fbpx

Você pode até tentar fazer de outro jeito, mas, se quiser mesmo relaxar nas férias, precisa viajar. Precisa sair do ambiente comumente habitado e/ou frequentado e curtir novos ares; fazer as malas e dedicar um tempo para curtir a família, os filhos e os amigos.

Afinal, quantas vezes trabalhamos horas além do razoável? Quantas vezes desmarcamos compromissos pessoais para atender uma agenda de trabalho? Pois então, não se sinta culpado por tirar um tempo para sua felicidade.

Até porque, é exatamente esse período que garante que você recupere a energia e renove os ânimos para o dia a dia no trabalho. Afinal, conciliar vida pessoal e profissional é fundamental. Então confira nossas dicas para relaxar nas férias e vá ser feliz!

1. Organize-se

Quando dizemos que é necessário desapegar do trabalho para relaxar nas férias, não estamos incentivando ninguém a agir de forma irresponsável. Então, para relaxar nas suas férias, de verdade, deixe o trabalho organizado:

  • delegue funções específicas a seus colaboradores;
  • indique uma pessoa responsável por fazer contato com você, caso seja realmente necessário;
  • determine o melhor horário para isso;
  • e claro, defina o que é urgência ou não.

Se tiver pendências pessoais a resolver, faça isso na primeira semana. Assim, terá todo o tempo restante para curtir, livre dessas preocupações.

2. Escolha o destino certo

Para que uma viagem seja mesmo incrível, o destino certo é fundamental. A escolha dele depende de vários fatores, como o seu perfil e de seus acompanhantes. Ou seja, defina o destino tendo em vista se é uma viagem familiar, para casal ou com amigos. Considere as opções caso você tenha filhos, se o passeio contar com idosos ou pessoas com necessidades específicas.

Isso é fundamental para evitar surpresas desagradáveis como falta de estrutura ou ausência de atrativos interessantes. Por isso, considere o tempo gasto com a pesquisa e a escolha do destino como um investimento essencial para garantir uma viagem relaxante e agradável.

3. Desapague da tecnologia

Antes de pegar a estrada, programe uma mensagem de ausência em sua caixa de e-mail bem como indique o responsável por substitui-lo. Durante o período de descanso, se dê o direito de não checar as mensagens e esqueça, abandone o terrível hábito de estar preso ao celular.

Aproveite os passeios, as caminhadas, as refeições, sem essa companhia opressora, deixe o aparelho no hotel ou apartamento. Estabeleça um horário para verificar as mensagens e responda apenas o que for essencial.

4. Esqueça os horários

Deixe o tempo correr livre, faça o que sentir vontade, nada de horários, nada de atrasos. Caminhe até cansar; coma quando sentir fome; durma até acordar sem ser despertado; ouça o disco até o final; passe a noite lendo. Usufrua do tempo! Não seja escravo dele.

5. Leia um livro

Leia um livro inteiro, mas não faça uma leitura técnica. Leia um romance, um conto, uma poesia. Leia para as crianças, em frente ao mar, ou na varanda, na rede. Leia com a companhia de um bom vinho ou de um chocolate quente.

6. Pratique yoga e meditação

Nunca experimentou? Pois saiba que praticar yoga e meditação pode ser transformador. Ajuda a controlar a ansiedade e o estresse cotidiano, além de favorecerem o autoconhecimento. Mas, se não for a sua praia, não tem problema. Só não deixe de experimentar uma atividade nova, como dança, música, surf, escalada etc. Utilize o tempo para relaxar nas férias, mas também para se desafiar.

Uma última dica: esse tempo é para você. Cuide de si mesmo e dos que ama. Aproveite para ver os amigos distantes e matar as saudades. Lembre-se de que relaxar nas férias é fundamental para seguir realizando bem o seu trabalho no período laboral.

E para ajudar outros amigos a relaxar nas férias, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais. Assim, não vai faltar companhia para sua próxima viagem!

Share This