fbpx

É impossível pensar no verão e não associar automaticamente essa estação do ano à praia. Não é à toa que o litoral é o principal destino das famílias durante o verão. Afinal, vamos concordar que não há nada melhor do que passar esses dias quentes desfrutando do mar, não é mesmo? A praia possibilita inúmeras atividades e prazeres, como a presença da natureza e a prática de esportes.

Além de tomar banho de mar e pegar sol, existem outras atividades que podem ser feitas na praia. Como a viagem em família para o litoral é um momento de diversão e união, praticar alguns esportes para deixar o clima ainda mais descontraído é uma boa pedida. Essa é uma forma ainda mais gostosa de manter uma rotina saudável, divertida e cheia de qualidade de vida, mesmo durante as férias do litoral.

Quer conhecer as 5 melhores opções de esportes para serem praticadas na praia? Então continue lendo e escolha a sua preferida!

1. Slackline

Você já deve ter visto alguém em algum lugar praticando esse esporte, mas, talvez, não soubesse o nome. O slackline surgiu nos Estados Unidos, mas tem se popularizado muito rápido no Brasil nos últimos anos. O esporte consiste em fazer movimentos e manobras sobre uma fita de náilon esticada, que fica a certa distância do chão, dependendo da sua habilidade.

A praia é um lugar propício para a prática desse esporte, tendo em vista que a areia fofa é um ótimo amortecedor para as quedas que podem ocorrer, principalmente se você é um iniciante.

Os exercícios feitos vão desde andar sobre a corda e agachar até realizar manobras mais complicadas como sentar, equilibrar-se em um pé só e pular. O slackline trabalha muito o equilíbrio e a força física, quase todos os músculos do corpo são forçados durante a prática desse esporte.

2. Vôlei de praia

Esse esporte é um clássico das praias, mas que muita gente tem se esquecido. O lado bom do vôlei de praia é que você não precisa de uma variedade de equipamentos requintados, basta fazer uma marcação no chão indicando onde ficaria a rede e uma bola.

Se a sua intenção é fazer um exercício intenso e queimar bastante calorias, então o vôlei de praia é a solução. Quanto menos participantes houver no jogo, mais intenso ele fica e mais esforço cada um dos jogadores terá de fazer. Mas o vôlei também é uma ótima forma de divertir a molecada sem haver tanta competição: proporcione um jogo menos sério e mais voltado a toques suaves para que seus filhos também possam participar.

Caso você prefira, ainda é possível fazer um círculo entre os participantes para que cada um toque a bola ao jogador que quiser. O que vale, aqui, é não ter regras e praticar a atividade pela simples diversão com pé na areia.

3. Frescobol

Mais do que uma competição, o frescobol trata-se de um esporte colaborativo, afinal, a graça não é ficar tirando a bolinha do adversário, mas mantê-la bastante tempo sem tocar o chão durante os golpes de ataque e defesa.

O frescobol também não exige o uso de equipamentos caros ou difíceis de serem encontrados, basta comprar um par de raquetes e uma bolinha. Durante a partida os dois participantes devem permanecer a uma boa distância um do outro.

É importante que você e sua família procurem realizar a atividade em horários em que o sol aparece de forma mais tímida. Horários próximos ao meio dia podem causar queimaduras, insolações, desidratações e até câncer de pele. Ah! E não se esqueça de levar uma bolinha reserva. É bastante comum que elas rolem rumo ao mar.

4. Surfe

O surfe é um dos esportes de praia preferidos e um dos mais emocionantes. Mas vale a pena lembrar que para praticá-lo é preciso escolher praias com ondas mais altas, caso contrário fica difícil se divertir.

Para quem é mais experiente, vale a pena ir um pouco mais fundo no mar e arriscar pegar ondas grandes, mas se você quer apenas se divertir e brincar com a sua família, então o ideal é não colocar a vida de ninguém em risco. Tudo o que envolve o mar deve ser feito com muito cuidado, principalmente quando há crianças por perto.

Algumas cidades litorâneas contam com instrutores que auxiliam os aspirantes a surfistas a darem as primeiras braçadas. Procure ver como acontece esse trabalho e arrisque-se um pouquinho, nem que seja no raso. Vai ser bem divertido.

5. SUP (Stand up Paddle)

Sua família é ligada em esportes com mais adrenalina? Então uma dica é vocês experimentarem o Stand up Paddle. A dinâmica da atividade é ficar em pé sobre uma prancha e se movimentar pela água com um remo.

Além de ser uma delícia, principalmente se feita em águas calmas, o SUP pode ser realizado por mais de uma pessoa. É uma boa ideia para você praticar com um filho pequeno e ainda registrar o momento com fotos incríveis. Aproveite para testar seu equilíbrio, mas fique tranquilo: é obrigatório o uso de coletes salva-vidas.

As praias mais movimentadas do Brasil oferecem instrutores para auxiliar na prática. Eles ajudam os praticantes a trabalharem os braços corretamente e a manterem a postura durante o passeio.

6. Yoga

Prefere algo mais zen e que trabalhe corpo e mente? Então aproveite o cenário para praticar Yoga com a sua família. É um dos esportes na praia mais praticados, já que não exige equipamentos.

Não é necessário ser muito flexível, basta seguir alguns movimentos. Se houver um grupo praticando Yoga, melhor ainda. O importante, aqui, é prestar atenção na respiração e contemplar o momento.

Alguns movimentos do esporte podem ser feitos em dupla, o que contribui para uma atividade prazerosa em família. Gostou da ideia? Estique uma canga e comece assim que chegar à praia. O horário do pôr-do-sol é um dos mais bacanas para começar.

Se gostar da ideia, faça da prática um hábito e veja seu corpo mudar, tanto em relação à musculatura, quanto com relação à flexibilidade. A Yoga faz milagres e pode aproximar você e sua família.

As praias das melhores capitais brasileiras já abrigam grupos que se encontram exclusivamente para a prática de Yoga na praia. Informe-se na sua cidade e comece a ver as melhorias que essa atividade calma e intimista pode fazer pelo seu corpo.

Praticar esportes na praia é uma forma de aliviar o estresse do dia a dia e deixar a rotina praiana mais animada, afinal, ficar dias só sentado sob o sol olhando o mar pode ser muito mais divertido. Aproveitem para conversar, relaxar e curtir mais ainda o momento em família.

Achou as dicas interessantes? Qual dos esportes citados acima é o seu favorito? Deixe as suas opiniões, sugestões e experiências nos comentários! Vamos adorar saber o que você mais gosta de fazer nas suas viagens ao litoral.

Share This