente neutro e a escolha da cor deve ser pensada em valorizá-lo, ou seja, se ele for pequeno o ideal são cores claras para dar a sensação de ampliar o espaço, caso ele seja espaçoso vale apostar em cores mais fortes e vivas, como o vermelho e o amarelo.

Momento de concentração

O escritório requer concentração ou criatividade, ou os dois ao mesmo tempo, por isso é preciso escolher bem as cores desse ambiente para não conflitar as suas necessidades. O amarelo vivo é uma ótima escolha por estimular o sistema nervoso e, assim, aumentar a atenção e ampliar a criatividade. Se você preferir cores mais escuras, o azul marinho traz a sensação de seriedade e intensifica a concentração.

Azul marinho

Tudo limpinho

Banheiros e cozinhas são ambientes que devem estar sempre limpos, é por isso que as cores claras, principalmente o branco, predominam. Mas isso não quer dizer que eles têm que ser totalmente brancos! Escolha objetos e móveis com cores fortes, como laranja e verde, para dar vida ao local.

Lado de fora

A parte externa da sua casa também precisa de atenção. Se o seu espaço é reservado para relaxar do estresse do dia a dia, as cores palha, cinza claro, verde claro e salmão são menos cansativas e não espantam a sensação de cansaço. Caso o seu ambiente seja para diversão e para reunir a família e amigos, escolha entre o vermelho, turquesa, verde musgo, amarelo e laranja para deixar o local mais alegre e cheio de vida.

Texto: Eduarda Toledo – Agência MayPress
Fontes: Uol, Casa Adorada e IG

Share This