fbpx

Na hora de criar um anúncio interessante para vender ou alugar um imóvel, é fundamental ter boas fotos para apresentar. Afinal, são elas que ajudam a atrair interessados para visitar o local e fechar negócio.

É comum ver propriedades que passam meses anunciados sem sucesso, pois apresentam fotos ruins. Para que esse não seja seu caso, continue a leitura e veja como fotografar imóveis!

1. Prepare o cenário

Nada mais desagradável que deixar objetos pessoais, bagunça e sujeira à mostra. Por isso, na hora de fotografar o local, guarde tudo que não precisa aparecer na imagem. Principalmente ao tirar fotos de banheiros e cozinhas, é muito importante que tudo esteja limpo. Caso contrário, elas não serão atraentes para o comprador.

2. Aproveite a luz

Sempre tire fotos durante o dia, para aproveitar tanto a iluminação natural quanto a artificial. Use-as a seu favor: fique de costas para as fontes de luz na hora de capturá-las. Ao fotografar paredes com janela, no entanto, feche-as e use só a luz artificial. Isso evita imagens ruins com um ponto forte de claridade, em que não é possível enxergar nada direito.

3. Fotografe em diferentes ângulos

O ideal é tirar várias fotos, mas selecionar só as melhores. Ou seja, aquelas não ficaram tremidas nem escuras e que mostram bem o ambiente retratado da casa. Não é preciso colocar dezenas de fotos no anúncio, mas é essencial mostrar bem as áreas principais do imóvel e incluir uma ou outra foto do exterior, do quintal e da garagem.

Tirar várias fotos em diferentes ângulos é importante para melhorar a qualidade do anúncio. Assim, fica mais fácil fazer uma seleção para escolher quais serão usadas.

4. Use um programa de edição

Jamais use a edição para mascarar defeitos do imóvel: além de ser uma péssima prática, é fácil notar a alteração. Pode-se usar um editor de imagem, no entanto, para cortar e rotacionar as fotos, melhorar ângulos e deixar as cores mais próximas da realidade.

Se for editar no computador, um programa gratuito e simples de usar é o Photoscape. Para quem faz isso no celular, o VSCO Cam é uma boa opção, por ser um aplicativo intuitivo e sem custo.

5. Tire fotos diferenciadas

Antes de fazer o anúncio, olhe alguns exemplos para observar quais são as fotos mais bonitas e quais as menos atraentes. Dessa forma, é mais fácil ter uma ideia do que fazer e também do que não fazer. Procure, no entanto, tirar a maioria das fotos em um ângulo natural. O ideal é que contemple a altura dos olhos.

6. Conheça o equipamento

Não é necessário ter uma câmera profissional para tirar boas fotos. Por outro lado, é fundamental ter domínio do uso do equipamento e saber usar bem suas configurações. Sempre tire as fotos na melhor resolução possível e procure usar os ajustes manuais para clareá-las, escurecê-las, melhorar seu contraste e assim por diante.

Agora que você já sabe como fotografar imóveis de forma a despertar o interesse dos compradores, que tal seguir nossos perfis nas redes sociais? Encontre a gente no Instagram, no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Google+.

Share This