fbpx

Quem nunca imaginou morar em uma casa rodeada pelas árvores, plantas e flores? Esse é o sonho de algumas pessoas que moram nas grandes cidades, mas que não sabem como se aproximar da natureza. Nessas horas é importante lançar mão de algumas dicas de decoração, que conseguem compor o ambiente com plantas, como se você tivesse feito um projeto de paisagismo.

Se você é adepto do DIY (Do it yourself), adora colocar a mão na massa e quer ter uma casa linda e cheia de plantas, esse post foi feito especialmente para você. Vamos mostrar dicas incríveis usadas pelos maiores profissionais do paisagismo para que você transforme seu imóvel hoje mesmo.

Não acredita? Confira o post e veja como isso é possível.

1. Defina o local que será alterado

Antes de tudo, é importante que você decida qual será o local a ser decorado pelo seu projeto de paisagismo. Se houver mais do que uma área, faça uma por vez para planejar devagar e não atropelar as etapas.

Analise o espaço disponível para a sua intervenção e faça uma lista dos itens que deseja adquirir para compor o ambiente. Fazer isso é importante para que você tenha uma ideia do que será gasto e se os objetos ficarão harmoniosos no local. Vale até desenhar uma planta como esboço em uma folha de caderno.

2. Escolha as plantas certas para as áreas da casa

Se você é um amante dos vasos, mas não sabe por onde começar a fazer deles parte da decoração, a dica é ir até uma loja de jardinagem e floricultura. Procure por um profissional no assunto e pergunte quais as espécies de planta indicadas para a área que você deseja transformar.

Existem plantas que vivem muito bem na sombra e que não exigem muita manutenção. Essas são ótimas para ficarem na sala, na cozinha e até no banheiro. Outras não vivem sem luz solar direta e precisam ser regadas frequentemente. Entender os tipos ideais é essencial para o sucesso do seu projeto de paisagismo caseiro.

3. Utilize acessórios para compor a decoração

Nem só de plantas é feito o paisagismo. Para deixar tudo ainda mais bonito utilize acessórios que enriqueçam e sofistiquem as áreas escolhidas por você. Uma dica é colocar floreiras nas paredes. Elas podem ser feitas de madeira ou até de palete.

Use também mobiliário próprio para jardins e que combinem com o local que está sendo decorado. Podem ser balanças, bancos de bambu, espreguiçadeiras e outros. Se gostar da ideia, coloque casinhas para pássaros e pedras de rio para enfeitar os vasos e o chão.

4. Tenha uma horta vertical

As hortas verticais estão super na moda e, hoje, é possível tê-las até em apartamentos. Além de elas serem úteis para a hora de cozinhar e perfumar o ambiente, as hortas ainda deixam o ambiente mais verde, ajudam a arejar os cômodos e dão um visual urban jungle a qualquer decoração.

Use e abuse das estantes e suportes para colocar seus vasos preferidos. Não abra mão de manjericão, orégano, coentro, hortelã e camomila. Ainda que você não use algum dos exemplares no dia a dia, eles podem fazer toda a diferença na sua casa.

O bom de fazer essas alterações na casa é que, além de ela ficar linda e com mais vida, as plantas e acessórios trazem mais conforto e aconchego. Outra vantagem é que há uma valorização do imóvel, ideal para quem quer acumular patrimônio ou vender a propriedade.

Viu como um projeto de paisagismo pode fazer toda a diferença na sua casa? Quer saber mais sobre a valorização do mercado imobiliário? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo!

Share This