fbpx

A região norte de São Paulo guarda belezas e diversas opções de diversão para curtir férias no litoral. Devido à sua posição geográfica — entre o oceano Atlântico e a Serra do Mar — ela oferece opções para todos os gostos e em todas as estações do ano.

Caraguatatuba está entre as cidades mais badaladas do litoral norte paulista. Situada entre Ubatuba e São Sebastião, ela conta com mais de 40 quilômetros de praia.

Quer conhecer melhor os encantos dessa região incrível? Então, continue a leitura! Vamos apresentar 4 opções de programas para curtir as férias no litoral paulista!

1. Passeios de barco

Caraguatatuba oferece passeios de barco, escuna e lanchas para quem quer relaxar e contemplar as belezas da região.

As embarcações saem de várias praias: Mococa, Martim de Sá e Cocanha e tem como destino a Ilha da Cocanha ou Ilha do Tamanduá.

Suas águas cristalinas tornaram o lugar uma parada obrigatória para visitantes que querem praticar mergulho livre e pesca esportiva.

Se você tiver sorte, poderá avistar golfinhos e baleias que frequentam as proximidades da Ilha do Tamanduá e Praia da Massaguaçu.

Além disso, existem passeios de barco para quem deseja conhecer o cultivo dos mexilhões, famosos mariscos locais — cuja produção chega a oito mil toneladas por ano.

Guia Completo sobre o Litoral Norte Paulista

Preparamos este guia com todos os motivos para você colocar o Litoral Norte Paulista em sua primeira opção de destino para os meses de calor (e para os outros também).

2. Caminhadas em trilhas

Existem diversas opções de trilhas para caminhadas e observação da vegetação da Mata Atlântica e espécies locais. Conheça as principais.

Morro de Santo Antônio

Essa trilha é feita no Morro de Santo Antônio, que chega a 325 metros acima do nível do mar. Seu topo proporciona uma vista panorâmica do mar de Caraguatatuba e São Sebastião.

Além disso, há uma plataforma, onde é possível saltar de asa delta e parapente.

Ilha da Cocanha

Para chegar até essa ilha é necessário pegar uma embarcação na praia da Cocanha. Além da caminhada nesse lugar incrível, os viajantes podem relaxar e curtir o mar com suas águas claras.

Parque Estadual da Serra do Mar

O Parque Estadual tem cerca de 315 mil hectares e é muito procurado para a observação das espécies e das vegetações típicas da Mata Atlântica.

A reserva oferece duas trilhas que devem ser agendadas anteriormente. A trilha Jequitibá dura apenas 30 minutos e é recomendada para iniciantes. Já a trilha da Poção pode chegar a três horas de duração.

3. Cachoeiras

A melhor opção para o verão é se refrescar nas cachoeiras e rios de Caraguatatuba. Existem diversas opções.

Cachoeira da Pedra Redonda

O acesso é feito por meio de uma trilha no Parque Estadual da Serra do Mar. O acesso é controlado é há duas saídas todos os dias. O passeio vale a pena, já que esse parque oferece ricas belezas naturais e ótima infraestrutura, como banheiros e locais para alimentação.

Cachoeira do Rio Claro

O acesso é simples e fácil para quem vai de carro. Situada no bairro Porto Novo, ao sul de Caraguatatuba, a Cachoeira do Rio Claro possui águas cristalinas com quedas e corredeiras que tornam a atração ainda mais bonita.

Cachoeira do Mancha

Essa é uma das mais famosas. O seu acesso é fácil pela estrada asfaltada do Canta Galo, próxima ao centro da cidade.

4. Aulas de surf

Caraguatuba não oferece apenas praias com águas calmas. O seu litoral também guarda águas agitadas, que garantem, assim, a prática de esportes mais radicais, como o surf.

As mais indicadas são as praias de Martim de Sá, Brava e Massaguaçu, já que têm as melhores formações de ondas. Para quem nunca pegou em uma prancha de surf, mas tem vontade de praticar o esporte, existem escolas que oferecem aulas para os mais inexperientes. Vale a pena experimentar!

Quem quer curtir as férias no litoral paulista e conhecer melhor as atrações desse local em qualquer época do ano, pode optar por curtir a orla, passeios de barco e se aventurar em esportes como surf. Além disso, outros programas, como as trilhas, também são muito procurados por quem busca sossego e contato com a natureza.

Quer conhecer o litoral paulista, mas não sabe onde ficar hospedado? Não quer gastar dinheiro com hotéis? Confira 5 dicas para conquistar sua casa no litoral!

Share This