O verão é a melhor época do ano para sair de casa e curtir atividades alternativas. Os dias são mais longos, a natureza fica mais bonita e as pessoas muito mais dispostas. E o calor vira desculpa para tudo, seja para aquela cervejinha gelada após o trabalho, seja para tomar um sorvete com as crianças.

E para quem busca programas diferentes para fazer com a família, essa é a melhor época para aproveitar. Está precisando de ideias de programas de verão? Confira as sugestões que preparamos!

1. Fazer piqueniques

Quando foi a última vez que você fez um piquenique? É uma atividade simples, mas que agrada todos os membros da família. E a integração já começa nos preparativos dos lanches, envolvendo as crianças e os adultos.

Além dos lanches, leve uma bola, ou prepare algum jogo para a diversão ficar completa. E se você tiver um pet, por que não levá-lo junto? Aproveite esse momento para reunir toda a família. E se for realmente levar o bichinho, lembre-se de achar um parque pet-friedly.

2. Conhecer cidades históricas

Nosso país é grande e rico em história. Reunir a família para conhecer cidades históricas é uma forma de prestigiar nosso passado, e cultivar esse interesse em nossos filhos. Há muitas cidades que abrigam construções de época para se visitar no estado de São Paulo.

Um exemplo é o município de São Luiz do Paraitinga, com construções datadas do século XVIII. A cidade de Santos também conta com prédios como a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, construída em 1772, com arquitetura em estilo rococó. A própria capital paulista tem vários pontos históricos, como o Patteo do Collegio, que marcou a fundação da cidade de São Paulo, e o belíssimo Theatro Municipal, inaugurado em 1911.

3. Passar um dia em parque de diversão

Se você busca mais adrenalina, o parque de diversão é uma boa alternativa de programa com a família. O ideal é escolher um que seja grande, com atrações para todas as idades. Geralmente, os grandes parques de diversão contam com passaporte para um, ou dois dias, indicado para quem quer aproveitar todos os brinquedos.

Para melhor comodidade, analise se a opção tem boa estrutura — banheiros espalhados, bebedouros e restaurantes. Também procure saber se há algum sistema que controle o limite de pessoas por dia. Isso evita as filas longas pelo excesso de gente.

4. Frequentar museus

Os museus são alternativas de programas culturais para se fazer com a família. Mas quem tem filhos pequenos pode achar complicado entretê-los em um lugar onde não se pode tocar em nada. Por isso, já existem museus lúdicos voltados para crianças.

O Museu da Imaginação, localizado em São Paulo, foi projeto pensado nelas. Há releitura de obras de artistas famosos que podem ser tocadas, e espaços voltados para estimular os sentidos — principalmente o tato. Outra opção é o Museu Catavento Cultural, também em São Paulo. O museu conta com exposições interativas com temas como “Fundo do Mar” e “Homem na Lua”, em que é possível aprender enquanto brinca.

5. Ir à praia

A praia é uma das opções mais democráticas, difícil encontrar quem não goste. Os adultos conversam enquanto aproveitam petiscos à beira mar, as crianças se divertem na areia, pais e filhos brincam no mar. Fora a possibilidade de aproveitar as belezas do nosso litoral.

Há quem faça viagens de ida e volta em um só dia para curtir a praia, mas nada melhor do que ter uma casa ou apartamento à disposição da família para relaxar de verdade. Assim é possível divertir-se o dia no mar, e aproveitar a noite na cidade com a família.

E então, qual dos programas de verão aqui listados você vai colocar em prática? Aproveite a melhor época do ano! Gostou das dicas? Quer ter acesso a mais artigos como este? Então nos siga no Facebook, YouTube, Google+, LinkedIn e Instagram!

Share This